Connect with us

Música

Irmãos no Couro celebra oito anos no Casarão das Yabás

Jamile Menezes

Published

on

A partir da formação da Escola de Toques é que nasceu, em 2019, a Orquestra Irmãos no Couro, passando a uma fomentar a outra.

No dia 27 de setembro, o projeto Irmãos no Couro completa oito anos tendo como finalidade a preservação e a manutenção da identidade e do saber ancestral afro brasileiro, utilizando como principais ferramentas os toques, as cantigas e os conhecimentos que vem sendo transmitidos por gerações.

Tudo começou com a reverência àqueles encarregados de despertar as divindades através dos toques como os Mestres Nem (Tio Patinho – Terreiro do Cobre), Reinaldo, Tata  Landemunkosi, e Nelson, Tata Jimungongo (Nzo Tanuri Junsara) e os Alagbé Edvaldo Araújo, Asogun Arielson Chagas (Terreiro da Casa Branca), bem como transmitir o conhecimento adquirido no convívio com eles.

Sediado no centenário Nzo Tumba Junsara, localizado no bairro do Engenho Velho da Federação, em Salvador, o Irmãos no Couro realiza oficinas de atabaques, formação de orquestra junto aos Clarins da Bahia, confecção de instrumentos tambor ìlú e xequerê, formação da banda de samba de terreiro e viola.

A partir da formação da Escola de Toques é que nasceu, em 2019, a Orquestra Irmãos no Couro, passando a uma fomentar a outra.

Neste dia 27 de setembro, quando celebra oito anos de criação, o Irmãos no Couro prepara mais uma edição e será no Casarão das Yabás (R. Martin Francisco, 15 – Garcia), a partir das 20h. Os ingressos serão vendidos a R$ 25, até a limitação do espaço. Terá participação de Orisun, Juraci (Samba Trator), Alacorin e Geo da Viola.

 

 

 

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Cultura

Festiquilombo 2025 leva multidão ao Pelourinho

Kelly Bouéres

Published

on

Olodum
Antônio Carvalho

O Largo do Pelourinho ficou completamente tomado na tarde deste domingo (23) durante o Festiquilombo 2025, realizado pelo Olodum em parceria com a Brahma. Mesmo com o céu nublado, o sol apareceu e o público lotou o Centro Histórico para celebrar o Mês da Consciência Negra e homenagear Zumbi dos Palmares.

O evento, que integra a tradição do Olodum desde 1983, trouxe para a edição deste ano um destaque especial: a participação da mulher negra no desenvolvimento da ciência e da tecnologia. O ensaio do Bloco Olodum reforçou a memória de Dandara, Acotirene e Aqualtune, fortalecendo o diálogo sobre resistência e ancestralidade.

Além do Festiquilombo, o mesmo dia também marcou a semifinal do Femadum 2025, concurso de músicas inéditas que seleciona composições do samba-reggae. As apresentações movimentaram o público e definiram os nomes que seguem para a grande final, prevista para dezembro.

Com forte presença popular, ritmo, memória e debate, o Olodum transformou o domingo em um dia simbólico para o Pelourinho, reafirmando seu compromisso com a cultura afro-baiana, a arte e a valorização da história negra no Brasil. A segunda etapa do PanAfro – FEMADUM 2025 acontece de 5 a 7 de dezembro.

Continue Reading

Música

Canto da Sereiona tem show adiado para 10 de janeiro de 2026

Kelly Bouéres

Published

on

Rachel Reis
Meneson Conceição

Devido às recentes condições climáticas adversas, que inviabilizaram etapas essenciais da produção e pré-montagem, informamos que o evento CANTO DA SEREIONA, com Rachel Reis e convidados, previsto para este sábado (22 de novembro), no MAM Bahia, foi adiado para o dia 10 de janeiro de 2026 (sábado), mantendo o mesmo horário e local — pátio do Museu de Arte Moderna da Bahia.

Todos os ingressos emitidos para a data de 22 de novembro permanecem válidos para o evento de 10 de janeiro de 2026, sem necessidade de troca. Basta manter o bilhete e apresentá-lo no dia do show.

Quem optar pela restituição do valor poderá solicitar o reembolso até o dia 06 de dezembro. O processo é simples:

  1. Acesse o site da Sympla;

  2. Clique em Central de Ajuda ao Participante;

  3. Preencha o formulário solicitando o reembolso.

O valor será devolvido conforme a forma de pagamento utilizada:

  • Cartão de crédito: o estorno aparecerá na próxima fatura; caso a fatura atual já esteja fechada, retorna na seguinte.

  • PIX: o valor será depositado na sua conta em até 7 dias.

  • Boleto: o depósito será realizado na sua conta em até 30 dias.

Agradecemos a compreensão e esperamos todos vocês na nova data para vivenciar essa experiência com segurança e tranquilidade.

Continue Reading

Audiovisual

Edcity Fantasmão lança Macaco Sessions nesta quinta (20)

Kelly Bouéres

Published

on

Macaco Gordo
Macaco Gordo

Edcity Fantasmão lança audiovisual Macaco Sessions nesta quinta (20), Dia da Consciência Negra, em uma edição histórica que valoriza a força da cultura preta e periférica. O groove que transformou o pagode baiano em símbolo de identidade e resistência ganha um novo registro, já disponível no YouTube da Macaco Gordo e nas principais plataformas de música.

“Esse é um trabalho que eu espero que conecte a energia do povo com a força da favela. As canções desse audiovisual são poesias cantadas das histórias de muitos. Revisitar esses clássicos, nesse formato tão único, mostra mais uma vez a força do que foi construído e ainda segue vivo”, afirma Edcity.

No repertório, o público encontra sucessos que marcaram gerações — como “É Pra Descer Quebrando”, “Conceito”, “Sou da Ralé”, “Black Power”, “Eu Sou Negão” e “Kuduro” — além de faixas inéditas nas plataformas, como “Veneno”, “Vem Morar No Gueto” e “Teve Que Ser Assim”. Sob direção de Chico Kertész, o audiovisual reforça o propósito do Macaco Sessions: valorizar a música brasileira em sua essência mais viva, aquela que nasce do povo, da rua e do gueto.

Criado em 2006, o Fantasmão foi um divisor de águas no cenário baiano, aproximando o discurso das favelas do centro do palco e unindo crítica social a um groove marcante. Agora, sob o comando de Edcity — voz original e criador do movimento — o projeto ganha um registro que reafirma a importância da arte preta como memória, potência e futuro.

Para acompanhar novidades, bastidores e agenda de shows, basta seguir os perfis oficiais de Edcity (@edcity) e do Fantasmão (@bandafantasmao).

Continue Reading

EM ALTA