Música
Mercado Iaô está de volta com show de Jau, Àttooxxa e muito mais

O Mercado Iaô está de volta com a edição de Primavera, no dia 25 de setembro (domingo), das 10 às 20 horas, na Fábrica Cultural, na Ribeira. Margareth Menezes comanda o evento e recebe o cantor Jau e a banda Àttooxxa. Neste palco, batizado com o nome da mãe da cantora, Diva Menezes, também se apresentarão Maya e DiCerqueira, artistas baianos em ascensão e que fazem parte do programa Acelera Iaô. Nesta edição especial, a entrada será franca, sujeita a lotação do espaço.
No palco do Espaço Gastronomia, a programação será alternada com apresentações de alguns dos artistas contemplados no Programa Acelera Iaô. ForroSound, DiCerqueira, DJ Leandro Vitrola, Jann Souza e Partido Afro. Este espaço contará foods bikes e trucks e barraquinhas, que oferecerão uma variada culinária, com destaque para comida de rua. A programação ainda inclui o bate-papo culinário com o ator Jorge Washington, que vai cozinhar ao vivo.
No Galpão das Artes será montado o segundo palco alternativo, no qual será realizado bate papo e shows com o DJ Tau, Maya e Amós Albuquerque, além da Roda de conversa Histórias Que Aceleram, com a participação de empreendedores afros.
O galpão também receberá uma feira com artesanatos, moda e serviços criativos, produtos que serão comercializados diretamente pelos afroempreendedores. A moda também está presente com o talk Marcas Que Inspiram, com a participação das grifes, já confirmadas, Preta Brasil, Sillas Filgueira e Negrif, por Madá. Um show de moda com os estilistas explicando suas criações através de um desfile técnico.
SERVIÇO
Mercado Iaô de Primavera
Data: 25 de setembro (domingo)
Hora: Das 10 às 20h
Atrações: Margareth Menezes, Jau, Àttooxxa, Maya, DiCerquira e afroempreendedores selecionados pelo Acelera Iaô na área da música, gastronomia, moda, artesanato e serviços criativos.
Onde: Fábrica Cultural – Largo da Ribeira, 33 – Ribeira
Entrada Franca até a lotação do espaço.
Música
Cantora Bella Guerra lança duo “Licença” com Mateus Aleluia
“Licença” é o nome do novo single da cantora e compositora Bella Guerra, em parceria com Mateus Aleluia. A faixa marca o primeiro passo público da nova fase autoral da artista e anuncia o processo de construção de seu álbum de estreia, “Marés”.
Já nas plataformas digitais, “Licença” dialoga com espiritualidade, tempo, ancestralidade e pertencimento, evocando a licença como gesto simbólico.
“Essa música nasceu de um lugar muito sagrado pra mim. Fala sobre respeito, sobre a delicadeza de se colocar diante da vida com humildade. É um pedido e, ao mesmo tempo, uma bênção. Cantar com Mateus é um presente e uma bênção. Ele é um guardião da memória, da palavra e da fé. Estar ao lado dele nessa faixa é receber uma licença para seguir, uma permissão do tempo e dos ancestrais”, conta Bella.
Filha de Ipatinga (MG), Bella constrói sua obra a partir da fusão cultural, espiritual e geológicas entre Minas e Bahia.
“Minas me deu as montanhas, o silêncio e a introspecção. A Bahia me deu o tambor, o movimento e o mar. Meu som nasce desse encontro entre terra e água, entre raiz e travessia”, define.
No dia 5 de dezembro, Bella apresenta em Salvador o show “Canto de Dentro”, na Casa da Mãe (Rio Vermelho).
Ouça aqui a música “Licença”, de Bella com Mateus Aleluia.
Siga Bella Guerra nas plataformas digitais.
O single integra o conjunto de canções que irão compor o primeiro álbum autoral de Bella Guerra, “Marés”, atualmente em produção. O disco dá continuidade a uma caminhada que vem sendo construída com delicadeza, pesquisa e maturidade.
Arte(destaque): Teuller Morais.
Música
Bruno Barroso une Telefunksoul e Átila Santana em “Charles Ylê Remix”
Ouça aqui: tratore.ffm.to/charlesylermx
Assista ao clipe: tratore.ffm.to/charlesylermx
Música
Gil Felix apresenta show “América Abubaka II” em Lauro de Freitas
Inspirado na figura histórica de Abubakari II, príncipe do Império Mali que teria atravessado o Atlântico antes da chegada europeia às Américas, o espetáculo constrói uma narrativa sonora sobre travessias, pertencimento e resistência negra.
-
Opinião9 anos atrás“O incansável e sempre ativo pau grande e afetividade do homem negro” – Por Kauê Vieira
-
Literatura9 anos atrásDavi Nunes e Bucala: uma literatura negra infantil feita para sentir e refletir
-
Literatura8 anos atrásA lírica amorosa da poetisa Lívia Natália em “Dia bonito pra chover”! – Por Davi Nunes
-
Formação6 anos atrásConheça cinco pensadores africanos contemporâneos que valem a pena
-
Audiovisual2 anos atrásFilme “Egúngún: a sabedoria ancestral da família Agboola” estreia no Cine Glauber Rocha
-
Cultura2 anos atrásOrquestra Agbelas estreia em Salvador na festa de Iemanjá
-
Música2 anos atrásEx-The Voice, soteropolitana Raissa Araújo lança clipe da música “Aquele Momento”
-
Carnaval3 anos atrásBloco Olodum libera venda do primeiro lote de abadás com kit promocional


