Única especialista em pele negra no país estará em Salvador esta segunda (21)


ketleen conceição

Quantas vezes procuramos um serviço médico que seja especializado em nossas particularidades? No caso da pele negra, este diferencial parece ser impossível em Salvador, apesar de sua população ser mais de 80% negra. O primeiro passo para preencher esta lacuna será dado nesta segunda (21). A única dermatologista no país com esta especialização  – Dra. Katleen Conceição – estará na cidade nesta data, às 15h, para participar de um debate sobre “Estética Negra e Empoderamento”. O debate será no Teatro Eva Herz (Livraria Cultura) e é aberto ao público.

Ketleen se unirá a Naira Gomes, antropóloga, uma das coordenadoras da Marcha do Empoderamento Crespo, que já reuniu – em suas duas edições – mais de 15 mil mulheres, homens e crianças negras nas ruas de Salvador. O debate será mediado pela editora chefe do Portal SoteroPreta, Jamile MenezesTem muito mais na terça-feira, dia 22. 

Conheça as debatedoras:

ketlleenconceicao
Banco de Imagens

Dra. Katleen Conceição

Dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologista do Rio de Janeiro e membro da Sociedade Brasileira de Laser. Já esteve à frente dos Ambulatórios de Dermatologia da Pele Negra do Hospital Federal de Bonsucesso e da Santa Casa de Misericórdia, ambos no Rio de Janeiro. Também é especialista em lasers, desenvolvendo trabalhos com Cutera, Starlux, Lightsheer, Laser CO2, Fraxel Repair, Dual, entre outros. Atende na Clínica Paula Bellotti, no Leblon, uma das mais conceituadas da América Latina. Em sua cartela de pacientes, nada menos que famosos como Lázaro Ramos, Taís Araújo, Preta Gil, Cris Vianna, Thiaguinho, Juliana Alves e Érica Januzza.

nairagomes
Acervo Pessoal

Naira Gomes

Ela é antropóloga, com pesquisas na temática da estética negra, eme special a transição capilar. Suas pesquisas embasam o conceito de um dos movimentos mais reconhecidos de Salvador em torno do empoderamento de negros e negras a partir de seus cabelos: a Marcha do Empoderamento Crespo, que já reuniu – em suas duas edições, de 2015 e 2016 – mais de 15 mil pessoas nas ruas de Salvador. Confira aqui artigo de Naira Gomes aqui no SoteroPreta sobre o assunto.

BELEZA NEGRA – A beleza e a estética negras também terão lugar no Curso de Automaquiagem, neste mesmo dia (21), das 12h às 14h, com as maquiadoras Karoline Lima e Cláudia Isabele, da Afromake. As inscrições são presenciais e gratuitas.

 

Katlleen Conceição concedeu uma mini entrevista ao Portal SoteroPreta, confere:

Pq se especializar em pele negra? O que fundamentou essa decisão profissional?

Katleen: Meu pai é dermatologista, minha referência e vi que havia uma carência na dermatologia para pele negra, logo fui para os EUA e comecei a realizar cursos especializados para pele negra.

Como lidou com sua negritude ao longo dessa sua trajetória médica?

Katleen: Como meu é dermatologista e sempre foi minha referência e com uma auto estima incrível, sempre me posicionei quanto à questão do preconceito. Encarava de frente qualquer situação que era criada para me desfavorecer é transformava a meu favor. Auto estima é tudo!

Pq é importante ocupar espaços como o Shopping para falar de beleza Negra?

Katleen: Porque não nos vemos em nenhum lugar,sempre são as pessoas brancas ou de pele clara, que aparecem em destaque. Logo, se nos vermos,nos fortalecemos. isso nos faz acreditar que realmente podemos qualquer coisa.

Quem são suas referências na área em que atua?

Katleen: Meu pai, Dr. João Paulo, foi e sempre será a minha referência. Ele é “o cara”, veio do nada lá do sul e com quatro filhos fez a sua história e fez com que nós fizemos a nossa. Ele colocou a auto estima e o poder de sempre se superar e transpor qualquer barreira colocada em nosso caminho. João Paulo meu pai é a MINHA REFERÊNCIA!

PROGRAMAÇÃO

21 de novembro (segunda-feira)

12h às 14h – Oficina de Automaquiagemcom Karoline Lima e Cláudia Isabele

15h às 17h – Bate-papo Mulher Negra, Estética e Empoderamento, com Katleen Conceição (RJ), Naira Gomes (BA) e Jamile Menezes (BA)