TRANSMISSÃO – Carla Akotirene lança livro “O que é Interseccionalidade?” em Salvador!


carla_akotirene
Foto: Antonio Terra

Na noite do dia 21 de novembro, às 19 horas, a pesquisadora baiana Carla Akotirene lança seu primeiro livro autoral, intitulado “O que é Interseccionalidade?”, o quinto volume da Coleção Feminismos Plurais. As primeiras 200 pessoas ganharão o livro.

VEJA AQUI TRANSMISSÃO DO LANÇAMENTO E COLETIVA COM DJAMILA RIBEIRO E CARLA NA FANPAGE DO SOTEROPRETA!

A Coleção Feminismos Plurais apresenta conceitos e debates fundamentais articulados por pensadoras e pensadores negras/os numa linguagem acessível e pedagógica. Impulsionada e coordenada pela filósofa Djamila Ribeiro, foi inaugurada com o best-seller “O que é lugar de fala?”, da própria Djamila Ribeiro, obra indicada ao Prêmio Jabuti em 2018. Os livros seguintes: “O que é empoderamento?”, de Joice Berth; “O que é encarceramento em massa?”, de Juliana Borges; e o “O que é racismo estrutural?”, de Silvio Almeida; já firmaram a Coleção como uma referência de produção intelectual negra no Brasil.

Carla atravessa o Atlântico, propondo uma encruzilhada discursiva para a interseccionalidade. Apresenta sete críticas ao conceito, dialogando com Angela Davis, Ochy Curiel, Gilza Marques, Jasbir Puar, Sueli Carneiro, Patrícia Hill Collins e Houria Bouteldja. Filiando-se ao método diásporico, ela busca explicar como esta “sensibilidade analítica”, cunhada pela estadunidense Kimberlé Crenshaw, no âmbito das leis antidiscriminação e pensada pelas feministas negras, está sofrendo maus usos pelas branquitudes acadêmicas, especialmente do Norte Global.

Temas como homonacionalismo, matripotência iorubá, racismo religioso, LGBTfobia e colonialismo moderno são enunciados centrais deste volume.

VEJA AQUI TRANSMISSÃO DO LANÇAMENTO E COLETIVA COM DJAMILA RIBEIRO E CARLA NA FANPAGE DO SOTEROPRETA!

 

QUEM É ELA

Doutoranda pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Carla Akotirene é referência nacional em estudos sobre gênero, raça e feminismo e sua obra foi a quarta mais vendida da FLICA – Festa Literária de Cachoeira.  O livro conta com escritas consagradas no campo acadêmico, como a doutora em sociologia, Ângela Figueiredo, responsável pelo texto de orelha, e a doutora em estudos étnicos e africanos, Zelinda Barros, que assina a nota introdutória.

No lançamento, serão distribuídos 200 (duzentos) exemplares, uma cortesia da Lola Cosmetics. A noite contará com a participação da coordenadora da Coleção Feminismos Plurais, Djamila Ribeiro, e também com a arquiteta e escritora Joice Berth.

Joice Berth, Djamila Ribeiro, Carla Akotirene, Rita Batista e Lívia Natália – JUNTAS!

Serviço

O que? Lançamento do livro “O que é interseccionalidade?”, de Carla Akotirene.

Quando? Dia 21 de novembro, às 19 horas.

Onde? TCA – Teatro Castro Alves.