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Opinião

#Artigo – Eleições 2020 e a questão racial, uma pauta menor? – Por Luciane Reis

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O economista Elias Sampaio escreveu   sobre a candidatura da “Negona da cidade”, a pedagogo Olivia Santana para a prefeitura de Salvador.  Estamos falando de uma mulher negra com a nossa história e cara legitimada em convenção da sua legenda partidária como pré candidata a prefeita para  dirigir a cidade mais negra fora da África.  Militante histórica das causas negras, Olívia Santana foi titular da Secretaria de Educação e Cultura de Salvador, ganhando destaque pela implantação do Sistema Informatizado de Matrícula e do ensino da História da África e da Cultura Afro brasileira. Em 2012, foi candidata a vice-prefeita de Salvador, na chapa de Nelson Pelegrino (PT) naquele momento o partido entendeu que essa era  a forma de incluir a população negra, nos oferecendo o papel de coadjuvante no processo.

Estamos falando de uma mulher e negra que  se parece conosco e tem nossas histórias e trajetórias como marca de sua caminhada pela vida pública e profissional. Sim! Olivia, assim como uma parcela significativa da cidade é  filha de uma empregada doméstica com um marceneiro. Nascida nas periferias ao lado dos bairros ricos que nos ignora  a exemplo da  comunidade de Ondina, Olivia vem parafraseando Elias Sampaio “ com a tarefa de quebrar a hegemonia colonial intocada desta cidade”. Ouso a ir mais longe e dizer que ela como os demais nomes negros colocados no pleito,  vem como portadora da esperança negra de alteração de uma realidade que vem secularmente produzindo pobreza e dores em relação a uma cidade que nos explora enquanto identidade cultural, mas ignora interferindo em qualquer possibilidade de melhoria de vida ou do que as mulheres negras chamam de “Bem Viver”.

Este 20 de novembro vêm com o sabor e a certeza de “Desobediência racial como afirma a socióloga  e também candidata a prefeitura Vilma Reis. As candidaturas negras colocadas no pleito, traz o recado de que não estamos mais dispostos a ter “ nomes que não os nossos ” como portadores de nossas lutas, histórias e demandas. Não estamos mais dispostos a ter nomes que somente viram aliados  de 4 em 4 anos,  ainda que de  esquerda  e até mesmo de pele escura.  Os critérios mudaram e a  campanha “ EU QUERO ELA ” ,  nascida dentro do   bar de uma das matriarcas negras Alaíde do Feijão, tem uma participação singular sobre a conjuntura que vem   deixando um outro recado para a cidade e  partidos baianos  de alteração do que viemos construindo como parceria negra partidária até os dias de hoje. A campanha traz para o centro do debate do pleito de 2020,  o recado de que nós homens e mulheres negras,  não somos mais parceiras de  projetos políticos onde o protagonismo e o  centro do debate não é a população negra.

Foto Amanda Oliveira

 

 A campanha chega imbuída de apresentar à cidade de Salvador e aos  nascidos nas periferias vulnerabilizadas soteropolitanas que é preciso pensar uma cidade que inclua gente e neste sentido não existe case maior de sucesso do que o do Movimento social negro brasileiro que como bem afirma o vereador e também pré candidato a prefeito Silvio Humberto, é especialista em administrar gente. São as organizações negras que ao longo da história vem alterando a vulnerabilidade social, cidadã e econômica negra.

É neste cenário de lutas e experiência em potencializar o que as pessoas sabem fazer que, que Olivia como um dos primeiros nomes para a prefeitura com capacidade de  construir  “envolvimento”  e não desenvolvimento  social e econômico para  80% de uma população desrespeitada, violada e ignorada por um  aristocracia  branca, patriarcal e racista que governa o lugar mais negro fora do continente africano,  com toda sua arrogância por mais de 470 ininterruptos e longos anos.

Não será uma tarefa fácil seja para Olivia ou os demais nomes no pleito, mas, em princípio, Olivia que é o primeiro nome posto  não estará só como ressalta Elias.  E neste sentido fica como tarefa para cada pessoa que circula por essa cidade e  ver todas as gerações negras (crianças, jovens, adultos e idosos), circulando como farrapos humanos descartáveis,  a tarefa  de tornar cada espaço seu  digital ou não   espaço de reverberação dos nomes e história destes que temos certeza seja como candidato a prefeito ou vereador, ser  comprometidos com  nossa luta cotidiana.  Cabe a nós que não suportamos mais ver a população negra vivendo nas piores situações, fazer esses nomes  adentrar os bairros de Salvador,  como fio de esperança e possibilidade de construção de uma cidade humanizada onde os netos, filhos, sobrinhos, amigos e amantes destes que sempre nos exploraram acharam que podem governar não sejam os protagonistas e vencedores deste pleito.

 Olivia da mesma forma que os demais nomes posto,  surge com a  capacidade real de como debatemos no bar Mestiços, durante o dialogo puxado pelo mandato do vereador Silvio Humberto, mostrar que “ nos importamos com essa cidade e temos outro modelo de gestão que presa por  fazer o  “ mundo da branquitude que conta muito em Salvador ainda que seja minoria, se encontrar com o mundo negro ignorado” de uma maioria.

As campanhas negras para prefeito e em especial para vereador, traz para o centro do debate a possibilidade real de se construir desenvolvimento incluindo e compartilhando. Não estou aqui divagando sobre um mundo mítico, tenho plena consciência de que ela da mesma forma que os demais, caso tenha sucesso no pleito continuará sendo uma pessoa negra em qualquer movimento que faça enquanto gestora de uma cidade onde os brancos sempre enriqueceram  com os negros. Sei que consolidando sua vitória e de nossos vereadores e vereadoras presentes nas trincheiras de luta diária, virá a tona todos os problemas raciais invisibilizados até os dias de hoje quando se fala de pessoas  negra nesta cidade e neste sentido “ Querer Ela “ é romper com uma hegemonia que ousa nos ignorar dentro e fora dos partidos.

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Parentalidades negras: Dói Gerar? – Por Aline Lisbôa

Jamile Menezes

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Aline Lisbôa

Aos 20 anos, ganhei minha primeira filha. Lembro que o meu maior desespero, naquele momento, não foi a maternidade em si, mas o medo de me tornar mais uma “guerreira”. Essa palavra, tantas vezes usada como elogio, sempre me soou como uma armadilha. “Guerreira” era o nome dado às mulheres negras que eu via à minha volta — sempre fortes, resilientes, mas quase nunca acolhidas. Mulheres que aprendiam cedo a engolir o cansaço e a transformar dor em sobrevivência.

Gerar uma menina preta, portanto, foi uma experiência marcada por aflições e esperança. Eu já tinha letramento racial suficiente para compreender que amar, dentro de um contexto desigual, iria me doer. Não porque o amor fosse escasso, mas porque amar uma criança negra em um país racista é um ato político — e, como todo ato político, carrega resistência e feridas.

Chorei e senti medo por longos nove meses. Idealizei a infância da minha filha e, inevitavelmente, revisitei as dores da minha. Cada contração parecia carregar também o peso das minhas histórias e de todas as meninas pretas que tiveram sua doçura interrompida cedo demais.

Mas a maternidade também me devolveu à criança viva que ainda existia dentro de mim. Quando minha filha sofreu seu primeiro episódio de violência racial, senti algo que nunca havia sentido antes: uma força ancestral que me empurrava a reagir. Era como se, naquele instante, eu fizesse as pazes com o silêncio imposto à menina que eu fui. Pela primeira vez, não calei. Escrevi, falei, denunciei. A maternidade, para mim, tornou-se um espaço de elaboração e cura coletiva.

A partir daí, passei a acreditar mais profundamente na potência transformadora do letramento racial nas famílias negras. É por meio dele que compreendemos o funcionamento do racismo estrutural e as relações desiguais entre pessoas negras e brancas — um sistema que atravessa as infâncias, molda oportunidades e define afetos. Educar uma criança negra sem esse entendimento é deixá-la vulnerável a uma violência que, muitas vezes, começa na escola, nas telas, ou no olhar do outro.

O letramento racial, portanto, não é um luxo intelectual: é uma ferramenta de sobrevivência e dignidade. Ele nos ajuda a nomear as dores, a identificar o racismo, e a responder a ele com consciência e estratégia — não mais com silêncio e culpa.

Lembro-me da matriarca da minha família, minha bisavó Celina. Mulher preta, sem estudos formais, mas dona de uma sabedoria que hoje reconheço como ancestral. Ela entendia, à sua maneira, o funcionamento do mundo e sabia como proteger seus filhos, netos e bisnetos. Sua forma de amor era também resistência. Celina não falava de “letramento racial”, mas vivia a prática da reexistência todos os dias — ensinando-nos a caminhar com dignidade mesmo quando o caminho era de pedras.

Hoje, quando olho para minha filha, percebo que gerar uma criança preta foi, acima de tudo, um ato revolucionário. Porque gerar, nesse corpo e nesse tempo, é também desafiar o projeto histórico que tentou nos apagar. E ser mãe/pai negros, com consciência racial, é transformar o medo em força, o silêncio em palavra, e o amor em luta.

Aline Lisbôa é mulher, negra, nordestina, mãe, educadora antirracista, consultora de diversidade, equidade e inclusão, pedagoga, psicopedagoga e pesquisadora, além de articulista e escritora. Seu livro “Quantos sim cabem em um não” está disponível AQUI. 

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Opinião

Trançar é trabalho: o reconhecimento oficial é vitória, mas a luta continua

Iasmim Moreira

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Trançar

Em junho de 2025, o Brasil deu um passo histórico: a profissão de trancista foi oficialmente reconhecida na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), sob o código 5193-15. Isso significa que o Estado, através do Ministério do Trabalho e Emprego, reconhece, de forma tardia, que trançar cabelos é ofício, é arte, é cuidado, é economia viva. E mais do que tudo isso: é trabalho.

O reconhecimento representa uma conquista fundamental para milhares de mulheres, em sua maioria negras, que sustentam suas casas e comunidades com as mãos, os fios e os saberes ancestrais que atravessam gerações. Trata-se de uma reparação simbólica e política, que marca o início de uma nova etapa para essas profissionais: a da reivindicação por direitos reais.

Mas é preciso deixar claro: esse reconhecimento, apesar de histórico, não resolve os problemas estruturais enfrentados pelas trancistas no cotidiano. A informalidade ainda é massiva. A precariedade também.

Trançar é estar horas seguidas em pé, muitas vezes sem pausas, sem ergonomia adequada, sem alimentação garantida. É adoecer com dores musculares, tendinites, varizes e não ter acesso a atendimento médico regular ou benefícios trabalhistas. É trabalhar em casa, dividindo o espaço com filhos pequenos, improvisando berços ao lado da cadeira de trança. É ser artista, psicóloga, educadora — tudo isso num ambiente que raramente é chamado de “profissional”.

Além do desgaste físico e emocional, existe o estigma. Por muito tempo, a atividade foi vista como “bico”, “coisa de quem não tem estudo”, ou “trabalho informal de periferia”. Esse racismo estrutural que desvaloriza o fazer preto, que silencia os saberes afrocentrados, também se manifesta nas ausências do Estado: não há linhas de financiamento específicas para esses negócios, nem políticas de formação técnica acessíveis, nem políticas de saúde do trabalho voltadas à realidade dessas mulheres.

O reconhecimento na CBO precisa ser mais que um selo burocrático. Ele deve abrir caminhos para políticas públicas efetivas: acesso facilitado à formalização, capacitação profissional gratuita, inclusão previdenciária, incentivos para empreendedoras da beleza negra, cuidados com a saúde física e mental dessas profissionais. Precisa ser prioridade nos planos municipais e estaduais de economia criativa, de cultura e de geração de renda.

Também é hora de rever o que se entende por “profissão”. O saber que vem da oralidade, da prática cotidiana e da vivência comunitária precisa ser valorizado tanto quanto aquele que vem da academia. Os saberes se der trancista são ensinados de mãe pra filha, de amiga pra amiga, nas vielas, nos quintais e nos salões. E isso é educação também. Isso é conhecimento.

Reconhecer as trancistas é reconhecer o valor da cultura afro-brasileira, a potência das periferias e a força das mulheres negras que movem o país com suas mãos. É legitimar que fazer trança é mais que estética — é identidade, resistência e construção de futuro.

Hoje, o nome das trancistas está, enfim, no papel. Mas a dignidade do trabalho vai além da formalidade. Exige investimento, cuidado e respeito. Porque trançar é trabalho. E como todo trabalho, merece ser protegido, valorizado e vivido com dignidade.

 

Por Iasmim Moreira

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Opinião

CONAPIR 2025: É hora de romper a narrativa que autoriza a morte de pessoas negras – Por Luciane Reis

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CONAPIR

A Conferência Nacional de Igualdade Racial precisa confrontar o discurso oficial de segurança pública que desumaniza e extermina corpos negros no Brasil.

Enquanto o Brasil se prepara para a Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CONAPIR) de 2025, um tema precisa ocupar o centro do debate: como a narrativa oficial sobre segurança pública tem sustentado o genocídio da população negra, especialmente nas periferias urbanas.

Na Bahia, estado com a maior população negra do país, há mais de 30 anos se reforça um discurso de combate ao crime centrado em repressão e militarização. O resultado é conhecido: altíssimos índices de letalidade policial, sobretudo contra jovens negros. Mas o mais alarmante é que essa política vem acompanhada de uma comunicação que normaliza a violência estatal.

A linguagem da “guerra às drogas”, do “confronto” e do “bandido abatido” desumaniza as vítimas e esvazia o debate público. A sociedade é anestesiada por uma narrativa que transforma assassinatos em estatísticas e legitima a violência como forma de controle social.

O silêncio coletivo diante dessas mortes não é natural — ele é construído. É produto de uma comunicação estratégica que define quem deve ser temido, controlado ou eliminado. E os meios de comunicação, ao reproduzirem as versões oficiais sem questionamento, reforçam essa lógica.

A CONAPIR 2025 não pode ignorar esse pacto de silenciamento. Se pretende ser um marco real na promoção da igualdade racial, precisa enfrentar esse modelo de segurança e a forma como ele é comunicado. Isso significa:

  • Exigir uma comunicação pública antirracista, que enfrente os estigmas históricos contra a população negra;
  • Estabelecer protocolos responsáveis para a cobertura midiática de violência, que respeitem os direitos humanos;
  • Apoiar a mídia negra e periférica, que já produz contra-narrativas fundamentais;
  • Revisar as políticas de segurança com foco em cuidado, prevenção e reparação racial, e não em extermínio.

Segurança pública não é sinônimo de controle e morte. É direito à vida com dignidade, especialmente para aqueles que historicamente foram alvos do Estado.

Sem romper com essa narrativa que mata e silencia, não haverá igualdade possível.

A CONAPIR tem a chance de começar esse novo capítulo. Que não seja mais uma conferência de promessas — mas o início de uma reescrita coletiva da história, onde a vida negra não seja exceção, mas regra.

 

Luciane Reis é Comunicóloga, graduada em Publicidade e Propaganda pela UCSAL, especialista em Produção de Conteúdo para Educação e mestra em Desenvolvimento e Gestão pela UFBA e CEO Mercafro

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