Marcha do Empoderamento Crespo realiza Encontrão neste sábado (22)


13094125_1701558176776717_362797128583597992_n“Seguiremos em marcha até que todas sejamos livres de imposições racistas.” Com essa convicção, a Marcha do Empoderamento Crespo (MEC) convida geral para o Encontrão de Crespas e Cacheadas neste sábado (22), às 14h na Uneb (Cabula), que se encontra ocupada por estudantes mobilizados contra a PEC 241. As organizadoras propõem um momento de solidariedade, troca e fortalecimento entre mulheres negras neste Encontrão, que é uma Pré-Marcha, uma oportunidade também de discutir a realização da II Marcha este ano.

Em 2015, a I MEC reuniu mais de quatro mil pessoas nas ruas do centro de Salvador e, neste Encontro amanhã o intuito é proporcionar às crespas e cacheadas uma manhã de força coletiva, em formato de roda de conversa, onde mulheres serão convidadas a contar suas histórias e trajetória crespa/cacheada através da transição capilar. “É um acolhimento de mulheres negras que se reconhecem umas às outras, trocam experiências sobre racismo, feminismos, elas trabalham essa auto estima que revoluciona, empodera e as engaja nos círculos políticos. O Encontro nos fortalece e nos lembram que estamos juntas”, diz Naira Gomes, uma das articuladoras da MEC (veja artigo de Naira Gomes aqui no Portal sobre o tema).

Estão nesta lista, Sâmara Azevedo, moderadora do grupo “Cacheadas e Crespas de Salvador”, Rose Hapuque, blogueira e youtuber do “Meu cabelo tipo 4”, Tainnã Sousa, moderadora do “Seu cabelo nossa identidade”, dentre outras. O convite está feito nas redes sociais: “Venha com seu maior turbante, seu cabelo trançado, raspado, em transição, com sua juba colorida, ou descolorida, mas venha!”. É só chegar!

Empodera, Cidade Nova!
Empodera, Cidade Nova!