Ciclo de debates na Casa do Benin aborda mulher negra e espaços de poder


Smiling businesswoman standing in office

Nos dias 16, 23 e 30 de setembro, a Cepafro convoca mulheres negras de Salvador a participar do “Ciclo de Palestras: A mulher negra e os espaços de poder”, um debate que acontecerá em três encontros para abordar diversos pontos que tocam a vida destas mulheres. O Ciclo acontecerá no Museu Casa do Benin, localizado no Pelourinho.

O primeiro dos Encontros será sobre o “Empoderamento”. Neste debate, no dia 16/9, a ideia é falar do conceito de “Empoderar”, o que é estar nos espaços de poder e lutar por empoderamento. Também será um espaço de reflexão sobre poder dentro dos espaços negros de militância. No dia 23, será a vez do debate girar em torno das militâncias e resistências.

Neste dia, a reflexão será sobre o tema “Militância e resistência: chinelo, salto e coturnos… as mulheres negras à frente dos movimentos sociais e a luta pelos espaços”, abordando também os muitos tipos de violências contra as mulheres negras. Já no dia 30, encerrando o ciclo, o tema será “Responsabilidade social e política”, sobre as que as mulheres negras carregam e que não são distribuídas entre as mesmas.