Connect with us

Música

Do Nada, um podcast” estreia série em homenagem aos músicos pretos da Bahia

Jamile Menezes

Published

on

Foto Mariana de Paula

 

Imagine se pudéssemos contar outra versão da história da música na Bahia, com o devido reconhecimento aos seus artistas pretos. Pois bem, o trio que forma o “Do Nada, um podcast” assumiu o desafio e, ao longo de 10 episódios, vai narrar essa história com outros tons e contornos na série Afrobaianos. O primeiro episódio estreia na próxima quinta-feira (25) com a participação de Luciane Neves, coordenadora de produção do bloco afro Muzenza, e Paulo Roberto do Nascimento, presidente do bloco Os Negões. Para conferir, basta acessar qualquer plataforma de streaming.

Com o tema “Canto de Protesto: a contribuição dos blocos afro na musicalidade baiana”, o episódio número um abre as portas de uma história pouco contada. Os apresentadores Milena Anjos, Leandro Souza e Mariana de Paula conversam com representantes de blocos afro para compreender como essas entidades carnavalescas se tornaram parte essencial da maior festa de rua do planeta. Além de serem responsáveis por lançar diversos artistas e músicas populares e resgatar valores da identidade afrobaiana para o cenário mainstream.

Todas as quintas-feiras a partir de 25 de fevereiro teremos um novo episódio da série Afrobaianos no “Do Nada, um podcast”. A cada semana, intérpretes, compositores e produtores musicais conversam sobre um tema ou gênero musical específico, como o samba, reggae, pagode, afropop, hip hop e novos sons. Para Milena Anjos, a música baiana possui reconhecimento internacional, entretanto, os artistas pretos não são evidenciados na mesma proporção. “Temos como objetivo compartilhar a relevância desses artistas para o processo de construção dessas musicalidades baianas, principalmente, entre os podcasts”, destaca a apresentadora.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Sobre o Do Nada, um podcast – Criado pelos produtores culturais e amigos Milena Anjos, Mariana de Paula e Leandro Souza, o podcast surge como uma oportunidade de externar as diversas discussões e debates que eles tinham sobre vários assuntos pelo Whatsapp. A ideia era se conectar com mais pessoas a partir de discussões sobre raça, gênero e sexualidade da forma mais leve e informal possível. Assim, meio que do nada, nasce um podcast. Temas sociais, de relacionamento e coisas do cotidiano de três jovens pretos em Salvador são as principais abordagens do programa.

 

Serviço

O quê: Estreia da série Afrobaianos do “Do Nada, um podcast”.

Quando: 25 de fevereiro (quinta-feira).

Onde: Acesse os programas pelo Do nada, um podcast • A podcast on Anchor

Quanto: Grátis

Música

“Seu Jó”: Marcos Oorun lança primeiro disco autoral

Kelly Bouéres

Published

on

Capa Seu Jó
Capa Seu Jó

O cantor e compositor baiano Marcos Oorun apresenta ao público seu primeiro disco autoral, “Seu Jó”, um trabalho que reúne 11 faixas inspiradas na musicalidade baiana, no reggae e na MPB. Nascido e criado em Salvador, o artista constrói no álbum um manifesto pessoal e sonoro, onde diferentes versões de si se revelam em letras que transitam por sentimentos, memórias e ritmos diversos.

O projeto contou com produção e apoio da Carlo Music e foi apadrinhado por Alexandre Carlo, vocalista da banda Natiruts, que acompanhou de perto todo o processo de criação. O disco foi gravado no estúdio Zero Neutro, em Brasília, pertencente a Alexandre Carlo, e teve produção musical de João Ferreira, arranjador da banda há mais de uma década.

Todas as músicas de “Seu Jó” são compostas por Marcos Oorun, algumas em parceria com artistas baianos como Yuri Couto, Isaías Santos, Ailson Guedes e Pierrot Junior. A quarta faixa do álbum, “Jogo Duro”, traz a participação vocal de Pedro Alex, da banda Que Onda, marcando o primeiro feat da carreira do cantor.

Segundo Marcos, o disco traduz sua forma de enxergar a vida e lidar com os sentimentos.

“Meu grande objetivo é que cada pessoa que ouça tenha a sensação de revisitar suas memórias, revigorar sua energia e sentir a mesma felicidade que senti ao escrever essas canções”, afirma.

O título do álbum vem do single homônimo lançado anteriormente, que apresenta a figura simbólica de “Seu Jó” como um estado de espírito ligado à positividade, fé e esperança. Essa energia também dialoga com o nome artístico do cantor: Òòrùn, que significa “Sol” em Yorubá, representando luz e força vital.

A capa do álbum reflete essa proposta, apresentando Marcos Oorun de forma natural, pura e luminosa, marcando o nascimento artístico de um trabalho que carrega identidade, autenticidade e potência. “Seu Jó” foi lançado no dia 13 de novembro e já está disponível em todas as plataformas de streaming.

Continue Reading

Música

Festa BREAK chega à 7ª edição reunindo a imprensa baiana

Kelly Bouéres

Published

on

BREAK.
Divulgação

No próximo domingo, 21, o feat. especial entre ‘verão + Festa BREAK.’ chega para agitar o Rio Vermelho. A tradicional confraternização da imprensa baiana, realizada pela Agência CRIATIVOS, convida jornalistas, influencers e creators à uma noite de atrações musicais no BOMBAR.

Consolidada como um dos maiores eventos da comunicação baiana, a BREAK. reúne os profissionais de mídia para um momento inesquecível nesta reta final de ano. Caminhando para sua 7ª edição, é hora de festejar com 5h ininterruptas de show e line-up especial de Gabi da OXE, Melanie Mason, Maiara Russel, Venuz e Leandro de Assis.

A mistura de ritmos na BREAK., que anuncia a chegada do verão, é uma proposta do anfitrião e relações-públicas Rodrigo Almeida, com realização da CRIATIVOS.

“Nós temos muitos motivos para comemorar. Estamos ampliando a nossa operação, com atuação contínua em diversos estados do país e confiantes que ainda mais conquistas estão por vir. Entretanto, sabemos que crescer não é um ato isolado, Salvador é a nossa base e a imprensa baiana a nossa raiz. Celebraremos sempre juntos cada caminhar, e essa festa é para nós lembrarmos que unidos somos ainda mais fortes”, conta.

Exclusivo para a imprensa, influenciadores e criadores de conteúdo, os participantes devem confirmar inscrição e retirar o convite gratuito através do Sympla; sujeito à lotação do espaço.

SERVIÇO:
[7ª edição da Festa BREAK.]

21 de dezembro
Das 17h às 23h
Programação: DJs Gabi da Oxe, Melanie Mason, Maiara Russel, Venuz e Leandro de Assis;
Entrada mediante convite, via Sympla

Continue Reading

Música

Feira de São Joaquim recebe último samba do ano com o “Pôr do Sol”

Jamile Menezes

Published

on

Feira de São Joaquim

A Feira de São Joaquim recebe, no próximo domingo, 21 de dezembro, o Pôr do Sol, último samba do ano da Feira, no tradicional Píer de São Joaquim, em Salvador. Toda a renda arrecadada e todos os brinquedos doados serão destinados à campanha Natal do Bem, iniciativa destinadas a a crianças em vulnerabilidade social.

No palco, um encontro do samba vai reunir apresentações de Swing do Fora, Noelson do Cavaco, Samba Trator, Eduardinho Fora da Mídia, Caboquinho, Rogério Bambeia e Luis.

Com entrada acessível, o acesso ao evento pode ser feito mediante a doação de um brinquedo novo ou pelo valor de R$ 15.

SERVIÇO:

O que: Pôr do Sol – último samba da Feira do ano

Quando: domingo, 21 de dezembro, a partir das 13h

Atrações: Swing do Fora, Noelson do Cavaco, Samba Trator, Eduardinho Fora da Mídia, Caboquinho, Rogério Bambeia e Luis

Entrada: 1 brinquedo novou ou R$15,00

Classificação: livre

Continue Reading

EM ALTA