Connect with us

Formação

Bloco Os Negões oferece oficinas de Estamparia, Alegoria, Corte, Costura e Modelagem

Jamile Menezes

Published

on

dresscoração
os-negoes-

Foto: Rosilda Cruz

Quer conhecer os bastidores de criação de um Bloco Afro, com suas alegorias, figurinos e beleza? O Bloco os Negões, celebrando 35 anos neste Carnaval 2017, dará esta oportunidade. Serão promovidas, em parceria com a marca de sandálias Ipanema, as “Oficinas de Verão”, a partir do dia 12 de fevereiro. As inscrições são gratuitas.

Nas oficinas, que acontecerão na sede do Bloco, na Vasco da Gama, o público poderá aprender conceitos e práticas de Estamparia, Alegoria, Corte, Costura e Modelagem, com artistas plásticos, costureiras, designers, entre outros criadores.  Além do conhecimento, serão dadas fantasias aos participantes das oficinas, que desfilarão em ala exclusiva no cortejo do Campo Grande. Este ano, o Bloco Os Negões virá com o tema “O Mensageiro”, em referência à entidade Exú., conhecido como o que se comunica entre os Orixás.

“Trazendo isso para nossa realidade, pensamos em conectar mensageiras e mensageiros sociais que movem o carnaval de tradições e os movimentos culturais da cidade de Salvador” – Paulo Roberto Nascimento, presidente do Os Negões.

dresscoração

Dresscoração – Banco de Imagens

As “Oficinas de Verão” também ocorrem no âmbito do projeto #SouDessas, da Ipanema, que já ocorre no Rio de Janeiro e tem como objetivo dar visibilidade para “mulheres incríveis que fazem o carnaval”.  Para se inscrever, interessados tem até dia 21/02 e devem ser feitas pela internet.

Veja o que será oferecido: 

  • Oficina I – Estamparia manual

           Técnicas e prática mediada pela designer e estilista Loo Nascimento da Dresscoração Conectores: Tamara Nascimento da Ofá Bèmin, Tiago Ramsestencil, artista visual especializado em estêncil, Lucas Batatinha, artista plástico especializado em arte gráfica de estamparia)

 

  • Oficina II – Alegoria e peças alegóricas

A oficina será mediada por Julio Costa do Projeto MUSAS (Museu Street Art de Salvador). Conectores: Ananda Santana, grafiteira e ilustradora, Alan Costa e Rogério Teodoro, da AfroBapho, performance e peças alegóricas.

 

  • Oficina III – Corte, costura, modelagem e finalização de peça

Mediado por Tamara Nascimento da Ofá Bèmin. Conectores: Jaci Mendes e Hilda Correia, ambas costureiras da comunidade do Dique do Tororó, Loo Nascimento, da Dresscoração,  Rey Vilas Boas – designer e Vinicius Carmezim da Ziê.

 

Mais informações em (71) 991279607 / 988361271

Formação

Instituto Steve Biko inscreve para Aulão Enemgrecido 2025

Jamile Menezes

Published

on

Instituto Steve Biko

Celebrando 33 anos em 2025, o Instituto Steve Biko realiza mais uma edição do Aulão Enemgrecido, iniciativa realizada pela coordenação do pré-vestibular que tem  o objetivo de revisar, de forma descontraída e integrada, os conteúdos que poderão ser cobrados nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Este ano, o Aulão acontece no dia 2 de novembro (domingo), das 8h às 17h, na Reitoria do IFBA (Canela).

Na oportunidade, estudantes, professores e o corpo técnico do Pré-Biko estarão juntos em um grande encontro durante todo domingo, com questões comentadas pelos professores/as, atividades para potencializar a preparação dos estudantes, apoio psicossocial, música, poesia, sorteios de livros e brindes.

O Aulão Enemgrecido acontece anualmente e proporciona aos estudantes um momento para fortalecer não só o estudo, como apoiar suas trajetórias de aprendizado.

As inscrições devem ser realizadas até o dia 27 de outubro. Atente para os detalhes: a taxa colaborativa é de R$30 (trinta reais), com direito a almoço e apostila. Ou R$ 25 (vinte e cinco reais) somente a apostila. O pagamento deve ser feito até o dia 27 de outubro por meio da seguinte Chave Pix – CNPJ: 01451334000144. 

Após o pagamento, o interessado deve anexar o comprovante no espaço destinado no formulário de inscrição. Somente a pessoa inscrita poderá participar do Aulão Enemgrecido.

Instituto Steve Biko & Utilidade Pública

O Instituto recebe o nome do líder sul-africano, Steve Biko, grande referência da luta contra o Apartheid na África do Sul. Fundado em 31 de julho de 1992, o ICSB é fruto da ação inovadora de jovens militantes negros e negras que criaram o primeiro curso, no Brasil, destinado a formação política e preparação sistemática de estudantes negros e negras para o acesso às universidades, sendo considerado o primeiro Quilombo Educacional do Brasil.

O curso Pré-vestibular já benefíciou muitos estudantes negros e negras da cidade de Salvador, a partir da abertura de editais públicos anuais para inscrições para que os selecionados sejam preparados para o acesso ao ensino superior.

Olívia Santana

Deputada Estadual Olívia Santana

Em reconhecimento a esta trajetória, foi aprovado na tarde desta quarta-feira, 21 de outubro, o PL 25.977/2025 de autoria da deputada estadual Olívia Santana (PC do B), que torna o Instituto Cultural Steve Biko como de utilidade pública. Em suas redes sociais, a deputada afirmou que o reconhecimento fortalece o trabalho da instituição.

“Esse reconhecimento fortalece o trabalho da instituição, que há anos atua na formação, inclusão e valorização da juventude negra. Com essa conquista, o Instituto poderá ampliar suas ações e garantir novos investimentos para continuar transformando vidas por meio da educação e da consciência racial. O vereador Silvio Humberto é um dos mais importantes quadros da Biko, fundador desse destacado quilombo educacional”, enalteceu a deputada.

O PL segue para sanção do governador Jerônimo Rodrigues.

Aulão Enemgrecido
📅 Data: 02/11/2025 (domingo)
⏰ Horário: 8h às 17h
📍 Local: Reitoria do IFBA – Av. Araújo Pinho, 39, Canela, Salvador-BA

INSCRIÇÕES AQUI até 27 de outubro.

Continue Reading

Artes

Projeto Identidades chega no Colégio Naomar Alcântara em Cajazeiras

Jamile Menezes

Published

on

Projeto Identidades

O Projeto Identidades realiza sua quarta atividade no dia 29 de outubro (quinta-feira), às 14h, na Escola Estadual Deputado Naomar Alcântara – Tempo Integral, localizada no bairro de Cajazeiras, em Salvador.

Realizado pela Associação Cultural Quero Ver o Momo, o encontro convida os estudantes a refletirem e dialogarem sobre ilustração e desenho sob a perspectiva do tema “Ilustro e desenho como quem escolhe brincar e viver”. A proposta é de apresentar novas formas de compreender a arte e os trabalhos manuais como ferramentas essenciais no processo de aprendizagem e expressão identitária.

A roda de conversa contará com a participação do quadrinista Darwiz Bagdeve, autor de Kairu-Edé – Guerreiro Fantasma; do escritor e ilustrador Chao Gizan; e da estudante Maria Antônia Vicente, da própria instituição, com mediação da educadora e escritora Karla Daniella Brito.Após o bate-papo, os estudantes participarão de uma oficina prática de ilustração e desenho, ministrada por Chao Gizan, em que poderão experimentar técnicas e linguagens artísticas de forma criativa e autoral.

A iniciativa integra o ciclo de ações do Projeto Identidades, que tem como propósito envolver estudantes de Salvador e Região Metropolitana em vivências artísticas e educativas voltadas ao fortalecimento do pertencimento étnico-racial, à valorização das culturas afro-brasileira e indígena, e à promoção de uma educação afrocentrada e plural.

O Projeto Identidades é uma realização da Associação Cultural e Carnavalesca Quero Ver o Momo e foi contemplado nos Editais da Política Nacional Aldir Blanc e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura do Estado via PNAB, direcionada pelo Ministério da Cultura – Governo Federal.

 

Continue Reading

Formação

Umbu Comunicação realiza 4ª edição do projeto Encontros Negros

Jamile Menezes

Published

on

Umbu Comunicação

O Encontros Negros 2025 – Salvador chega a sua 4ª edição reafirmando Salvador como palco nacional do pensamento negro brasileiro. Realizado nos dias 06 e 07 de novembro pela Umbu Comunicação, no Cineteatro 2 de Julho (Federação), o evento reunirá artistas, pesquisadores, comunicadores e lideranças negras de diferentes áreas para dois dias de debates, trocas e celebração da intelectualidade e da cultura negra contemporânea.

Entre os convidados confirmados estão nomes de destaque nacional, como MV Bill (escritor, rapper e ativista), Michel Alcoforado (antropólogo e especialista em comportamento e consumo), Kmila CDD (cantora e compositora), Raoni Oliveira (jornalista e comunicador), Marcos Valentim (doutor em História e comentarista da Globo), Tiago Reis (jornalista e repórter da TV Bahia) e Jéssica Almeida (publicitária e estrategista de marca).

As mesas terão mediação de Cleidiana Ramos, jornalista, doutora em antropologia, pesquisadora e professora;  Midiã Noelle, jornalista, mestra em Cultura e Sociedade e fundadora do Instituto Commbne; Marina Aragão, jornalista e atua como repórter esportiva na TVE Bahia; e Beatriz Almeida,  jornalista, co-fundadora e diretora de projetos da plataforma Pagode Por Elas e do Selo Musical Som Por Elas.

O projeto é promovido pela Umbu Comunicação & Cultura e conta com o apoio da  Associação Baiana do Mercado Publicitário (ABMP), da Livraria LDM, da Imagem Digital, do Bloco Alvorada, da produtora DMTZ e do Governo do Estado da Bahia, por meio da parceria com o IRDEB.

Programação

06 de novembro (quinta-feira)

14h – Mesa 1: Sinfonia Preta – Ecos de Resistência e Existência
Convidados: Kmila CDD e MV Bill
Mediação: Beatriz Almeida

16h – Mesa 2: Comunicar é Reivindicar – Vozes Negras e o Poder da Narrativa
Convidados: Raoni Oliveira e Jéssica Almeida
Mediação: Midiã Noelle

07 de novembro (sexta-feira)

14h – Mesa 3: Além das Quatro Linhas – Racismo no Esporte em Campo Aberto
Convidados: Tiago Reis e Marcos Valentim
Mediação: Marina Aragão

16h – Mesa 4:- Os negros, a mídia, o consumo e a riqueza no Brasil

Convidado: Michel Alcoforado
Mediação: Cleidiana Ramos

Continue Reading

EM ALTA