Jornalista e compositora Luana Assiz lança clipe “Espelho de Oxum”


 

Foto: Domi Meirelles

 

Uma exaltação à ancestralidade negra no dia 20 de novembro – é o intuito do clipe “Espelho de Oxum“, da jornalista e compositora, Luana Assiz. O clipe será lançado neste sábado – Dia da Consciência Negra. A letra reverencia a yabá associada às águas doces, conhecida pela vaidade, beleza e riqueza, mas também revela uma Oxum empoderada, guerreira, dona dos caminhos da diplomacia e de uma maternidade real: que cuida, protege e prepara os filhos para o mundo.

A inspiração para a música surgiu em fevereiro deste ano, na semana do aniversário da autora, a partir de leituras sobre a cultura afro-brasileira.

“Essa música é a expressão de uma busca pela minha ancestralidade e ao mesmo tempo o efeito dos impactos da arte que consumo. Lendo “Um Defeito de Cor”, de Ana Maria Gonçalves, me deparei com as batalhas que Kehinde atravessa desde que é arrancada do reino de Daomé, em África, até a sua chegada no Brasil, para ser escravizada. E nesse período, tem um momento em que ela é salva por Oxum, falando de forma bem ampla para evitar spoiler (até porque esse é um livro que todo brasileiro deveria ler). Aquela cena foi muito marcante e ecoou em mim de tal forma que fui buscar mais informações sobre essa yabá e me conectei com ela de um jeito que desaguou nessa música. Então essa composição tem um afeto especial pra mim e eu espero que possa alcançar quem escutar de um jeito bonito também”, diz Luana.

 

De 2010 a 2015, Luana Assiz foi violonista e backing vocal do grupo de samba Sasminina, que se apresentou em bares e eventos de Salvador e região metropolitana e em 2014 lançou um EP com três músicas autorais, uma delas, “Conversa de Amiga”, composta por Luana Assiz, Laurisabel Assil e Lule Britto. Em 2016, ano de sua transição capilar, descobriu no bojo de suas raízes ancestrais a própria voz e lançou o single “Encrespei”, composta durante o processo de naturalização dos cabelos.

Faça o pré-save aqui. 

 

VEJA “ENCRESPEI”: