Moda
Future Face Global 2023 vai selecionar modelos negras em Salvador

Pela primeira vez na história na moda global está sendo realizado a maior pesquisa e seleção de modelos negros do mundo: o Future Face Global 2023. O projeto é idealizado por Elizabeth Elohor, ex-miss Nigéria, CEO e fundadora da Beth Models, primeira agência de modelos internacional da África.
O Future Face Global 2023 já está acontecendo em diversos países na África e chega ao Brasil, em Salvador, através da escritora e empresária Eliana Oliveira, que é CEO e Editora Chefe da revista internacional Magazine Le Afrique Style Brazil.
A revista é responsável por publicar matérias inéditas e exclusivas do lifestyle africano, trazendo a realidade e legitimando todas as áreas de negócios, como: a moda, saúde, beleza, música, gastronomia, turismo, celebridades, artes, personalidades africanas, e a realeza africana, ou seja, famílias tradicionais de origem reais atuantes na sociedade africana, entre outros temas.
A seletiva Future Face Global 2023 acontecerá no dia 9 de setembro, e as inscrições podem ser feitas através do cadastro enviado por e-mail. É aberto para todos os afrodescendentes brasileiros
A agência tem em seu casting alguns dos modelos de maior sucesso, como Mayowa Nicholas Davidson Obennebo, Victor Ndigwe, Nneoma Anosike, Chika Emmanuella, Toyin Yusuf, Jeffery Obed, Tobi Momoh, Chisom Okeke, Olaniyan Olamijuwon, Nora Omeire, Jeff Cubahiro, Godwin ‘Okereuku, Peter e Paul Ohunyon, David Folarin, Ireoluwa Ajayi, entre outros.
Essa ampla busca atrairá candidatos de todos os cantos do mundo, com o objetivo de descobrir talentos promissores. Dos numerosos candidatos, um seleto grupo de 20 finalistas competirá diante de membros da indústria e de um experiente painel de jurados. O prêmio final não é apenas o título e o prêmio em dinheiro, mas também a oportunidade de estabelecer uma carreira de modelo de sucesso e obter as habilidades necessárias para o sucesso a longo prazo na altamente competitiva indústria da modelagem e da moda internacional.
As inscrições estão abertas para todos os candidatos de diversos estados, basta se inscrever no e-mail enviando fotos, medidas e um vídeo simples até no dia 9 de setembro. O vídeo deve constar a candidata andando, para que a produção tenha uma ideia de postura e passarela. Pode ser feito pelo celular.Todos os candidatos irão ser orientados de acordo com a organização da Beth Models, o traje no dia 9 é preto total.
Inscrições no Brasil: leafriquestyle@gmail.com
Salvador- Seleção presencial no dia 9 de setembro no Espaço Xisto Bahia.
Horário: 9h às 13h
Conheça e saiba mais no site oficial.
Moda
SESI Casa Branca recebe Oficina de Moda e Passarela com Carlos Cruz

O Sesi Casa Branca, Caminho de Areia, sedia a Oficina de Moda e Passarela nos dias 13, 20 e 27 de agosto, sempre às quartas-feiras, das 14h às 18h. A atividade integra o Ciclo de Workshops Moda e Figurino, promovido pelo SESI Bahia em parceria com o projeto Periferia do Futuro, e é voltada à formação de novos talentos no setor da moda.
Carlos Cruz, modelo internacional e diretor de casting do São Paulo Fashion Week e da Casa de Criadores, conduz os encontros. A formação é gratuita, com certificação garantida, e atende jovens entre 16 e 70 anos, residentes em bairros periféricos de Salvador e Lauro de Freitas, com histórico de escolarização na rede pública. O traje preto é obrigatório, e os participantes em destaque poderão ser agenciados pela PJT Model, agência dirigida por Carlos Cruz e Sivaldo Tavares, que possui o maior casting negro de Salvador.
O projeto Periferia do Futuro nasceu da vivência de Cruz com a falta de acesso a oportunidades para pessoas negras e periféricas no setor da moda. A proposta é formar e valorizar talentos criativos por meio de metodologias que combinam expressão, atitude e construção de imagem, conectando novos profissionais ao mercado. As inscrições são limitadas e podem ser feitas gratuitamente pelo Sympla.
Serviço
Oficina de Moda e Passarela com Carlos Cruz
Datas: 6, 13, 20 e 27 de agosto (quartas-feiras)
Horário: das 14h às 18h
Local: Sesi Casa Branca, Caminho de Areia – Salvador /BA
Traje: preto
Certificação garantida
Realização: SESI Cultura Bahia e Centro Cultural SESI Casa Branca
Produção: Mil Produções Artísticas
Parceria: Fábrica Cultural, Condomínio Bahia Têxtil, Sindvest, SENAI CIMATEC e SENAI Dendezeiros.
Moda
Ciclo de Workshops Moda e Figurino recebe Goya Lopes e Carlos Cruz na Cidade Baixa
Moda
MUNCAB recebe estilista Isa Isaac Silva no 8º encontro do projeto Porto dos Saberes

O Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (MUNCAB) sedia no próximo sábado, 2 de agosto, o oitavo encontro do projeto Porto dos Saberes, com a presença da estilista e empreendedora Isa Isaac Silva. A programação tem início às 14h com uma visita mediada às exposições do museu, seguida, às 15h, da palestra “Costurando identidades: A moda como Linguagem e Caminho”, conduzida por Isa. A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas no site oficial do MUNCAB.
A atividade propõe uma conversa sobre moda, ancestralidade, linguagem e transformação social a partir de um fazer criativo anticolonial. Estilista baiana radicada em São Paulo, Isa é fundadora da Isa Isaac Silva Brand, marca que valoriza a diversidade de corpos, gêneros e culturas. Com inspiração em heranças afro-indígenas e princípios de sustentabilidade e inclusão, suas criações já passaram por importantes passarelas da moda nacional, como a Casa de Criadores e o São Paulo Fashion Week. Reconhecida por seu ativismo estético e político, ela utiliza a moda como instrumento de resistência e afirmação de narrativas negras, indígenas, trans e periféricas.
O projeto Porto dos Saberes é promovido pela Amafro por meio do Programa de Isenção Fiscal Viva Cultura, da Prefeitura de Salvador, com apoio da Secretaria Municipal da Fazenda (SEFAZ), da Secretaria de Cultura e Turismo (SECULT) e da Fundação Gregório de Mattos (FGM). A iniciativa promove encontros com intelectuais negros e personalidades de diversas áreas, articulando debates, visitas mediadas e ações formativas voltadas à construção coletiva de conhecimento.
Em 2025, o projeto já contou com participações de nomes como Erika Malunguinho, Monique Evelle, Aldri Anunciação, Dra. Lívia Vaz, Vilma Reis, Val Benvindo e Midiã Noelle, consolidando-se como uma plataforma de fortalecimento do pensamento negro contemporâneo.
Além das palestras, o Porto dos Saberes também promove visitas gratuitas para instituições públicas de ensino, coletivos e organizações sociais, e aproxima estudantes universitários de empresas situadas no entorno do Porto de Salvador, ampliando o diálogo entre juventude negra, mercado de trabalho e valorização das culturas afro-brasileiras.
SERVIÇO
O quê: Palestra “Costurando identidades: A moda como Linguagem e Caminho”, com Isa Isaac Silva
Quando: Sábado, 2 de agosto de 2025
Horário: Visita mediada às 14h; palestra às 15h
Onde: Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira – Rua das Vassouras, 25, Centro Histórico, Salvador/BA
Inscrições: Gratuitas, com 20 vagas disponíveis. Acesse: www.museuafrobrasileiro.com.br/index.php/projeto-porto-dos-saberes/
-
Opinião9 anos atrás
“O incansável e sempre ativo pau grande e afetividade do homem negro” – Por Kauê Vieira
-
Literatura9 anos atrás
Davi Nunes e Bucala: uma literatura negra infantil feita para sentir e refletir
-
Literatura8 anos atrás
A lírica amorosa da poetisa Lívia Natália em “Dia bonito pra chover”! – Por Davi Nunes
-
Formação6 anos atrás
Conheça cinco pensadores africanos contemporâneos que valem a pena
-
Audiovisual2 anos atrás
Filme “Egúngún: a sabedoria ancestral da família Agboola” estreia no Cine Glauber Rocha
-
Cultura2 anos atrás
Orquestra Agbelas estreia em Salvador na festa de Iemanjá
-
Música2 anos atrás
Ex-The Voice, soteropolitana Raissa Araújo lança clipe da música “Aquele Momento”
-
Carnaval3 anos atrás
Bloco Olodum libera venda do primeiro lote de abadás com kit promocional