Connect with us

Formação

Projeto Ondas do Saber inscreve para curso de audiovisual e fotografia

Jamile Menezes

Publicado

on

Ondas do Saber
O projeto Ondas do Saber, realizado em Lauro de Freitas, inicia sua nova edição “Pertencimento e Expressão”, voltada à formação em audiovisual e fotografia para jovens quilombolas, de terreiros e estudantes da rede pública com idades entre 14 e 29 anos. As inscrições seguem abertas até o dia 17 de de outubro.
Além das atividades formativas, o projeto Ondas do Saber contará com uma exposição itinerante e 250 vagas em oficinas, estimulando a preservação da cultura afro-brasileira. Com foco na valorização dos saberes ancestrais, o Ondas do Saber vai atender entre 50 e 100 jovens em dois pólos: o Centro Estadual de Educação Profissional em Tecnologia, Informação e Comunicação (CEEPTIC) e o Terreiro Tupã Suriazala.
Durante o projeto, os participantes terão acesso a curso de audiovisual e fotografia, culminando em mostra fotográfica e documentário, além de outras produções audiovisuais, fortalecendo a autonomia e a expressão cultural.
A exposição itinerante, intitulada “A Importância da Preservação da Cultura Afro-Brasileira, de Matriz Africana e Quilombola”, amplia o alcance do projeto, com 250 vagas adicionais para oficinas, promovendo a difusão do conhecimento cultural e artístico entre novos públicos.
O Projeto Ondas do Saber: Pertencimento e Expressão é patrocinado pelo Banco do Nordeste, por meio do Governo Federal, e conta com apoio institucional da Prefeitura de Lauro de Freitas, através da Secretaria de Cultura, Lazer, Juventude e Esporte, além de parcerias com a Associação Tupã Suriazala e o CEEPTIC.
Fotos: Divulgação
Continuar lendo
Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Formação

Festa Literária Arte e Identidade divulga finalistas do Concurso Versos de Identidade

Jamile Menezes

Publicado

on

Festa Literária Arte e Identidade

 

Estão definidos os 10 jovens poetas de escolas públicas de Salvador e Região Metropolitana que estarão no palco do Espaço Juventudes, durante a 5ª Festa Literária Arte e Identidade, no dia 3 de outubro (sexta-feira). Às 15h30, os finalistas do Concurso Versos de Identidade Ano II subirão ao palco do Largo Quincas Berro D’Água para expressar sentimentos sobre identidade, resistência, arte e alegria enquanto ferramentas de luta, afirmação e existência.

As escolas que terão representantes disputando o pódio na premiação são: Escola Municipal Diácono Fernando Britto (Anathalia Kiara A. Quadros), Centro de Educação Profissional em Gestão Severino Vieira (Arthur O. Santos), Colégio Estadual Nelson Mandela (Camile Vitória E. Souza), Colégio Estadual Desembargador Júlio Virgílio de Sant’Anna (Claiton Neres), Colégio Estadual Teodoro Sampaio (Gabrielly S. Oliveira), Colégio Estadual Desembargador Pedro Ribeiro (Luis Alves), Colégio Estadual do Stiep Carlos Marighella (Paulo César Santos), Escola Municipal Pedro Paranhos (Sthefany A. Costa), Escola Municipal Conselheiro Luiz Viana (Sueli Barboza) e Colégio Estadual Cidade de Candeias (Ysllana Anunciação).

Os estudantes classificados nos 1º, 2º e 3º lugares serão premiados com troféu, prêmio em dinheiro, além de três livros da literatura negra infantojuvenil. Os poemas concorrentes abordam o tema desta edição, que é “Resistir é Festejar”, com versos que celebram a ancestralidade, a alegria e a potência da juventude negra e indígena como ato político, cultural e transformador.

“A nossa resistência traz a marca da dor, todavia também fala de amor, alegria e acolhimento. Li e reli cada poema sentido a vibração, o tom, o ritmo invadido intencionalmente pelo conteúdo proposto. Todos os poemas chegaram com as marcas daqueles que já sabem que não há história única e que escrever também é um ato de resistência para seguir festejando. Foi enriquecedor acompanhar essa costura”, comenta a escritora Márcia Márcia Mendes, coordenadora pedagógica da Festa Literária Arte e Identidade.

Para Márcia, que trabalhou na seleção dos poemas ao lado da curadora Karla Daniella Brito, a iniciativa possibilita que a leitura e a escrita sejam vividas como práticas sociais, dentro e fora do ambiente escolar.

“A escola é um lócus potente de ‘escrevivências’, termo cunhado por Conceição Evaristo, para lançar luz de uma escrita ancorada na memória individual e coletiva de cada pessoa. É desse solo encharcado de amor e, muitas vezes, carente do colo que a história negou, que meninos e meninas trazem para o papel os poemas”, conclui.

Continuar lendo

Formação

Seminário Oro Dudu debate papel da arte e educação no combate ao racismo

Jamile Menezes

Publicado

on

O Bando de Teatro Olodum e a Wilson Sons promovem, no dia 30 de setembro, às 14h, no Espaço Cultural da Barroquinha, o Seminário Oro Dudu – Lei 10.639/03, Educação e Arte, atividade que integra a programação do projeto ERÊ Bando 35 anos.

Destinado a profissionais da Educação em geral, o seminário discutirá o tema “O papel da Educação e da Arte na construção de uma sociedade inclusiva, próspera e antirracista”, com ênfase na Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira em todas as escolas do país.

O evento visa mobilizar docentes, gestores e demais profissionais da rede escolar para a implantação e o fortalecimento da lei nas práticas pedagógicas.

A palavra “Oro Dudu”, que significa “fala preta” em iorubá, dá nome ao seminário e afirma a centralidade das vozes negras no debate sobre educação, arte e cidadania.

As inscrições são online estão abertas ao público neste link.

Camila Souza

Palestrantes confirmados:

Camila Souza de Jesus – Mestra em Educação pela UFBA, licenciada em Pedagogia e bacharela em Artes; coordenadora pedagógica do Colégio Estadual Doutor Ailton Pinto de Andrade e do Projeto Capoerê – Núcleo Plataforma; desenvolve pesquisas sobre capoeira, cultura e tecnologias digitais.

Antônio Cosme Lima da Silva – Professor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), doutorando em Estudos Étnicos e Africanos (POSAFRO/UFBA) e mestre em História Regional e Local (UNEB).

Ao apresentar o tema “O papel da Educação e da Arte na construção de uma sociedade inclusiva, próspera e antirracista”, o professor Antônio Cosme explica:

“Eu vou traçar um panorama na história da educação, mostrando que a educação foi um instrumento utilizado, sobretudo, pelas classes dirigentes dominantes para o projeto de nação excludente. Mas, por mais contraditório que pareça, é através da educação e das artes também que podemos reverter essa situação”, destaca.

Antônio Cosme

Antônio Cosme adianta ainda que abordará a educação de uma forma ampla, ou seja, conceber a educação para além da escolarização.

“Então mostrar como é que o racismo se estrutura ou se ancora, sobretudo em uma ideia de superioridade moral, intelectual e estética das populações europeias, que apostam que nós, africanos e descendentes, não temos a capacidade de entender, de compreender, de nos formar. Portanto, a educação, na sua fase de escolarização, se torna dispensável para essas populações”, pontua Cosme.

A realização do Seminário Oro Dudu integra as ações comemorativas dos 35 anos do Bando de Teatro Olodum, uma das mais importantes companhias negras do país, e reforça seu compromisso com a promoção da diversidade, da equidade e do combate ao racismo por meio da Educação, da Cultura e da Arte.

O Projeto Erê – Bando 35 anos é patrocinado pela Wilson Sons, via Programa de Isenção Fiscal Viva Cultura, da Prefeitura de Salvador, Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz), Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) e Fundação Gregório de Mattos (FGM).

Serviço:
O quê: Seminário Oro Dudu – Lei 10.639/03, Educação e Arte
Quando: 30 de setembro de 2025 (terça-feira), às 14h
Onde: Espaço Cultural da Barroquinha – Praça Castro Alves, Salvador/BA
Público-alvo: Profissionais da Educação (docentes, gestores, coordenadores pedagógicos e demais profissionais da rede escolar)
Inscrições: gratuitas e online

Continuar lendo

Formação

MOVER oferece mais de 60 mil bolsas para formação de pessoas negras

Jamile Menezes

Publicado

on

O Movimento pela Equidade Racial (MOVER) lança uma grande formação online para pessoas negras por meio da iniciativa “MOVER o seu Futuro”. Serão oferecidas mais de 60 mil bolsas em diversos programas para todas as etapas da carreira. O MOVER é uma associação sem fins lucrativos que, por meio de conscientização, fomento ao desenvolvimento de carreiras e à inovação inclusiva de pessoas negras, visa promover e acelerar a equidade racial. Atualmente, é formado por 57 empresas que atuam de forma colaborativa.

O “MOVER o seu Futuro” busca ampliar o acesso à educação e ao desenvolvimento profissional de pessoas negras por meio de bolsas de estudo. A expectativa é de gerar 3 milhões de oportunidades de capacitação, conexão com emprego e empreendedorismo para pessoas negras até 2030.

“Juntamos diversos parceiros para oferecer oportunidades voltadas para cada momento de carreira das pessoas negras, desde aqueles que estão iniciando no mercado de trabalho, até aqueles que já estão ou almejam posições de liderança. Nossa meta é fortalecer trajetórias individuais e impulsionar mudanças estruturais no mercado de trabalho”, afirma Luciene Malta, head de Comunicação e Relações Institucionais do MOVER.

Para saber quais os melhores cursos para se inscrever, os participantes terão acesso a um teste rápido online. A partir de repostas sobre interesses pessoais e profissionais, a plataforma do MOVER indicará os cursos para o perfil de cada participante. Também será possível realizar inscrição em mais de um curso de forma simultânea.

CURSOS

Afreektech: Voltado a jovens negros interessados em tecnologia e carreiras digitais, o programa Afreektech, realizado pelo Movimento Black Money com apoio do MOVER, oferece trilhas em áreas como marketing digital com IA, ciência de dados, vendas B2B e transformação digital. O objetivo é democratizar o acesso ao mercado de tecnologia e reconhecer trajetórias por meio de certificações e uma comunidade de apoio.

Lideranças do Futuro: Desenvolvido em parceria com o Instituto Four, é um programa online gratuito destinado a profissionais negros que almejam cargos de liderança. O objetivo é desenvolver competências de gestão de carreira, liderança de alta performance e protagonismo, por meio de masterclasses com líderes renomados, além de conteúdos de autoestudo com atividades práticas e certificação.

Anhanguera Cursos Livres: Com bolsas exclusivas para pessoas negras, o programa oferece cursos livres em áreas como negócios, tecnologia e marketing. O objetivo é promover inclusão acadêmica e profissional, oferecendo formação contínua para impulsionar trajetórias de carreira. A grade contempla cinco eixos: Tecnologia e Inovação; Liderança e Gestão de Pessoas; Comunicação e Marketing Digital; Gestão Empresarial; e Sustentabilidade e Inclusão

Estácio Cursos Livres: Serão oferecidas bolsas para cursos livres e destinados exclusivamente a pessoas negras. A iniciativa busca expandir oportunidades de formação acadêmica e profissional em áreas estratégicas para o mercado de trabalho.

MOVER Mundo: Voltado a pessoas negras que desejam aprender idiomas para ampliar suas oportunidades profissionais, o programa oferece curso online gratuito em parceria com a EF. Com duração de seis meses, serão oferecidas trilhas personalizadas de aprendizagem em quatro idiomas (alemão, espanhol, francês e sueco) com foco no conteúdo geral, profissional e de negócios. Ao se inscrever, fica liberado o acesso ao curso dos quatro idiomas de uma única vez e o usuário poderá navegar pela plataforma online na formação que preferir, alternando entre eles.. Os cursos contam com certificado internacional.

MOVER Mais Negócios: Realizado em parceria com o Sebrae, a iniciativa é destinada a empreendedores negros (MEI, ME e EPP), que buscam fortalecer negócios já existentes e ampliar as oportunidades de integração com grandes empresas. O foco está em capacitação sobre temas relevantes. Ao todo, são 30 mil vagas disponíveis.  Uma outra iniciativa importante, são as rodadas de negócios e networking dos empreendedores com empresas associadas ao Mover, ao longo do ano alguns participantes são contemplados com um convite para participar desta ação.

Plataforma PROA: um curso online desenvolvido pelo Instituto, que tem como objetivo preparar jovens entre 17 e 22 anos, vindos de escolas públicas, a se capacitarem para o mercado de trabalho; o curso foca no desenvolvimento de habilidades socioemocionais e competências técnicas, além de oferecer apoio para a conquista do tão sonhado primeiro emprego.

Coletivo Coca-Cola Jovem: Curso 100% online, gratuito e ofertado em diferentes plataformas, como o Whatsapp e aplicativo, é feito para jovens em situação de vulnerabilidade social entre 16 e 29 anos. O programa capacita e conecta jovens a vagas de emprego que estejam alinhadas com os seus perfis, considerando uma base de mais de 400 empresas parceiras. O programa oferece 12 videoaulas criadas com base no conceito de nanolearning (pílulas de conteúdo) para capacitar jovens sobre o mundo do trabalho, com dicas de elaboração de plano de vida e preparação para entrevistas de emprego. Após a formação, os jovens recebem um certificado e podem se cadastrar em uma comunidade que oferece vagas exclusivas para os formandos.

 Todos os cursos serão online e possuem duração de 40 horas, com direito a certificado. As inscrições ficarão abertas até 15 de outubro neste link.

Continuar lendo

EM ALTA