NOVO HORÁRIO – Jovens realizam pré-Enem gratuito no Candyal Guetto Square dia 22


aulaoFoi de última hora, mas tudo no tempo certo. Assim foi a idéia dos jovens Pedro Batalha, Hisan Silva, Ágatha Carvalho e Thiago Marinho, que resolveram agir diante de uma realidade muito conhecida: o restrito acesso de negros e negras à Universidade. Será realizado, no Candyall Guetto Square, um Aulão Pré-Enem no dia 22 de outubro, das 8h às 14h, destinado a jovens estudantes que estão se preparando para o exame, que acontece nos dias 5 e 6 de novembro.

O Aulão é colaborativo e, após postagens no Facebook, os jovens já conseguiram o apoio de professores nas disciplinas de Redação, Português e Matemática. “O racismo que atinge a população negra se ramifica em diversos setores, é uma estrutura que não só lhe tira a vida, como também a priva do acesso aos estudos, acesso aos espaços, à informação, saúde. Então, a ideia desse aulão, feito por jovens negros e com o apoio de professores negros, é pra – desde sua raiz – criar uma noção de representatividade no sucesso acadêmico”, diz Pedro Batalha.

A solidariedade está enraizada na concepção do projeto, que pretende ser uma oportunidade de mostrar a outros jovens negros e negras que eles não estão sozinhos no caminho à Universidade. “Foi a forma que encontramos, de maneira rápida e urgente, oferecer o último apoio aos meninos e meninas de periferia que irão prestar vestibular. Para eles saberem que não estão sozinhos. Queremos desenvolver uma semente de pertencimento no espaço da academia. Para que eles percebam que é possível sim estar na Universidade e que esse espaço é feito para eles”, diz. Inscrições podem ser feitas online. 

Para quem quer ajudar, está sendo disponibilizada uma conta bancária para depósitos em qualquer valor.

Banco Caixa Econômica

Agência: 1236

Operação: 013

Conta: 00120030-3 (Poupança)

Nome: Hisan Silva dos Santos

Mais informações:  (71) 99190-4737 (zap)