Luciane Reis fala de cabelo e empoderamento feminino no Encontro com Fátima Bernardes


lucianereis

 

A publicitária Luciane Reis, presidenta do Merc’afro, plataforma que debate empreendedorismo negro, participará nesta segunda-feira, 29, do programa Encontro com Fátima Bernardes, exibido nas manhãs da TV Globo. Na pauta, a força feminina a partir das diversas formas de usar o cabelo. Luciane, que recentemente raspou a cabeça por opção própria, abordará o assunto em um quadro patrocinado por uma marca de produtos de higiene e beleza.

“A gente sabe que, para algumas pessoas, o cabelo tem uma ligação indiscutível com a autoestima e, de certa forma, expressa a beleza que a pessoa acredita que só tem por conta dele. Para mim, ter cabelo curto é ser uma mulher feminina com liberdade. Na minha religião, a força, proteção e mediunidade vem quando a gente raspa a cabeça. Quando raspei a minha cabeça lá atrás, me olhava no espelho e via uma mulher forte. Isso retornou agora, como uma memória afetiva, quando raspei novamente o cabelo”, afirmou Reis, que atualmente é Líder Acelerada pelo programa Marielle Franco do Fundo Baobá.

Gestora pública com passagens por governos federais, estaduais e municipais, instâncias onde tratou da pauta de politicas publicas voltada para igualdade racial, Luciane Reis também falará sobre suas inspirações enquanto mulher negra, quando o assunto é cabelo. “Acredito que a inspiração foi descobrir quem eu era sem cabelo. Hoje sei que me tornei uma mulher interessante, porque eu sou interessante e não necessariamente por causa do meu cabelo. Ser careca tem me ensinado que beleza é ousar, é ser você sobre qualquer formato”, revela a publicitária. Luciane também é colunista do Portal Soteropreta, veja aqui seus artigos.

Encontro com Fátima Bernardes vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 10h45.