Projeto “NOSSA ARTE” inscreve para oficinas artístico-culturais


Foto: Acervo/Divulgação

 

Iniciativa da Enter Projetos Socioculturais e Esportivos e a Propono Consultoria Cultural, o projeto “NOSSA ARTE” propõe formações culturais em duas etapas: oficinas artísticas entre outubro de 2021 e janeiro de 2022 e  Mostra de Encerramento com apresentações de dança, música, teatro e mostra de vídeo, fotografia, artesanato e artes visuais.

As inscrições para as oficinas estão prorrogadas até o dia 20 de outubro. No total, são 10 oficinas de diversas linguagens artísticas que serão realizadas em bairros do Subúrbio Ferroviário – Praia de Tubarão, Alto do Tororó e São Tomé de Paripe. Serão ofertadas 160 vagas gratuitas para uma formação de 4 meses nas áreas de música, artes cênicas (teatro e dança), audiovisual (foto e vídeo), artes visuais, artesanato, capoeira, produção literária e folclore (Bumba Meu Boi). Os interessados poderão se inscrever através do link: https://bit.ly/inscricoesnossaarte. As aulas começam a partir do dia 25 de outubro e seguem até janeiro de 2022.

Todas as oficinas terão aulas práticas e serão ministradas por professores que moram e/ou cresceram no Subúrbio.

 

O NOSSA ARTE tem patrocínio da M. Dias Branco e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, em parceria com a Enter Projetos Socioculturais e Esportivos e a Propono Consultoria Cultural.

SERVIÇO

Projeto NOSSA ARTE: Oficinas Criativas gratuitas
Aulas de artesanato, pintura, folclore, música, teatro, capoeira, dança, audiovisual, fotografia e literatura

Período das oficinas: 25 de outubro de 2021 a janeiro de 2022
Inscrições gratuitas prorrogadas até 20 de outubro através  do site: https://bit.ly/inscricoesnossaarte
160 vagas (limite de até 20 pessoas por oficina)

Em casos excepcionais, os horários e locais de realização podem sofrer alterações*

 

CONFIRA:

Artesanato

Nome da oficina: Oficina de Artesanato de diferentes técnicas

Professora: Rose Leite

Dia: Quartas

Hora: À tarde (de acordo com as marés)

Local: Ilha de Maré

Resumo: Fortalecer uma integração e socialização com oficinas de quadros decorativos, porta retrato, relógios decorados, colares, brincos e pulseiras. As aulas serão teóricas e práticas, desde captura de matérias primas, higienização, uso de equipamentos de segurança, montagem, custos, precificação, fornecedores, como divulgar e comercializar.

Pintura

Nome da oficina: Oficina de Pintura e Audiovisual

Professor: Filipi Vianna

Dia: segunda e quarta

Hora: 18h às 20h

Local: Escola João Caribé

Resumo: Aprendizado de pintura e audiovisual, com abordagem em conscientização social para o desenvolvimento das pinturas e vídeos.

Folclore

Nome da oficina: Oficina de Folclore

Professora: Angélica Silva

Dia: segundas e terças

Hora: 15h às 17h

Local: Alto do Tororó

Resumo: O objetivo desse projeto é levar ao reconhecimento da importância do folclore na história de um país. Utilizar a linguagem oral, escrita e artística através de textos folclóricos. Estimular o gosto pela música, dança folclórica e pela cultura brasileira. Desenvolver o habito de pesquisa. Trabalhar reciclagem dentro da cultura nordestina. Conhecer a importância de trabalhar de forma lúdica a cultura brasileira através do folclore mostrando cantigas, dança, lendas, brincadeiras, par lendas, brinquedos e receitas. Incentivar o gosto pela leitura.

Música

Em breve as informações desta oficina serão divulgadas no Instagram @nossaarteprojeto

Teatro

Nome da oficina: Iniciação Teatral

Professor: Marco Calil

Dia: terças

Hora: 14h às 18h

Local: Lar Pérolas de Cristo – Unidade Coutos

Resumo: Uma vivência prática de atividades teatrais com o intuito de oportunizar um contato artístico-cultural, através da linguagem do teatro, a fim de explorar as potencialidades existentes nos alunos e resgatar valores e princípios cidadãos, éticos e morais por meio da linguagem teatral.

Capoeira

Nome da oficina: Oficina de Capoeira Angola “Angoleiros do Sertão”

Professor: Thomaz Neto

Dia: segundas e quartas

Hora: 18h às 20h

Local: Escola da Base Naval de Aratu

Resumo: Aulas de Capoeira Angola, uma modalidade tradicional da capoeira que trabalha além de atividade física, a cultura e a musicalidade presentes no mundo capoeira. A oficina vai permitir trocas artísticas culturais importantes para os envolvidos através do conhecimento do mundo da Capoeira Angola, bem como dos elementos que lhe transformam numa herança africana diaspórica, o que deve ser considerado de fundamental importância para a valorização, manutenção, fortalecimento e crescimento de nossa cultura.

Dança

Nome da oficina: Dança Afro Brasileira na diáspora

Professor: Álvaro Oliveira

Dia: sábado

Hora: 9h às 13h

Local: Centro Cultural Mamulengo

Resumo: A oficina visa proporcionar o conhecimento, a valorização, a conscientização e a visibilidade da cultura afrobrasileira através do resgate e criação de uma memória corporal e ancestral que promova a autoestima da criança e do adolescente afro-descendente e pertencente a diferentes culturas e etnias. Traz a dança dos orixás como uma ligação direta com a natureza propondo levar a para reflexão os diversos preconceitos sobre essa manifestação que foi trazida há muito tempo pelos nossos antepassados, e que é uma herança ancestral de direito nosso.

Audiovisual

Nome da oficina: Oficina de Introdução ao Audiovisual

Professor: Roberjan Magalhães

Dia: sábados

Hora: 8h às 12h

Local: Centro Cultural Nós por Nós

Resumo: A oficina vai levar conhecimento aos jovens e adultos do subúrbio de Salvador, tornando o audiovisual uma ferramenta de trabalho e entretenimento, em que o aluno aprenda a desenvolver esses conteúdos através do próprio celular.

Fotografia

Nome da oficina: Fotografia para Iniciantes

Professor: Matheus Len’s

Dia: terças e quintas

Hora: 9h às 11h

Local: Centro Cultural Nós por Nós

Resumo: Meu intuito é fazer uma oficina de fotografia voltada ao conhecimento, abordar como a fotografia pode ser usada como canal de conhecimento e qual a importância de mesclar o conhecimento com a prática, indo além da estética e dos estereótipos, e promovendo auto estima.

Literatura 

Nome da oficina: Escrita Poética e Performance

Professora: Marina Lima

Dia: Quintas

Hora: 14h às 18h

Local: Associação de Paripe (bairro Felicidade)