Representatividade será tema de debates e oficinas no Salvador Shopping esta terça (22)


MONIQUE EVELLE

No mês em que se celebra a Consciência Negra, o Salvador Shopping participa das comemorações reunindo nomes que se destacam no cenário atual pelo engajamento no debate acerca da representatividade, nas mais diversas esferas da sociedade. O evento ocupa a pauta do Teatro Eva Herz (Livraria Cultura) nos dias 21 e 22 de novembro (segunda e terça). As inscrições, gratuitas, podem ser feitas a partir deste sábado, dia 19, no local.

Bate-papos e oficinas se combinam na programação, que tem curadoria assinada por Ilka Danusa, uma das fundadoras do Instituto de Mídia Étnica, organização focada na garantia do direito à comunicação e uso das ferramentas tecnológicas por grupos socialmente excluídos, especialmente a comunidade afro-brasileira.

djamilaribeiro
Djamila Ribeiro

No dia 22, às 14h30, os convidados se reúnem em torno do tema Representatividade Importa Sim!. O bate-papo conta com a presença da filósofa Djamila Ribeiro, colunista do site Carta Capital e do blog da editora Boitempo, atualmente secretária adjunta da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo.

Ela ganha a companhia da produtora Noemia Oliveira e do ator Orlando Caldeira, idealizadores do projeto carioca Identidades, exposição fotográfica que traz ícones populares originalmente brancos representados por pessoas negras. É a primeira vez que os autores saem do Rio de Janeiro para falar desta experiência.

O encontro ganha a mediação da influenciadora digital baiana Monique Evelle, fundadora da Desabafo Social, plataforma que desenvolve projetos que contemplam as áreas de educação, comunicação e empreendedorismo.

OFICINA

O público participa de uma Oficina de Turbantes, sob o comando da estilista Dete Lima, diretora e uma das fundadoras do bloco afro Ilê Aiyê, e de Catarina Lima, historiadora e especialista em estudos étnicos e raciais. Juntas, elas encabeçam o Curso de Estética Afro oferecido gratuitamente pelo Ilê Aiyê, dando aulas de turbante, amarrações no corpo e trança.

dete lima turbantes

Também integra a programação a exposição Sou Negro, Sou Índio, Sou Branco, Sou Brasil, que pode ser conferida entre os dias 21 e 30 de novembro, no piso L2 do Salvador Shopping (próximo à loja Oakley). Fruto da Oficina de Cidadania realizada pelo IJCPM (Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social), o ensaio fotográfico traz jovens das comunidades de Pernambués, Saramandaia e Boca do Rio, clicados pelo fotógrafo Eduardo Lubisco. Idealizada e produzida por Daniela Andrade, instrutora do IJCPM, a mostra busca ressaltar a beleza afrodescendente dos jovens e fortalecer sua autoestima.

22 de novembro (terça-feira)

12h às 14h – Oficina de Turbante, com Dete Lima e Catarina Lima (BA)

14h30 às 17h – Bate-papo Representatividade Importa Sim!, com Djamila Ribeiro (SP), Noemia Oliveira (RJ), Orlando Caldeira (RJ) e Monique Evelle (BA)