Livro biográfico sobre Mãe Baratinha de Oxum é lançado online


Mãe Baratinha de Oxum

“A menina das Águas – Vida, memória e ensinamentos de Mãe Baratinha de Oxum”. É o titulo da biografia sobre a vida e obra da Ialorixá Mãe Baratinha de Oxum, que será lançada ao vivo pelo Instagram e Facebook no dia 10 de julho, às 14h.

Narrado por sua filha de santo, Egbomi Cátia Virgínia, o livro conta sobre a infância de Galdina Silva, conhecida como Mãe Baratinha de Oxum, sua iniciação no candomblé, a fundação do Ilé Kaió Alaketu Asè Oxum no bairro Alto do Rosarinho e sua relação com a roça-mãe. O livro também aborda o trabalho sócio-cultural, de acolhimento e educação desenvolvido pela Yalorixá e seu legado para o povo de santo.

A live será realizada pelo Instagram  @menina_dasaguas  e  Facebook 

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Pedro Calmon (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Sobre a autora

Cátia Virgínia de Melo Souza, conhecida como Egbomi Cátia, nasceu na cidade de Muritiba-BA e é Yalorixá iniciada no axé há 42 anos. A biografia é um sonho antigo da autora e foi escrita como uma forma de homenagear, preservar e agradecer pelos ensinamentos deixados por sua mãe de santo.