Connect with us

Música

Música de Quinta pauta afetos com poesia e teatro na Casa d’A Outra

Jamile Menezes

Publicado

on

Música de Quinta

Música de Quinta

Liniker, Jaloo, Johnny Hooker, Maria Gadú, Almério, Phill Veras, Silva. Tiago Iorc, As Bahias e a Cozinha Mineira…são alguns dos artistas que serão interpretados pelo grupo Música de Quinta, que volta ao palco da Casa d’A Outra (Politeama) na próxima quinta (27).

A proposta do grupo é unir música, teatro, performance e literatura, com o show “na altura da linha do coração”.

“Queremos ficar mais próximos do público, falar de afetos e explorar o aspecto cênico, teatral, poético e lírico do Música de Quinta. É um show que cantaremos bem perto da plateia. Queremos cantar segredos e afetos”, descreve o diretor musical, Roquildes Junior.

música de quintaProjeto

O show inicia o projeto ENXERGUE! sonhos, memórias e declarações d’A Outra Companhia, selecionado pelo Edital de Apoio a Grupos e Coletivos Culturais do Fundo de Cultura do Estado da Bahia de 2016. Este ano serão realizados diversos shows temáticos que ocorrerão ou na Casa d’A Outra ou pelas ruas do Politeama.

“Vamos apresentar músicas que validem o respeito a diversidade. Queremos expor nossos afetos sem preconceito e sem medida. É um show mais intimista, mais próximo, misturado com muito texto” – intérprete e diretor artístico Luiz Antônio Sena Jr.  

Chegue lá…

O quê: MÚSICA DE QUINTA #01 – na altura da linha do coração

Quando: 27 de abril, às 20h

Onde: Casa d’A Outra – Rua Politeama de Cima, n° 114, Centro Comercial Politeama, sl 11/12

Entrada: Pague Quanto Quiser

Fotos: Andrea Magnoni

Audiovisual

Show de encerramento e premiação de filmes da MIMB acontece neste sábado (27)

Amanda Moreno

Publicado

on

Show de encerramento e premiação de filmes da MIMB acontece neste sábado (27)
Show de encerramento e premiação de filmes da MIMB acontece neste sábado (27) | Foto: Divulgação

Show de encerramento e premiação de filmes da MIMB acontece neste sábado (27). Foram mais de 60 obras de cineastas negras e negros de diversos países exibidas nestes últimos dias, além da realização de oficinas, masterclasses e espaços de debate sobre a produção negra, indígena e quilombola no cinema.

Agora, chegou o momento de premiar algumas produções audiovisuais e celebrar o sucesso que foi a 5ª edição da Mostra Itinerante de Cinemas Negros Mahomed Bamba (MIMB). O encerramento do festival acontece neste sábado, 27 de abril, no Pátio do Goethe Institut, em Salvador, a partir das 18h com o grande show da banda Ifá e participação de Zé Manoel.

A cerimônia de premiação contempla uma ação institucional com as idealizadoras e produtoras do festival, exibição de dois curtas-metragens e apresentações musicais. A festividade é gratuita e aberta ao público – mediante retirada de ingressos na plataforma Sympla. A  banda Ifá irá encerrar os dias de festival, apresentando um show que mistura sua sonoridade de afrobeat com a força da musicalidade de origem africana. Com a formação de Fabricio Mota (baixo), Jorge Dubman (bateria), Alexandre Espinheira (percussão), Juliano Oliveira (teclado), Ênio Nogueira (guitarra) e os sopros com Normando Mendes (trompete e flugel) e Gleison Coelho (sax barítono e flauta) a banda ainda irá  receber Zé Manoel, em participação especial.

Sobre a MIMB

 A Mostra Itinerante de Cinemas Negros Mahomed Bamba (MIMB) está em sua 5ª edição. Com atividades totalmente gratuitas, virtual e presencialmente, o festival internacional teve início em 8 de abril, e será encerrado no dia 27. Em edição especial, a mostra também marcará presença em São Paulo com atividades no dia 4 de maio, no  Cine Olido, em parceria com a SPCine. Com o tema “Cinema em Movimento: Memória nas Telas”, neste ano as atividades somam mais de 300 horas, entre debates, oficinas, consultorias e masterclasses, além da exibição de 60 obras de cineasta negras e negros de diversos países. Totalmente organizado por mulheres negras de Salvador, atuantes da cadeia produtiva cinematográfica, a mostra de cinema é viabilizada via Lei Federal de Incentivo à Cultura – Rouanet, com patrocínio master da Dow Brasil, patrocínio institucional da Prefeitura de Salvador, e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae, com  realização da Rosários Produções Artísticas e do Ministério da Cultura. Daiane Rosário (direção geral e executiva), Kinda Rodrigues (direção institucional e formação), Tais Amordivino (direção e curadoria) e Julia Morais (direção e curadoria), assinam a produção executiva, coordenação institucional e curadoria do festival. Sesc, Goethe Institut, TGM, Circuito Sala de Arte e outros parceiros apoiaram a realização do MIMB 2024.

Serviço: 

O QUÊ: Cerimônia de Abertura MIMB

QUANDO: Sábado, 27 de abril

ONDE:  Pátio do Goethe Institut Salvador – Av. Sete de Setembro, 2195 – Vitória, Salvador,

QUANTO: gratuito

INGRESSOS: https://linktr.ee/ingressosmimb

SITE OFICIAL: www.mimb.com.br

INSTAGRAM: @oficialmimb

Continue Reading

Música

Cabo-verdiana Mayra Andrade faz show inédito no Festival Salvador Jazz

Amanda Moreno

Publicado

on

Cabo-verdiana Mayra Andrade faz show inédito no Festival Salvador Jazz
Cabo-verdiana Mayra Andrade faz show inédito no Festival Salvador Jazz (Foto: Divulgação)
Cabo-verdiana Mayra Andrade faz show inédito no Festival Salvador Jazz. O Ministério da Cultura e Aiwa, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e realizado pela Maré Produções, Ministério da Cultura e Governo Federal União e Reconstrução, apresenta o Festival Salvador Jazz.

Em uma fusão de influências brasileiras, jazz parisiense e música portuguesa, a renomada cantora e compositora Mayra Andrade promete uma apresentação marcante no Festival Salvador Jazz, que acontece nos dias 18 e 19 de maio, no Largo da Mariquita, no Rio Vermelho.

Mayra Andrade, reconhecida por sua presença cativante em palcos internacionais, a sua sonoridade única para o evento, prometendo uma performance que reflete sua trajetória musical multicultural. Combinando o crioulo cabo-verdiano, referências brasileiras e a sofisticação do jazz parisiense, a artista se destaca como uma das vozes mais relevantes da nova geração.

Ansiosa por esse momento, a cantora expressou expectativa em participar do evento ao lado de outros grandes nomes da música, como Luedji Luna, Spok Quinteto, Jam Delas, Sonora Amaralina, Ubiratan Marques, Bixiga 70, Jhonathan Ferr e Marcos Suzano, prometendo uma performance memorável em celebração à diversidade e à riqueza cultural presentes no cenário musical contemporâneo.

O Festival Salvador Jazz é apresentado pelo Ministério da Cultura e Aiwa, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e realizado pela Maré Produções, Ministério da Cultura e Governo Federal União e Reconstrução.

Continue Reading

Dança

Instituto A Mulherada realiza oficinas gratuitas de Música e Dança Afro-Brasileira

Jamile Menezes

Publicado

on

Instituto A Mulherada

Jovens, mulheres e pessoas LGBTQIAP terão oportunidade de participar de oficinas de Música e Dança Afro-brasileira por meio do projeto “Cultura Entrelaçada Preta”, do Instituto A Mulherada. Os cursos começaram em abril e seguirão até o final do ano, são gratuitos e as inscrições para as aulas de Dança Afro já estão abertas, via formulário online. Haverá emissão de certificados às participantes.

O projeto cria um espaço de aprendizado, expressão artística e fortalecimento, promovendo uma conexão profunda com as tradições culturais afrodescendentes.  Com foco no empoderamento feminino, as aulas são voltadas para jovens, mulheres negras e pessoas LGBTQIAP+ interessadas em explorar a percussão e a dança afro que já acontecem na sede do Instituto A Mulherada, no Centro Histórico de Salvador.

Ministradas por instrutoras experientes em música e dança, elas irão abranger uma variedade de ritmos, como samba-reggae, ijexá, maracatu, coco, dentre outros, além de apresentar coreografias que honram a rica cultura afro-brasileira. O programa consistirá em duas turmas, cada uma composta por 40 beneficiárias, totalizando 80 participantes que farão 10 aulas cada.

As aulas da primeira turma de iniciação a teoria musical I já começaram e acontecem aos sábados, das 14h às 16h no Centro de Referência em Desenvolvimento e Humanidade (CRDH – UNEB), no Carmo, e a de Dança Afro serão  às sextas, no mesmo horário, no Espaço Boca de Brasa (Ladeira da Barroquinha) . Interessadas nas de Música poderão se inscrever em breve para nova turma que começa em agosto.

O projeto do Instituto A Mulherada ainda prevê aulas práticas de percussão afro, cidadania empreendedorismo e redes digitais.

Mulheres cis, lésbicas, bissexuais, travestis, transsexuais e transgêneros, oriundas da comunidade do Centro Histórico e áreas adjacentes, bem como das periferias de Salvador são incentivadas a participar.

“Além de atividades fundamentais, o projeto Cultura Entrelaçada Preta tem como objetivo primordial divulgar e enaltecer a riqueza e diversidade da cultura negra, tecida por uma intrincada tapeçaria de influências, tradições, valores e narrativas. Essa missão será promovida através de oficinas, palestras, exposições e performances culturais”, diz Paula Érica, presidente do Instituto A Mulherada. 

Além de suas atividades formativas e reflexivas, o projeto oferece a suas participantes a chance de se apresentarem em eventos ao longo do ano em Salvador, e durante o carnaval, no Bloco Afro A Mulherada.

Este projeto foi fomentado pelo Programa Funarte de Apoio a Ações Continuadas 2023 e tem apoio da Fundação Gregório de Mattos e Centro de Referência em Desenvolvimento e Humanidade (CRDH – UNEB).

 

SERVIÇO

O que: aulas de Música e Dança Afrobrasileira do Instituto A Mulherada

Quando: de abril a novembro/2024

Quanto: Gratuito

Onde: Centro de Referência em Desenvolvimento e Humanidade (CRDH – UNEB) e Espaço Boca de Brasa (Ladeira da Barroquinha).

Inscrição: (Curso de Dança) – https://forms.gle/jT4WhM35wTLu9J2k7

Foto: Cristian Carvalho | @cristiancarvalho__

Continue Reading
Advertisement
Vídeo Sem Som

EM ALTA