Vovó Cici e Mateus Aleluia abrem Festival de Música nas Escolas


vovo cici
Vovó Cici

“Áfricas na Gente” é um projeto de democratização cultural, musicalização e cultura afro-brasileira criado pela “Rede Somus – Música Bahia”. O projeto vai e realizar festivais de música com atividades de arte educação em 20 escolas públicas estaduais de Cajazeiras e entorno.

O projeto acontece durante o segundo semestre de 2017, mas será lançado nesta segunda (22), a partir das 15h30 no Espaço Xisto Bahia, nos Barris. Lá terá Roda de Conversa com Vovó Cici e Mateus Aleluia, com acesso ao público no sistema “Pague Quanto Quiser”.

O projeto “Áfricas na Gente – Festival de Música nas Escolas” tem como propósito maior enaltecer a cultura afro-brasileira e trazer reflexão sobre a importância do povo negro para a cultura.

“Propõe a todos os envolvidos um mergulho em seu próprio cotidiano para descobrir e valorizar a influência afro cultural em suas vidas. Com isso também busca fortalecer a relação de pertencimento das crianças e jovens com seus ancestrais”.

Neste projeto a “Rede Somus” apresentará aos jovens parte de seus artistas que passeiam por diversos estilos musicais para despertar conhecimento e novas possibilidades de enxergar o mundo. Para isso, além dos shows musicais, também acontecerão oficinas artísticas e rodas de conversa.

O projeto ocupará cada escola durante um dia,com oito oficinas (ex: quadrinhos; canto; iniciação a teoria musical; som, ritmo e movimento; contrabaixo básico; criação de histórias; rádio web e violão básico), uma Roda de Conversa sobre Cultura Afro-brasileira com um estudioso da área e shows com artistas da Rede Somus.

Mateus Aleluia
Mateus Aleluia

 

Show e festivais  

O show de abertura do “Áfricas na Gente” para a comunidade de Cajazeiras está previsto para o dia 8 de julho, na Praça Regina Guimarães – Fazenda Grande III. Os festivais nas escolas (com oficinas artísticas, rodas de conversa e shows) serão realizados entre os meses de julho a novembro.

Já o encerramento do projeto culminará em um grande show no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras com o lançamento da coletânea musical de artistas de Rede Somus, no dia 25 de novembro.

SERVIÇO

Lançamento do projeto “Áfricas na Gente – Festival de Música nas Escolas”

Dia 22 de maio (segunda-feira), a partir das 15h30

Local: Espaço Xisto – Barris

Aberto ao público, pague o que quiser.