Música
AFROLOGIA movimenta o Pelourinho no Dia da Consciência Negra
O Pelourinho será tomado por música, ancestralidade e celebração no próximo dia 20 de novembro. A edição especial do AFROLOGIA reúne uma poderosa programação gratuita em homenagem ao Dia da Consciência Negra, a partir das 15h, na Praça das Artes.
Para exaltar a força da cultura afro-brasileira, o evento confirma show completo do grupo OGANZADA, que traz um repertório marcado por ritmos de matriz africana e referências tradicionais. A tarde também contará com apresentações de Germano (Grupo Ijexá da Bahia), Samba Trator, Swing de Fora, Caboquinho, Conexão Negra, entre outras atrações que prometem levar muito samba, ijexá e energia ao público.
O acesso ao evento será mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível, que será destinado a uma instituição carente, fortalecendo o caráter social da iniciativa.
Celebrando música, memória e pertencimento, o AFROLOGIA transforma o Pelourinho em um grande ponto de encontro para reafirmar a potência da cultura negra baiana.
Cultura
Festiquilombo 2025 leva multidão ao Pelourinho
O Largo do Pelourinho ficou completamente tomado na tarde deste domingo (23) durante o Festiquilombo 2025, realizado pelo Olodum em parceria com a Brahma. Mesmo com o céu nublado, o sol apareceu e o público lotou o Centro Histórico para celebrar o Mês da Consciência Negra e homenagear Zumbi dos Palmares.
O evento, que integra a tradição do Olodum desde 1983, trouxe para a edição deste ano um destaque especial: a participação da mulher negra no desenvolvimento da ciência e da tecnologia. O ensaio do Bloco Olodum reforçou a memória de Dandara, Acotirene e Aqualtune, fortalecendo o diálogo sobre resistência e ancestralidade.
Além do Festiquilombo, o mesmo dia também marcou a semifinal do Femadum 2025, concurso de músicas inéditas que seleciona composições do samba-reggae. As apresentações movimentaram o público e definiram os nomes que seguem para a grande final, prevista para dezembro.
Com forte presença popular, ritmo, memória e debate, o Olodum transformou o domingo em um dia simbólico para o Pelourinho, reafirmando seu compromisso com a cultura afro-baiana, a arte e a valorização da história negra no Brasil. A segunda etapa do PanAfro – FEMADUM 2025 acontece de 5 a 7 de dezembro.
Música
Canto da Sereiona tem show adiado para 10 de janeiro de 2026
Devido às recentes condições climáticas adversas, que inviabilizaram etapas essenciais da produção e pré-montagem, informamos que o evento CANTO DA SEREIONA, com Rachel Reis e convidados, previsto para este sábado (22 de novembro), no MAM Bahia, foi adiado para o dia 10 de janeiro de 2026 (sábado), mantendo o mesmo horário e local — pátio do Museu de Arte Moderna da Bahia.
Todos os ingressos emitidos para a data de 22 de novembro permanecem válidos para o evento de 10 de janeiro de 2026, sem necessidade de troca. Basta manter o bilhete e apresentá-lo no dia do show.
Quem optar pela restituição do valor poderá solicitar o reembolso até o dia 06 de dezembro. O processo é simples:
-
Acesse o site da Sympla;
-
Clique em Central de Ajuda ao Participante;
-
Preencha o formulário solicitando o reembolso.
O valor será devolvido conforme a forma de pagamento utilizada:
-
Cartão de crédito: o estorno aparecerá na próxima fatura; caso a fatura atual já esteja fechada, retorna na seguinte.
-
PIX: o valor será depositado na sua conta em até 7 dias.
-
Boleto: o depósito será realizado na sua conta em até 30 dias.
Agradecemos a compreensão e esperamos todos vocês na nova data para vivenciar essa experiência com segurança e tranquilidade.
Audiovisual
Edcity Fantasmão lança Macaco Sessions nesta quinta (20)
Edcity Fantasmão lança audiovisual Macaco Sessions nesta quinta (20), Dia da Consciência Negra, em uma edição histórica que valoriza a força da cultura preta e periférica. O groove que transformou o pagode baiano em símbolo de identidade e resistência ganha um novo registro, já disponível no YouTube da Macaco Gordo e nas principais plataformas de música.
“Esse é um trabalho que eu espero que conecte a energia do povo com a força da favela. As canções desse audiovisual são poesias cantadas das histórias de muitos. Revisitar esses clássicos, nesse formato tão único, mostra mais uma vez a força do que foi construído e ainda segue vivo”, afirma Edcity.
No repertório, o público encontra sucessos que marcaram gerações — como “É Pra Descer Quebrando”, “Conceito”, “Sou da Ralé”, “Black Power”, “Eu Sou Negão” e “Kuduro” — além de faixas inéditas nas plataformas, como “Veneno”, “Vem Morar No Gueto” e “Teve Que Ser Assim”. Sob direção de Chico Kertész, o audiovisual reforça o propósito do Macaco Sessions: valorizar a música brasileira em sua essência mais viva, aquela que nasce do povo, da rua e do gueto.
Criado em 2006, o Fantasmão foi um divisor de águas no cenário baiano, aproximando o discurso das favelas do centro do palco e unindo crítica social a um groove marcante. Agora, sob o comando de Edcity — voz original e criador do movimento — o projeto ganha um registro que reafirma a importância da arte preta como memória, potência e futuro.
Para acompanhar novidades, bastidores e agenda de shows, basta seguir os perfis oficiais de Edcity (@edcity) e do Fantasmão (@bandafantasmao).
-
Opinião9 anos atrás“O incansável e sempre ativo pau grande e afetividade do homem negro” – Por Kauê Vieira
-
Literatura9 anos atrásDavi Nunes e Bucala: uma literatura negra infantil feita para sentir e refletir
-
Literatura8 anos atrásA lírica amorosa da poetisa Lívia Natália em “Dia bonito pra chover”! – Por Davi Nunes
-
Formação6 anos atrásConheça cinco pensadores africanos contemporâneos que valem a pena
-
Audiovisual2 anos atrásFilme “Egúngún: a sabedoria ancestral da família Agboola” estreia no Cine Glauber Rocha
-
Cultura2 anos atrásOrquestra Agbelas estreia em Salvador na festa de Iemanjá
-
Música2 anos atrásEx-The Voice, soteropolitana Raissa Araújo lança clipe da música “Aquele Momento”
-
Carnaval3 anos atrásBloco Olodum libera venda do primeiro lote de abadás com kit promocional


