Connect with us

Música

Thon Nascimêmtos volta a Salvador com oficinas de Mbira

Jamile Menezes

Publicado

on

Thon Nascimêmtos volta a Salvador com oficinas de Mbira

O projeto Vivências em Músicas de Mbira está de volta a Salvador para encerrar sua programação em grande estilo. O músico e etnomusicólogo baiano Thon Nascimêmtos ministra as duas últimas oficinas da temporada neste mês de agosto, na Casa da Música (de 22 a 24) e no Ceao – Centro de Estudos Afro-Orientais da Ufba (de 27 a 29).

A atividade é aberta a qualquer pessoa com idade a partir de 16 anos, mesmo que não possua experiência musical.

A mbira (pronuncia-se “imbira”), primeiro instrumento da família dos lamelofones criado na África, é um símbolo da tradição do povo shona, que vive no Zimbábue, Zâmbia e Moçambique e tem esse artefato como um meio de comunicação com o plano espiritual. O projeto propõe uma imersão nessa cultura durante uma vivência de três dias, que culmina com uma apresentação aberta ao público e o sorteio de duas mbiras do tipo nyunganyunga, fabricada de forma artesanal em Maputo, capital moçambicana, especialmente para o projeto.

O músico baiano Thon Nascimêmtos idealizou o projeto Vivências em Músicas de Mbira depois de conhecer o potencial do instrumento em vivências no continente africano e durante sua pesquisa de doutorado em Música, Cultura e Sociedade, na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

A ancestralidade africana também foi  inspiração de Thon Nascimêmtos em dois cursos de mestrado: Etnomusicologia, pela Ufba (Universidade Federal da Bahia) e Ensino em Relações Étnico-Raciais pela UFSB (Universidade Estadual do Sul da Bahia). Atualmente, Nascimêmtos também integra o corpo docente da UFT (Universidade Federal do Tocantins), onde atua no curso de Educação do Campo.

SERVIÇO

Casa da Música (Itapuã) – 22 a 24 de agosto (sexta e sábado, das 14h às 17h; domingo, às 15h30)

Ceao – Centro de Estudos Afro-Orientais da Ufba (Dois de Julho) – 27 a 29 de agosto (quarta e quinta, das 14h às 17h; sexta, às 15h30).

Acesso: Gratuito

Inscrições: @mbira.brasil

Música

Coletivo Fábrica de Rimas celebrou 10 anos com ações em Nova Brasília

Avatar

Publicado

on

Coletivo Fábrica de Rimas

Na noite da última quarta-feira, (1º), moradores do bairro de Nova Brasília, em Salvador, acompanharam a estreia do documentário Fábrica de Rimas – Uma Década de Hip-Hop e a 42ª Batalha do EVA que aconteceu na praça do Loteamento Vila Mar.

Além do público presente, as atividades atraíram populares e a estimativa é de que cerca de 100 pessoas assistiram a obra contendo um enredo de vastos depoimentos de adolescentes, jovens, artistas, intelectuais. A obra tem também conquistas pautadas na inspiração da cultura Hip-Hop, que permearam todas as ações durante a jornada de dez anos do Coletivo Fábrica de Rimas.

Após a estreia do filme, o público acompanhou a 42ª Batalha do EVA, que ao final teve como vencedor o jovem artista Valimn, vencendo sete concorrentes.

“Hoje fui campeão da 42ª Batalha do EVA no mesmo dia da comemoração dos dez anos do Coletivo Fábrica de Rimas e minha experiência foi muito boa. Eu colei com a batalha, comecei a rimar e no documentário falou muita coisa legal. Vi como o Hip-Hop foi construído aqui no bairro e foi muito interessante. Para mim, ganhar o EVA é uma sensação muito boa. Há muito tempo eu buscava esse título e aqui só tem MC de nível como Sepet, L4tro e Dal, que rimam muito bem. É uma sensação muito boa e graças a Deus hoje eu fui campeão!”, celebra o artista.

Desde o primeiro dia de lançamento, em 1º de outubro, o filme já ultrapassou a marca de 4.000 visualizações. Para conhecer a trajetória do Coletivo é possível assistir o filme documentário Fábrica de Rimas – Uma Década de Hip-Hop que está disponível neste link no Youtube.

O projeto Fábrica de Rimas – Uma Década de Hip-Hop foi contemplado pelo edital Territórios Criativos, com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Fotos Erickson Araújo

Continuar lendo

Música

Escola Olodum celebra 42 anos com show afro contemporâneo

Jamile Menezes

Publicado

on

Escola Olodum

No dia 25 de outubro, a Escola Olodum completa 42 anos e celebra a data com a apresentação do show afro contemporâneo Olodum Mirim – As Vozes da Nova Era, na Praça das Artes, Pelourinho.

Com entrada aberta ao público, mais de 50 alunos dos cursos de percussão e dança afro subirão ao palco, sob direção do mestre Geraldo Marques e assistência de Tainara Miliane.

Reconhecida nacional e internacionalmente como projeto em educação antirracista, a Escola Olodum reafirma sua missão de educar por meio da música e da arte. O show apresenta releituras de clássicos do samba, reggae e MPB, além de repertórios do Olodum, do Ilê Aiyê e de artistas negros.

Escola Olodum Mirim

Foto Magali Moraes

“As Vozes da Nova Era” é resultado de um processo pedagógico que ensina postura artística, disciplina e profissionalismo, além de estimular a consciência crítica dos jovens por meio de canções que tratam de racismo, autoestima, direitos humanos e valorização da identidade negra.

Ao som do samba reggae, os alunos da Escola Olodum demonstram a continuidade da tradição musical do Pelourinho, unindo formação artística e consciência social.

Serviço

O quê: Show afro contemporâneo do Olodum Mirim – As Vozes da Nova Era
Quando: 25 de outubro de 2025 (sábado), às 15h
Onde: Praça das Artes, Pelourinho – Salvador
Quem: Alunos dos cursos de percussão e dança afro da Escola Olodum
Entrada: Aberto ao público

Continuar lendo

Música

Banda IFÁ retoma Fela Day Salvador com baile no Pelourinho

Jamile Menezes

Publicado

on

Banda IFÁ

A IFÁ, com sua fusão de ritmos afro-brasileiros e afrobeat, retoma o FELA DAY SALVADOR – UM BAILE
AFROBEAT, consolidando Salvador como uma das capitais mundiais a celebrar a vida e o legado do icônico Fela Kuti. O evento, que homenageia o gênio nigeriano e percussor do gênero afrobeat, acontecerá no dia 11 de outubro, no Largo Quincas Berro D’água, Pelourinho.

Em todo mundo, o Fela Day é um evento que, anualmente, durante o mês de outubro, celebra o impacto de Fela Kuti na música, na cultura e na luta por justiça social. Fela, com sua música inovadora e seu ativismo contundente, transcendeu barreiras geográficas e culturais, tornando-se um símbolo de resistência e empoderamento para a diáspora africana.

Entre 2014 e 2016, a banda IFÁ realizou três edições aclamadas do Fela Day, com diversos artistas locais. Esses encontros se tornaram um ponto de convergência para músicos, artistas e a comunidade local, promovendo uma celebração e uma reflexão sobre a importância da música negra e sua capacidade de transformação social.

Após um hiato, a IFÁ retoma agora a iniciativa, reforçando seu compromisso com a valorização da cultura
afro-brasileira e a perpetuação das mensagens de Fela.

“Retomar essa celebração é uma honra e uma necessidade, especialmente em uma cidade como Salvador, que respira África em cada esquina. Queremos criar um espaço onde a música de Fela inspire novas gerações a dançar, a pensar e a lutar por um mundo mais justo”, diz Fabrício Mota, integrante da banda IFÁ e co-realizador do Fela Day Salvador.

Os ingressos já estão disponíveis para venda através da plataforma Sympla.

Serviço:
Evento: FELA DAY SALVADOR – UM BAILE AFROBEAT
Atração: Banda IFÁ e Convidados
Data: 11 de outubro de 2025
Horário: 20h
Local: Largo Quincas Berro D’água – Pelourinho, Salvador/BA

Continuar lendo

EM ALTA