Connect with us

Formação

TRANSMISSÃO – Carla Akotirene lança livro “O que é Interseccionalidade?” em Salvador!

Jamile Menezes

Published

on

carla_akotirene

Foto: Antonio Terra

Na noite do dia 21 de novembro, às 19 horas, a pesquisadora baiana Carla Akotirene lança seu primeiro livro autoral, intitulado “O que é Interseccionalidade?”, o quinto volume da Coleção Feminismos Plurais. As primeiras 200 pessoas ganharão o livro.

VEJA AQUI TRANSMISSÃO DO LANÇAMENTO E COLETIVA COM DJAMILA RIBEIRO E CARLA NA FANPAGE DO SOTEROPRETA!

A Coleção Feminismos Plurais apresenta conceitos e debates fundamentais articulados por pensadoras e pensadores negras/os numa linguagem acessível e pedagógica. Impulsionada e coordenada pela filósofa Djamila Ribeiro, foi inaugurada com o best-seller “O que é lugar de fala?”, da própria Djamila Ribeiro, obra indicada ao Prêmio Jabuti em 2018. Os livros seguintes: “O que é empoderamento?”, de Joice Berth; “O que é encarceramento em massa?”, de Juliana Borges; e o “O que é racismo estrutural?”, de Silvio Almeida; já firmaram a Coleção como uma referência de produção intelectual negra no Brasil.

Carla atravessa o Atlântico, propondo uma encruzilhada discursiva para a interseccionalidade. Apresenta sete críticas ao conceito, dialogando com Angela Davis, Ochy Curiel, Gilza Marques, Jasbir Puar, Sueli Carneiro, Patrícia Hill Collins e Houria Bouteldja. Filiando-se ao método diásporico, ela busca explicar como esta “sensibilidade analítica”, cunhada pela estadunidense Kimberlé Crenshaw, no âmbito das leis antidiscriminação e pensada pelas feministas negras, está sofrendo maus usos pelas branquitudes acadêmicas, especialmente do Norte Global.

Temas como homonacionalismo, matripotência iorubá, racismo religioso, LGBTfobia e colonialismo moderno são enunciados centrais deste volume.

VEJA AQUI TRANSMISSÃO DO LANÇAMENTO E COLETIVA COM DJAMILA RIBEIRO E CARLA NA FANPAGE DO SOTEROPRETA!

 

QUEM É ELA

Doutoranda pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Carla Akotirene é referência nacional em estudos sobre gênero, raça e feminismo e sua obra foi a quarta mais vendida da FLICA – Festa Literária de Cachoeira.  O livro conta com escritas consagradas no campo acadêmico, como a doutora em sociologia, Ângela Figueiredo, responsável pelo texto de orelha, e a doutora em estudos étnicos e africanos, Zelinda Barros, que assina a nota introdutória.

No lançamento, serão distribuídos 200 (duzentos) exemplares, uma cortesia da Lola Cosmetics. A noite contará com a participação da coordenadora da Coleção Feminismos Plurais, Djamila Ribeiro, e também com a arquiteta e escritora Joice Berth.

https://portalsoteropreta.com.br/joice-berth-djamila-ribeiro-carla-akotirene-rita-batista-e-livia-natalia-juntas/

Serviço

O que? Lançamento do livro “O que é interseccionalidade?”, de Carla Akotirene.

Quando? Dia 21 de novembro, às 19 horas.

Onde? TCA – Teatro Castro Alves.

Formação

“A Arte de Desacelerar”: Psicóloga Laura Almeida realiza encontro para mulheres exaustas

Jamile Menezes

Published

on

Laura Almeida

Um encontro criado para mulheres que chegam ao fim do ano exaustas, sobrecarregadas e cansadas de viver no automático. Essa é a proposta “A Arte de Desacelerar”, idealizada pela psicóloga Laura Almeida, que acontece neste sábado (20/12), das 9h às 12h, em Salvador.

A ideia é oferecer um espaço seguro de pausa, presença e reconexão com o corpo, possibilitando um descanso real, profundo e sem culpa.

O encontro nasce da escuta clínica e da observação constante do esgotamento emocional que atravessa a vida de muitas mulheres, especialmente no fim do ano, período marcado por cobranças, metas e excesso de demandas. A vivência convida à desaceleração como prática de cuidado, consciência e responsabilidade com a própria saúde mental.

“Para mulheres, especialmente mulheres negras, descansar nunca foi simples, é uma forma de resistência.Fomos ensinadas a funcionar, sustentar e produzir, às custas do próprio corpo. Por isso, desacelerar não é apenas uma escolha individual, é um gesto político. Descansar é recusar a lógica que mede nosso valor pela exaustão, proteger a saúde psíquica e afirmar que sobreviver não pode ser o único objetivo da vida. É reparação, um direito a nos enxergarmos como continuidade”, afirma Laura Almeida.

Psicóloga, Laura Almeida atua com foco em saúde mental, escuta sensível e processos de reconexão com o corpo, desenvolvendo práticas que questionam a lógica da produtividade excessiva e do cansaço normalizado.

Seu trabalho propõe caminhos mais sustentáveis de viver, sentir e existir, respeitando os limites do corpo e da mente. No Instagram, compartilha reflexões e conteúdos sobre autocuidado, exaustão emocional e presença consciente: @lauraalmeidapsi.

“A Arte de Desacelerar” propõe um deslocamento de olhar sobre o descanso, reconhecendo-o como uma necessidade legítima e não como recompensa. O encontro acontece em ambiente online e intimista, favorecendo acolhimento, troca e silêncio quando necessário.

Após a inscrição e confirmação do pagamento, as participantes recebem todas as orientações para acesso ao encontro.

SERVIÇO

Evento: A Arte de Desacelerar – Um encontro para mulheres exaustas

Formato: Online

Data: 20 de dezembro

Horário: 9h às 12h

Valor: R$ 147

Classificação: exclusivo para mulheres

INSCRIÇÕES AQUI.

Continue Reading

Formação

Tempo Cultural abre inscrições no Subúrbio Ferroviário

Kelly Bouéres

Published

on

Oficina de Gastronomia
BecoFilms

O projeto Tempo Cultural – Vivências em Arte e Cultura está com inscrições abertas até 14 de novembro para oficinas gratuitas voltadas a jovens e adultos do Subúrbio Ferroviário de Salvador. Idealizado pelo multiartista Saulus Castro, do Coletivo Duo, em parceria com a Enter Consultoria, o projeto chega à segunda edição entre novembro e dezembro de 2025, reafirmando o compromisso com o acesso democrático à arte e à cultura.

Com foco na formação descentralizada e na valorização de profissionais locais, o Tempo Cultural reúne artistas e educadores de áreas como gastronomia, teatro, música, fotografia, audiovisual, artes visuais e capoeira.
As inscrições podem ser feitas pelo perfil @tempocultural ou presencialmente nos locais das atividades, que terão carga horária média de 20 horas e 20 vagas por oficina.

“É sobre formar pessoas, estimular sonhos e fortalecer a autoestima de um povo que produz cultura todos os dias”, afirma Saulus Castro, idealizador do projeto.

As formações acontecem em diferentes espaços do Subúrbio — Lar Pérolas de Cristo (Coutos), Colégio Estadual Barros Barreto (Paripe), Terreiro Ilê Axé Ogodogê (São Tomé de Paripe) e ESCOLAB Subúrbio 360º (Vista Alegre) — com atividades ministradas por artistas como Marcelo Saback, Israel Barretto, Alan TK, Luan Gramacho, Luiz Gustavo e Marcos “Montanha”.

Entre os destaques, estão oficinas como Confeitaria Lucrativa, Iniciação Musical com ênfase nas musicalidades da diáspora africana, O Jogo Físico na Cena, Arte Urbana em Ação, Fotografia e Território, Da Ideia à Distribuição e Capoeira – Corpo, Ritmo e Resistência. Todas as atividades são gratuitas e dão direito a certificado.

A programação culmina na Mostra Tempo Cultural, marcada para o dia 13 de dezembro, reunindo os resultados das oficinas em performances, exposições, exibições e intervenções artísticas.

“Na primeira edição, beneficiamos diretamente cerca de 280 pessoas com as oficinas e alcançamos 700 participantes na mostra. O Tempo Cultural é um gesto contínuo de resistência, formação e afeto”, reforça Saulus Castro.

Com patrocínio da Vitarella e do Governo do Estado da Bahia, por meio do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda, o projeto reafirma seu papel como espaço de criação coletiva e valorização da arte feita nas periferias de Salvador.

SERVIÇO:

Oficinas gratuitas do projeto Tempo Cultural – Vivências em Arte e Cultura
Novembro e dezembro de 2025
Inscrições até 14 de novembro, via @tempocultural ou presencialmente nos locais das oficinas
Formulário: https://encurtador.com.br/tGAi
Entrada: Gratuita

Continue Reading

Formação

Escola Estadual Teodoro Sampaio realiza Festa Literária

Jamile Menezes

Published

on

Escola Estadual Teodoro Sampaio

A Escola Estadual Teodoro Sampaio, localizada no bairro de Pirajá em Salvador, realiza nos dias 30 e 31 de outubro, a 1ª edição da FLITEO – Festa Literária da Escola Estadual Teodoro Sampaio, com o tema “Ciranda de Saberes, Cultura de Afetos: Narrativas que nos Representam”.

O evento gratuito, das 8h às 21h, abre suas portas para estudantes, professores, artistas, pesquisadores e a comunidade em geral, com o propósito de transformar a escola em um grande território de memória, arte, espiritualidade e resistência.

Elen Fernanda

“A FLITEO é mais do que um evento. É o reflexo de uma escola que se reconhece como Kilombo contemporâneo, um espaço de produção de conhecimento vivo, feito com afeto, ancestralidade e compromisso com a transformação social”, afirma a curadora Elen Fernanda.

Para ela, o evento reafirma o papel do Teodoro Sampaio como referência na promoção de uma educação antirracista e plural. “Pirajá é um território onde as memórias africanas e indígenas estão pulsantes. Trazer essa história para o centro da festa é um gesto político e pedagógico de pertencimento.”

Jocevaldo Santiago

A programação inclui mesas de diálogo, oficinas, lançamento de livros, concurso literário, sarau poético, apresentações artísticas, performances, teatro e exposições.

De acordo com o produtor executivo da FLITEO, Jocevaldo Santiago, o evento representa um marco histórico para a comunidade escolar.

“A Festa é uma grande celebração de tudo que tem sido construído nos últimos anos pós-pandemia. Apesar dos desafios de estar em um bairro periférico, o Teodoro tem criado novas narrativas para a educação, revelando que o conhecimento é um ato de esperança e resistência. Fazer a FLITEO é reafirmar um propósito: acreditar que a educação é capaz de transformar vidas.”

SERVIÇO:

FLITEO – 1ª Festa Literária da Escola Estadual Teodoro Sampaio
Tema: Ciranda de Saberes, Cultura de Afetos: Narrativas que nos Representam
Data: 30 e 31 de outubro de 2025
Horário: 8h às 21h
Local: Escola Estadual Teodoro Sampaio – Bairro de Pirajá, Salvador – BA
Entrada gratuita e aberta ao público

Continue Reading

EM ALTA