Memorial Cantina da Lua será lançado este mês


cantina-da-lua
Em 18 de maio, será lançado o Memorial Cantina da Lua, acervo digital do estabelecimento que é um símbolo de resistência cultural e social do Centro Histórico de Salvador. A inauguração do portal será transmitida pelos canais do YouTube do coletivo É Samba da Bahia! (ÉSBA!) e da Cantina da Lua, em live que contará com a presença de Clarindo Silva e dos realizadores do projeto.
O Memorial Cantina da Lua abrigará um amplo acervo de fotografias, reportagens e documentos que contemplam a atuação de Clarindo Silva à frente da Cantina da Lua nos últimos 50 anos, além de uma linha do tempo que apresenta de forma detalhada a história do estabelecimento, desde a sua fundação até os dias de hoje.
Uma seção biográfica de Mestre Calá, que evidencia a sua atuação permanente de luta e defesa pela região do Pelourinho, bem como um estudo apurado sobre o Projeto Cantina da Lua, também terão espaço no portal.
cantina-da-lua
Clarindo Silva
O acervo contará ainda com um webdoc, concebido exclusivamente para o Memorial Cantina da Lua, com roteiro e direção da documentarista, artista visual e musicista Seraina Gratwohl.O clássico curta-metragem “A Resistência da Lua”, dirigido por Octavio Bezerra e com direção de fotografia de Miguel Rio Branco, além de dois livros que trazem como tema central a Cantina da Lua – “Memória da Cantina da Lua”, de Jehová de Carvalho, e “Memórias da Cantina da Lua”, de Clarindo Silva – também terão lugar no acervo digital.
Serviço
 
Lançamento do Memorial Cantina da Lua
Data: 18 de maio (terça-feira)
Horário: 17h
Onde: YouTube Cantina da Lua (www.youtube.com/c/CantinadaLua) e É Samba da Bahia! (https://youtube.com/c/esambadabahia)