
Dando início às comemorações ao Mês da Consciência Negra e ao Projeto MAMcestralidade, o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) inaugura a exposição ‘Caminhos’, do artista plástico Rodolfo Carvalho. Tudo começa nesta quinta-feira (10), às 18h, na Galeria 3 e vai até dia 11 de dezembro.
Cada tela foi desenvolvida sob vários critérios de pesquisa, respeitando os aspectos arquetípicos de cada Orixá. Dentre as diversas representações estão Exu, Iemanjá e Oxum. “Eu trabalho com a temática dos Orixás há algum tempo, e minha ideia foi criar uma diversidade de figuras sempre vinculadas ao elemento mitológico, já que eu não faço figura sacra nem religiosa”, afirma Roddolfo Carvalho.
Além de mesclar a cultura da diáspora trazida pelos povos escravizados, as obras têm misturas de diversos elementos da cultura europeia e islâmica, “trazendo essa nova ótica da figura dos Orixás aos olhos dos soteropolitanos. Os elementos do passado servem para nos trazer aprendizado e construirmos o presente. A contemporaneidade, de forma geral, é muito plural e global. Essa exposição é um fragmento da minha própria vida enquanto artista e pesquisador, pois busco sempre criar novas possibilidades, trazendo os Orixás ao campo do compartilhamento”, reflete.
Rodolfo Carvalho
Graduado em Artes Plásticas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), e mestrando em Belas Artes, o artista plástico, designer, professor e ilustrador Roddolfo Carvalho aposta na percepção de sentidos para inspirar-se. Suas obras seguem a linha de retratos de Orixás. Além de ser seu trabalho, desenhar é sua atividade cotidiana, garantindo bons momentos de imersão profunda em seu mundo particular.

Serviço
O quê: Lançamento do projeto MAMcestralidade com abertura da Exposição ‘Caminhos’
Quando: Dia 10 de novembro
Onde: Galeria 3 do MAM-BA
Visitação: 11 de novembro a 11 de dezembro (terça a domingo, das 13h às 18h)
Entrada gratuita
Deixe seu comentário