Artes
Novembro Negro 2023 será lançado na Concha Acústica
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), abre oficialmente o Novembro Negro 2023, nesta terça-feira (7), às 18h, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, em Salvador.
Os ingressos podem ser retirados na bilheteria do local, a partir das 15h, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível para o Programa Bahia Sem Fome.
A programação conta com apresentação do Bando de Teatro Olodum e shows de Cortejo Afro, com participação de Tonho Matéria; Banda Didá; Yayá Muxima; e Ilê Aiyê, que recebe Dão e Ana Mametto como convidados.
O público poderá conhecer a agenda de atividades do Novembro Negro 2023, realizadas ou apoiadas pela gestão estadual ao longo deste mês, para fortalecer a luta antirracista e contribuir na garantia de direitos da população negra. As ações incluem shows, debates, atos públicos, inaugurações, festivais, feiras e caminhadas.
Serviço
O quê? Abertura oficial do Novembro Negro 2023
Quando? 7 de novembro, terça-feira, às 18h
Onde? Concha Acústica do Teatro Castro Alves
Como? Retirada de ingressos na bilheteria do local, através da doação de 1kg de alimento.
Artes
Festival de Arte do Alto do Cabrito segue até sábado (25)
Até 25 de outubro (sábado), o bairro do Alto do Cabrito (Território São Caetano/Liberdade), recebe a quinta edição do Cabrito Berra – Festival de Arte do Alto do Cabrito, organizado pela Azeviche Produções. São quatro dias de intensa programação artística gratuita para a comunidade, dentre ações voltadas para crianças e jovens.
As atividades ocorrem no território, envolvendo os espaços do Grupo É Ao Quadrado, nas Escolas Municipais Padre Norberto e Bela Vista do Lobato, no Colégio Estadual Tereza Helena Mata Pires e na Arena Point Cabrito.
O V Cabrito Berra acontece de quarta a sábado, e terá em sua programação a diversidade local, com apresentações e formações com artistas ligados ao território, tendo como público estudantes, professores e comunidade em geral. O público contará com oficinas de RAP, Dança, Percussão e Teatro, exibição de filmes e apresentação de espetáculos teatrais.
Terá, ainda, roda de samba, finalizando o projeto. A roda será comandada pela cantora Clara Castro, que ficou conhecida em sua participação na 8ª temporada do The Voice Kids, quando entrou para o Time Mumuzinho.
O Cabrito Berra – Festival de Arte do Alto do Cabrito busca fortalecer a identidade cultural local, com artistas do Alto do Cabrito e da Prefeitura-Bairro VII, através de oficinas e apresentações, além de dinamização de espaços culturais da região.

“Mwana Erê”, da Cia Suburbando | Foto Blackrec
Para o ator e produtor cultural, Fábio Santana, que dirige a Azeviche Produções, o Cabrito Berra – Festival de Arte do Alto do Cabrito já se consolida no cenário artístico e cultural do bairro, do Subúrbio e de toda Salvador.
“É mais que uma ação local, grupos, artistas, mídia, públicos de diversos espaços e territórios também já são alcançados pelas ações deste Festival, que já vem há cinco anos protagonizando o Alto do Cabrito enquanto fonte de arte e cultura para diferentes públicos”, diz.
Nesta quinta edição, o projeto foi contemplado pelo edital Territórios Criativos – Ano II com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), Ministério da Cultura, Governo Federal.

Clara Castro
Confira a programação gratuita:
22/10 (quarta-feira)
Público: estudantes do Colégio
O quê: Oficina de RAP, com Gabriel Bispo
Local: Colégio Estadual Tereza Helena Mata Pires (Rua do Caju)
Horário: 9h às 12h
O quê: Espetáculo O Circo de um Homem Só, com João Lima
Local: Colégio Estadual Tereza Helena Mata Pires (Rua do Caju)
Horário: 14h
O quê: Exibição de filmes: “Memórias Vivas do Cabrito” (Grupo Cultural E²), “Entre Saberes e Curas” (Grupo Comunitário do Alto do Cabrito) e “Dique: Memórias em Águas Correntes” (ISC-UFBA).
Local: Colégio Estadual Tereza Helena Mata Pires (Rua do Caju)
Horário 19h
23/10 (quinta-feira)
Público: estudantes da Escola
Local: Escola Municipal Bela Vista do Lobato (Rua Beija-Flor, 112 )
O quê: Oficina de Dança, com Elenilda Cardoso
Horário: 9h às 12h
O quê: Espetáculo “São Tomé: uma história e meia”, do Centro Cultural Mamulengo
Horário: 15h30
24/10 (sexta-feira)
Público: estudantes da Escola
Local: Escola Municipal Padre Norberto (Rua Padre Noberto Rodrigues, 127)
O quê: Oficina de Teatro, com Taiana Lemos
Horário: 9h às 12h
O quê: Espetáculo “Quem é você? De que povo você é?”, do Grupo de Teatro E²
Horário: 16h
O quê: Exibição de filmes: “Memórias Vivas do Cabrito” (Grupo Cultural E²), “Entre Saberes e Curas” (Grupo Comunitário do Alto do Cabrito) e “Dique: Memórias em Águas Correntes” (ISC-UFBA).
Horário: 19h
25/10 (sábado)
O quê: Oficina de Percussão, com Alin Gonçalves
Local: Sede do Grupo Cultural E² (Rua Adilson Leite, n° 39)
Horário: 9h às 12h
Público: alunos do E²
O quê: Espetáculo “Mwana Erê”, da Cia Suburbando
Local: Sede do Grupo Cultural E² (Rua Adilson Leite, n° 39)
Horário: 19h
Público: livre
O quê: Roda de Samba Festival Cabrito Berra, com Clara Castro & Convidados (Sr. Z e Leo Araújo)
Local: Arena Point Cabrito (Rua Cabritolândia, n° 157)
Horário: 20h às 00h
Aberto ao público
Artes
Artista Tiago Sansou representa Brasil na SOMOS Arts em Berlim
O artista visual baiano Tiago Sansou, natural do bairro do Lobato, na periferia de Salvador, foi selecionado para participar da residência artística internacional da SOMOS Arts, em Berlim (Alemanha). Com início em dezembro de 2025, a iniciativa reúne artistas de diversas partes do mundo para o desenvolvimento de projetos voltados à experimentação estética, à colaboração e ao diálogo intercultural.
Durante o programa, Tiago representará o Brasil e a América Latina na capital alemã, dando continuidade a sua pesquisa sobre a mortalidade da população negra e o desenvolvimento de uma estética voltada ao pós-colonialismo e às relações entre as metrópoles modernas e o Sul Global. O trabalho se dá a partir da perspectiva da população negra.
Seu projeto explora a criação de narrativas visuais da população negra periférica brasileira e a falta de visibilidade em obras experimentais, propondo tensionar as fronteiras entre arte, corpo e memória social.
A participação do artista baiano representa a expansão internacional de um percurso que conecta artes visuais, oralidade e neuroestética. O projeto tem o apoio do Edital de Mobilidade Artística e Cultural da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SECULT-BA).
Tiago Sansou
Formado Bacharel em Design pela UFBA (Universidade Federal da Bahia), Tiago Sansou tem atuação em Ilustração, design de livros, animação, arte digital, e Pintura em acrílico. Tem dentre suas publicações, histórias em quadrinhos até lançar o seu primeiro trabalho em 2012. É influenciado por escritores locais como Jorge amado e João Ubaldo Ribeiro, sempre misturando fantasia, fantástico realismo e comentário social.
A SOMOS Arts é uma plataforma independente sediada em Berlim, dedicada à promoção de práticas artísticas contemporâneas, residências e intercâmbios culturais na Alemanha.
Artes
Projeto Identidades chega no Colégio Naomar Alcântara em Cajazeiras
O Projeto Identidades realiza sua quarta atividade no dia 29 de outubro (quinta-feira), às 14h, na Escola Estadual Deputado Naomar Alcântara – Tempo Integral, localizada no bairro de Cajazeiras, em Salvador.
Realizado pela Associação Cultural Quero Ver o Momo, o encontro convida os estudantes a refletirem e dialogarem sobre ilustração e desenho sob a perspectiva do tema “Ilustro e desenho como quem escolhe brincar e viver”. A proposta é de apresentar novas formas de compreender a arte e os trabalhos manuais como ferramentas essenciais no processo de aprendizagem e expressão identitária.
A roda de conversa contará com a participação do quadrinista Darwiz Bagdeve, autor de Kairu-Edé – Guerreiro Fantasma; do escritor e ilustrador Chao Gizan; e da estudante Maria Antônia Vicente, da própria instituição, com mediação da educadora e escritora Karla Daniella Brito.Após o bate-papo, os estudantes participarão de uma oficina prática de ilustração e desenho, ministrada por Chao Gizan, em que poderão experimentar técnicas e linguagens artísticas de forma criativa e autoral.
A iniciativa integra o ciclo de ações do Projeto Identidades, que tem como propósito envolver estudantes de Salvador e Região Metropolitana em vivências artísticas e educativas voltadas ao fortalecimento do pertencimento étnico-racial, à valorização das culturas afro-brasileira e indígena, e à promoção de uma educação afrocentrada e plural.
O Projeto Identidades é uma realização da Associação Cultural e Carnavalesca Quero Ver o Momo e foi contemplado nos Editais da Política Nacional Aldir Blanc e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura do Estado via PNAB, direcionada pelo Ministério da Cultura – Governo Federal.
-
Opinião9 anos atrás“O incansável e sempre ativo pau grande e afetividade do homem negro” – Por Kauê Vieira
-
Literatura9 anos atrásDavi Nunes e Bucala: uma literatura negra infantil feita para sentir e refletir
-
Literatura8 anos atrásA lírica amorosa da poetisa Lívia Natália em “Dia bonito pra chover”! – Por Davi Nunes
-
Formação6 anos atrásConheça cinco pensadores africanos contemporâneos que valem a pena
-
Audiovisual2 anos atrásFilme “Egúngún: a sabedoria ancestral da família Agboola” estreia no Cine Glauber Rocha
-
Cultura2 anos atrásOrquestra Agbelas estreia em Salvador na festa de Iemanjá
-
Música2 anos atrásEx-The Voice, soteropolitana Raissa Araújo lança clipe da música “Aquele Momento”
-
Carnaval3 anos atrásBloco Olodum libera venda do primeiro lote de abadás com kit promocional


