Artes
Grupo É Ao Quadrado realiza cortejo performático em Alto do Cabrito

Antecipando já a celebração dos seus 30 anos de fundação, o Grupo Cultural É Ao Quadrado realiza o projeto “Elevando potências, cultura, periferia e arte-educação”, com uma programação diversa a ser realizada na comunidade do Alto do Cabrito, Subúrbio de Salvador, até abril de 2026. No dia 21 de setembro (domingo), acontece o “Cortejo Bem-Vinda Primavera”, com concentração às 8h no final de linha do Alto do Cabrito até a Rua Cabritolândia.
Na ação, aberta ao público, a comunidade do Alto do Cabrito se une para celebrar a chegada da primavera com um grande cortejo festivo. O evento pretende valorizar e mostrar a força dos talentos locais, promovendo a integração entre diferentes gerações e manifestações artísticas do bairro. Estarão presentes diversas escolas e grupos do Alto do Cabrito, que se unirão para mostrar a riqueza cultural e esportiva da região.
Dentre os participantes locais do cortejo estarão o Centro de Estudos da Língua e Cultura Galegas (CELGA), o Centro Educacional Oliveira Nunes (CEON), o Grupo de Capoeira Karkará, e os projetos esportivos Sonhar é Viver, o Taekwondo Mestre Adailton e o Jiu-Jitsu do E² – que incentivam a prática do esporte entre crianças, adolescentes e jovens.
Para animar o percurso, o cortejo contará com a energia contagiante da Banda de Percussão do E² e a alegria dos artistas em Pernas de Pau do Grupo, garantindo um espetáculo diverso.
Em outubro, será a vez da “Semana da Criança”, uma tradição no Teatro E² que desde a sua fundação, vem celebrando de forma ininterrupta a arte e cultura dedicada às crianças do bairro. De 6 a 11 de outubro, das 17h às 19h30, a programação incluirá exibições de cinema, apresentações de pernas de pau, teatro, dança, percussão, além de brincadeiras e oficinas de desenho, grafite e música. As atividades acontecerão no Teatro E², localizado na Rua Adilson Leite, 39-E, em Alto do Cabrito.
“Será uma semana de celebração com mostras de todas as linguagens artísticas trabalhadas pelo grupo. Levaremos personagens infantis, coreografias, grupos culturais de outros bairros periféricos como convidados e bandas de percussão. A Semana da Criança é uma tradição do Teatro E² e incluirá apresentações teatrais, oficinas de arte, contação de histórias, jogos, brincadeiras e muito mais para nossas crianças”, diz Elizete Cardoso.
O projeto “Elevando potências, cultura, periferia e arte-educação” teve início em julho, com as ações de formação em teatro, dança e percussão do Grupo, seguidas de apresentações em agosto, cortejo em setembro, semana da criança em outubro e, mostras teatral em março e de dança em abril de 2026.
O Grupo É Ao Quadrado
Fundado em 1996, o Grupo Cultural É Ao Quadrado surgiu das brincadeiras e da integração dos alunos de uma “banca de reforço” liderada pelas irmãs e professoras, Elizete e Elenilda Cardoso, que passaram a apostar na arte para aprimorar a aprendizagem das crianças e jovens do bairro do Alto do Cabrito. Hoje se constitui uma entidade cultural com foco na arte-educação e atua no campo do teatro, dança e música.
Oferece aulas para crianças e adolescentes de 7 a 18 anos, atendendo em torno de 60 pessoas diretamente. O objetivo das irmãs continua sendo de que a comunidade do Alto do Cabrito e adjacências usufruam de uma arte que proporcione, direta ou indiretamente, a transformação dos seus membros, seja no âmbito educacional, social ou político para o desenvolvimento de todos.
Este projeto foi contemplado nos Editais da Política Nacional Aldir Blanc Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura do Estado via PNAB, direcionada pelo Ministério da Cultura – Governo Federal.
SERVIÇO
O que: Projeto “Elevando potências, cultura, periferia e arte-educação”
Ações:
Dia 21 de setembro (domingo): “Cortejo Bem-Vinda Primavera”, com concentração às 8h no final de linha do Alto do Cabrito até a Rua Cabritolândia.
De 6 a 11 de outubro (segunda a sexta), das 17h às 19h30: “Semana da Criança”, exibições de cinema, apresentações de pernas de pau, teatro, dança, percussão, além de brincadeiras e oficinas de desenho, grafite e música.
Onde: Teatro E² – Rua Adilson Leite 39E, Alto do Cabrito – Subúrbio Ferroviário de Salvador
Acesso: Aberto ao público
Artes
MUNCAB estreia na França e mira circuito internacional de arte negra

O Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (MUNCAB) inaugura, na França, a exposição itinerante ‘Raízes: Começo, meio e começo’ – sob curadoria de Jamile Coelho e Jil Soares. Com essa estreia na cena internacional, o MUNCAB reunirá na Mostra 18 artistas: Anderson Cunha, Eder Muniz, Goya Lopes, Gustavo Araújo, JeisiEKê De Lundu, Jess Vieira, Júnior Pakapym, Leandro Estevam, Ludimila Lima, Luisa Magaly, M. Dias Preto, Mário Vasconcelos, Meneson Conceição, Nádia Taquary, Rynnard, Sandro Ayê e Tina Melo.
A vernissage oficial do evento acontece nesta quinta-feira, 18, a partir de 18h, no Espaces d’Exposition de la Mairie des 9/10. Entre as atrações, está confirmada a performance especial ‘Orí’, assinada pelo artista visual Mário Vasconcelos. A mostra permanecerá em cartaz até 31 de outubro na cidade de Marsellha, reunindo obras inéditas em diferentes formatos, como pinturas, esculturas, instalações, fotografias e performances exibidas pela “Temporada do Brasil na França 2025”.
Durante a vernissage (18), o baiano Mário Vasconcelos apresenta ‘Orí’ em primeira mão, obra que propõe uma “encruzilhada técnico-poética” entre linguagens artísticas.
Tomando o Orí — a cabeça, princípio instaurador da existência — como eixo, o artista incorpora folhas, ervas, fios de contas, cerâmicas e impressões do próprio corpo, atravessando-os por modelagem, instalação, projeção, performance e procedimentos de inspiração ritual.
Marcando os primeiros passos na internacionalização do MUNCAB, a mostra também estabelece um panorama da produção artística negra contemporânea no Brasil, ancorada em Salvador.
“Ao reunir artistas negros de diferentes gerações, mostramos que tradição e contemporaneidade não se opõem, mas se entrelaçam como continuidade viva, onde passado, presente e futuro se reconhecem e se transformam”, explica a curadora Jamile Coelho.
A exposição itinerante ‘Raízes: Começo, meio e começo’ mobiliza artistas de gerações distintas em torno das filosofias africanas, que concebem o tempo como cíclico, desafiando a visão linear e predominante do pensamento ocidental.
Mais do que uma mostra, é um convite para conhecer a produção artística negra afro-diaspórica contemporânea e estabelecer conexões entre a diáspora africana no Brasil e a comunidade francesa.
Serviço
[Exposição itinerante ‘Raízes: Começo, meio e começo’]
Onde – Marselha (França)
Quando – 19 de setembro a 31 de outubro
Vernissage – 18 de setembro, às 18h, no Espaces d’Exposition de la Mairie des 9/10
Artes
CIPÓ apresenta mostra “Ciclos que se Transformam” no Subúrbio

O Parque São Bartolomeu será palco da Mostra de Educomunicação “Ciclos que se Transformam”, evento que marca o encerramento do ciclo formativo da Agência de Comunicação do Subúrbio, projeto realizado pela CIPÓ – Comunicação Interativa. A atividade acontece no próximo dia 18 de setembro e é aberta ao público.
A mostra traz como proposta refletir com os jovens integrantes do projeto diversos momentos de transição vividos pela juventude, como a conclusão de uma etapa da vida, o início da trajetória profissional, mudanças na comunidade ou transformações sociais e pessoais.
A programação destaca a participação criativa e a potência dos jovens envolvidos na formação, que passaram por oficinas de linguagens, práticas de educomunicação e ações em escolas do território.
O público poderá participar de espaços interativos, painéis colaborativos, além de prestigiar os trabalhos desenvolvidos como a exposição fotográfica e cartazes, exibição de vídeos, apresentação de conteúdo das redes sociais, além de depoimentos, pinturas e apresentações artísticas com música, dança e poesia.
“Pra mim foi muito importante, pois eu já me via dentro da área da comunicação e podendo participar da agência, cresceu ainda mais a minha vontade de continuar na área sempre fazendo o que eu gosto e adquirindo conhecimento. Cada etapa me fez mudar muito pois cada fase me fez amadurecer muito e mudar o meu olhar sobre o mundo e principalmente por mim mesma”, afirma Camilly Vitória, uma das jovens integrantes da Agência,
A iniciativa é desenvolvida pelo Projeto da Agência de Comunicação do Subúrbio, de realização da CIPÓ – Comunicação Interativa, com financiamento do Fundo Estadual de Atendimento à Criança e ao Adolescente (FéCriança), Conselho Estadual da Criança e do Adolescente (CECA), Secretaria de Justiça e Direitos Humanos(SJDH) e Governo do Estado da Bahia.
SERVIÇO
O quê: Mostra de Educomunicação “Ciclos que se Transformam” – CIPÓ
Quando: 18 de setembro de 2025 (quarta-feira), às 13h30
Onde: Parque São Bartolomeu – Avenida Suburbana, Salvador – BA
Quanto: Gratuito e aberto ao público
Artes
Festival Beirú das Artes Negras inscreve até dia 16

O Festival Beirú das Artes Negras (FESTBAN), realizado pelo Instituto de Formação em Arte – IFÁ, chega a sua 6ª edição em 2025 e está com inscrições abertas para ar
Serão selecionadas 22 propostas nas linguagens: Capoeira, Música, Teatro, Dança, Performance, Percussão, Circo, Moda, Audiovisual, Artes Visuais e Poesia. As inscrições ficam abertas até dia 16 de setembro, através do formulário disponível aqui.
Cada proposta selecionada será fomentada com o cachê de R$ 4 mil.
A programação, totalmente gratuita, inclui oficinas artísticas em 22 escolas públicas, além de Giras Temáticas, que trazem debates sobre produção artística LGBTQIA+ e empreendedorismo cultural em comunidades.
O público também poderá acompanhar intervenções urbanas e a Mostra Palco, que acontece no Teatro da UNEB – Campus I, reunindo diferentes expressões da arte negra contemporânea.
Formulário disponível aqui.
-
Opinião9 anos atrás
“O incansável e sempre ativo pau grande e afetividade do homem negro” – Por Kauê Vieira
-
Literatura9 anos atrás
Davi Nunes e Bucala: uma literatura negra infantil feita para sentir e refletir
-
Literatura8 anos atrás
A lírica amorosa da poetisa Lívia Natália em “Dia bonito pra chover”! – Por Davi Nunes
-
Formação6 anos atrás
Conheça cinco pensadores africanos contemporâneos que valem a pena
-
Audiovisual2 anos atrás
Filme “Egúngún: a sabedoria ancestral da família Agboola” estreia no Cine Glauber Rocha
-
Cultura2 anos atrás
Orquestra Agbelas estreia em Salvador na festa de Iemanjá
-
Música2 anos atrás
Ex-The Voice, soteropolitana Raissa Araújo lança clipe da música “Aquele Momento”
-
Carnaval3 anos atrás
Bloco Olodum libera venda do primeiro lote de abadás com kit promocional