Terreiro Ilê Oba L’Okê é Patrimônio Histórico e Cultural de Origem Africana e Afro-brasileira


 

Terreiro Ilê Oba L’Okê

“A partir de 2010, foi quando começamos a pensar essa parte artística, pensar um espaço onde as pessoas pudessem se ver, e que o Templo fosse uma injeção de autoestima nelas. O Terreiro é a materialização do que está nesse consciente coletivo. Porque não podemos ter um templo onde possamos valorizar essa ancestralidade a partir do belo, da arte?”. E assim a arte sacra negra se ergueu no Terreiro Ilê Oba L’Okê, em Lauro de Freitas.

A pergunta é de Rodrigo Siqueira, artista plástico e Ashogun do Terreiro que, por sua história e importância ganhou o título de Patrimônio Histórico e Cultural de Origem Africana e Afro-brasileira do município. Rodrigo está falando de suas esculturas com mais 7 metros, que identificam a Casa do Rei e Senhor das Alturas, como é conhecido o Ilê Oba L’Okê.

O reconhecimento do Terreiro, suas obras e ações sociais já tinha vindo em outros anos – de Utilidade Pública Municipal em 2014, e a Sociedade Beneficente Sócio Educativa Recreativa Cultural e Religiosa Oba L’ Okê – que também foi declarada de Utilidade Pública pelo Estado da Bahia em 2019.

Terreiro Ilê Oba L’Okê
Vilson Caetano

Para o babalorixá do Oba L’Okê, o antropólogo Vilson Caetano, o reconhecimento como Patrimônio Histórico e Cultural de Origem Africana e Afro-brasileira de Lauro de Freitas visa dar visibilidade à cultura negra africana do município; fortalecer a luta e combate ao racismo e enfrentamento ao ódio religioso; mitigar o impacto da desigualdade que historicamente acompanha as populações negras; dar visibilidade ao patrimônio artístico e cultural da cidade e criar uma agenda com os povos de terreiros”.

Assim, o Terreiro Ilê Oba L’Okê se junta aos terreiros São Jorge Filho da Goméia, o  Terreiro Ilê Axé Ajagunã e o Terreiro Ilê Axé Opô Aganju que também foram tombados pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural do Estado da Bahia (IPAC) no município.

O Oba L’okê fica na rua Dr. José Carlos Minahim, Lote 3 Quadra A – Parque Jockey Clube, Lauro de Freitas.

Site : www.ileobaloke.com.br

Instagram: @ileobaloke