Jovens baianas são selecionadas para intercâmbio no Chile com apoio da UNIDAS


 

Beatriz Almeida e Joyce Melo

 

O UNIDAS: Mulheres nas Indústrias Criativas é um programa de aceleração e treinamento com duração de quatro meses (outubro/2021 a fevereiro/2022). Coordenado por duas unidades do Goethe-Institut, em Salvador-Bahia e no Chile, a UNIDAS este ano tem como eixo central as indústrias criativas e selecionou quatro projetos, dois no Brasil (ambos na Bahia) e dois no Chile. Os projetos aprovados serão acompanhados por mentoras e receberão verba de produção. As autoras participarão de oficinas voltadas a plano de negócio, estratégias de marketing, pitching e formação de redes em diferentes áreas das indústrias criativas.

 

Em janeiro, as quatro responsáveis pelos projetos seguem para intercâmbio no Chile, onde participarão de eventos públicos e bate-papos sobre os projetos. Entre as baianas, o primeiro foi na categoria games, com o jogo Elas, da gestora e programadora Flávia Figueredo e a designer Beatriz Ramos, do Rebunny Studio, startup que tem a missão de popularizar a produção de jogos digitais e softwares. A proposta delas é de elaborar um game capaz de abordar temas como casamento homoafetivo e combate ao preconceito.

“Nossa expectativa é fazer o jogo chegar ao maior número de pessoas e impactar a sociedade com a promoção do amor, mostrando que não importa a cor ou o gênero, pois o amor deve sempre prevalecer”, diz Flávia Figueredo.

O segundo projeto aprovado foi o “Som Por Elas”, proposto pela gerente de projetos Beatriz Almeida e a empreendedora Joyce Melo. Ambas são jornalistas e fazem parte do “Pagode por Elas”, a primeira plataforma de conexão, informação e entretenimento voltado às mulheres do pagode baiano.

Beatriz e Joyce organizarão uma comunidade formativa, imersiva e interativa com duração de dois meses, voltada às mulheres do mercado da música independente baiana. As ações serão realizadas por meio de plataformas digitais com conteúdos como direitos autorais e gestão de empresa na música.

“Desejamos impactar positivamente na inserção e profissionalização de mulheres na cena musical ainda tão machista e dominada por homens desde o backstage até os palcos”, assinalou Joyce Melo.

Nesta sexta-feira, 15, às 19h, elas participam do evento de abertura da UNIDAS: Mulheres nas Indústrias Criativas. A programação inclui o bate-papo “O potencial das mulheres nas indústrias criativas na América Latina” e poderá ser acompanhada pela internet por quem se inscrever no site www.goethe.de/unidas2021. Haverá tradução simultânea em português, espanhol e inglês.

 

SERVIÇO

O quê: bate-papo virtual “O potencial das mulheres nas indústrias criativas”

Quando: sexta-feira, 15 de outubro, às 19 horas

Onde: Plataforma Zoom. Para participar, será exigido cadastro prévio no site www.goethe.de/unidas2021

Gratuito