Memorial Zeferina tem novos episódios este mês


Memorial-Zeferina
Foto: Lorena Ifé

 

O próximo episódio do Memorial Zeferina será disponibilizado nesta sexta (11), às 18h30, e vai relembrar a produção do Jornal do Beiru, periódico impresso que circulou de 2002 a 2012 e foi construído com a participação de jovens da comunidade. A série conta com tradução em Libras.
 
Memorial Zeferina – Acervo virtual da Biblioteca Zeferina Beiru é uma realização da Biblioteca Comunitária Zeferina Beiru e tem apoio da Cipó Comunicação e Juventude Ativista de Cajazeiras – JACA. 
 
A história do primeiro jornal impresso da comunidade, o Jornal do Beiru, é apresentada no segundo episódio, “Comunicação e Identidade”. Nele, o psicólogo Gilcimar Santos Dantas, que foi um dos colaboradores do periódico, fala dos projetos realizados e como a publicação informativa ajudou na construção e valorização da identidade do território.
 
Já o terceiro episódio, “Narrativas Literárias”, traz a literatura afrocentrada da escritora Ana Fátima, que participou da formação de um cursinho pré-vestibular na comunidade e é autora de diversos livros infantis.
 
O quarto e último episódio, por sua vez, leva o título “Caminhos da Resistência” e conta a história de fundação da Biblioteca Comunitária Zeferina Beiru, instrumento de educação, cultura e arte, localizado no antigo Centro Comunitário do bairro do Arenoso.
Todas as sextas de junho.