Semana da Mãe Preta terá live do Ilê Aiyê este mês


Foto Fafá Araújo

 

Vai rolar Ilê este mês! No dia 26, a partir das 17h, as alas de canto, de dança e percussão irão se reunir para realizar um show ao vivo em homenagem à Semana da Mãe Preta. A semana é comemorada desde 1978 pela entidade em homenagem a “Mãe Hilda”, sacerdotisa do candomblé e por muitos anos dirigente espiritual do Ilê Aiyê. A transmissão acontece pelo canal do bloco no YouTube.

“A Semana da Mãe Preta é comemorada anualmente no mês de setembro e celebra a vida de Mãe Hilda e das mulheres negras baianas. É uma atividade de resgate e valorização do papel feminino no processo civilizatório brasileiro, que sempre integrou o calendário do ano letivo das escolas do Ilê”, comenta o presidente do bloco, Antônio Carlos Vovô.

A live terá participação da cantora Graça Onasilê, ao lado dos vocalistas da Band’Aiyê Iana Marucha e Jauncy Ojum Bará. A cada entrada de um bloco musical, a personagem Koanza, interpretada pelo premiado ator baiano Sulivã Bispo apresenta os temas e comenta sobre as composições que serão cantadas. “É uma forma de atrair a atenção das pessoas para as letras das músicas, muitas delas inseridas no repertório do bloco após saírem vencedoras do Festival de Música Negra do Ilê Aiyê”, realça Sandro Teles, diretor musical do Ilê.

INSCREVA-SE NO CANAL.