Projeto de valorização da estética negra promove oficina para crianças crespas e cacheadas


 

Pensando em proporcionar uma experiência mais saudável e feliz na hora de cuidar das madeixas, as trancistas Myriam Santana e Marília Aragão lançam o projeto Oficina Poética de Desembaraço para Famílias Negras e suas Crianças.

A atividade, que acontecerá de forma virtual no dia 7 de março, das 14 às 16h, é destinada especialmente às famílias do território do Subúrbio Ferroviário de Salvador, que possuem crianças de até 11 anos com cabelos crespos e cacheados. As inscrições podem ser feitas através do formulário online (https://forms.gle/PccjtMX2vQoNdFubA) até o dia 27 de fevereiro. O documento está disponível também no Instagram da @oricomafeto.

O projeto é uma realização do Espaço Orí com Afeto e foi contemplado pelo Prêmio Anselmo Serrat de Linguagens Artísticas, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura Municipal de Salvador, por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, com recursos oriundos da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.

A Oficina Poética de Desembaraço vai selecionar 20 famílias, que vão receber gratuitamente um “kit oficina” com borrifador, creme de pentear, escova de desembaraçar, prendedores de cabelo e o livro “O Mundo no Black Power de Tayo”. Elas participarão, por meio do aplicativo Zoom, de uma atividade que vai contar com o ensino de técnicas de desembaraço e momentos lúdicos de criação de poesias sobre afetividade e estética.

 

Sarau Desembaraço
Uma das ações do projeto é a realização de um sarau com apresentação das poesias elaboradas pelas famílias durante a oficina. A iniciativa vai contar com intervenções do Sarau do Cabrito, projeto do bairro do Alto do Cabrito, e poemas sobre o universo da estética negra. O Sarau Desembaraço será no dia 27 de março, pelo canal do projeto no YouTube. A oficina e o sarau serão transmitidos no Teatro Gamboa Nova.

 

SERVIÇO
O que: Inscrição para Oficina Poética de Desembaraço para Famílias Negras e suas Crianças
Quando: De 18 à 27 de fevereiro
Onde: Via formulário online (https://forms.gle/PccjtMX2vQoNdFubA)
Quanto: Gratuito
Mais informações: [email protected] | @oricomafeto