Luana Assiz lança seu videoclipe “Encrespei”


luana-assiz
Foto: Peu Teles

Neste domingo – 20 de novembro -, a jornalista e musicista soteropreta Luana Assiz lança, em seu canal no YouTube, o clipe da música “Encrespei”, de sua autoria. A composição versa sobre a naturalização capilar e carrega a bandeira da valorização da identidade negra. O tema nasce de um processo vivido pela autora, que há um ano decidiu iniciar sua transição capilar, caminho que abre janelas para além da estética.

A escolha do Dia da Consciência Negra para o lançamento da obra tem como objetivo acrescentar o projeto às diversas expressões que fazem parte do dia 20 de novembro. “É uma forma de colocar a minha voz ao lado de tantas outras que gritam por representatividade numa data que nos convida a (re)avaliar nossos caminhos e lutas”, afirma a compositora, que utilizou o samba como forma de expressão dessas ideias.

A música “Encrespei” tem direção musical e mixagem de Ataualba Meirelles. A gravação é interpretada por Luana Assiz, acompanhada por Jurandir Santana no violão, Hugo Sambone no trombone, Giba Conceição nos instrumentos percussivos e Lorena Dias, no backing vocal. O clipe tem direção geral, roteiro, fotografia, captação de imagens e edição assinados por Peu Teles e direção artística e maquiagem de Dominique Meirelles. Luana Assiz falou com o SoteroPreta sobre este trabalho:

luana-assiz
Foto: Peu Teles

Como foi o processo vivido por você que a levou a fazer a música/clipe?

Luana Assiz – Eu fiz essa música em agosto, depois de assistir ao episódio de encerramento da última temporada de Mister Brow, que trouxe a cena em que a personagem de Taís Araújo falava com uma menina negra sobre a beleza dos cabelos crespos. E a garota dizia que havia chegado a pensar em fazer alisamento antes de ver na TV alguém como ela. Eu já estava em processo de transição capilar desde janeiro deste ano e aquele diálogo me tocou porque eu já fui aquela criança, só que sem referências de uma estética negra como aparecia ali no episódio do seriado. E pensei, mais uma vez, no quanto a representatividade é importante, porque, após passar a maior parte da minha vida alisando os cabelos por ter me habituado a esse padrão estético, no final do ano passado passei a me incomodar com essa prática e notei que não fazia mais sentido me submeter a esse procedimento que agredia não apenas a saúde dos meus cabelos, mas a minha natureza. E esse processo de reencontro com as minhas raízes me trouxe inspiração para escrever e também para compor essa música, que nasceu de uma experiência pessoal, mas com certeza dialoga com muitas outras mulheres e meninas que passaram e passam pelas mesmas questões que eu. Por isso, decidi levar essa música adiante, daí a gravação em estúdio e o clipe.

O que o clipe significa pra você?

Luana Assiz – Esse clipe representa um processo muito bonito de autoconhecimento e empoderamento. É o resumo artístico de um momento marcante em minha vida, em que aprofundei a minha consciência como mulher negra. E nesse caminhar, tenho tido ao meu lado pessoas importantes, principalmente os meus parceiros neste trabalho: meu namorado, Peu Teles, e as amigas Dominique Meirelles e Lorena Dias.  Então agora é assistir, clica aqui! 

Ficha Técnica 

Música “Encrespei”

Composição: Luana Assiz

Arranjo e direção musical: Ataualba Meirelles

Violão: Jurandir Santana

Trombone: Hugo Sambone

Percussão: Giba Conceição

Vocal: Luana Assiz

Backing Vocal: Lorena Dias

Clipe “Encrespei”

Imagens, roteiro, fotografia, edição e direção geral: Peu Teles

Maquiagem e direção artística: Dominique Meirelles

Produção: Luana Assiz e Peu Teles