Entrevistas
#NegrasRepresentam – Campanha homenageia mulheres no Novembro Negro


Zaika dos Santos Fotógrafo: Maxwell Vilella
Ao longo do Novembro Negro, o MercAfro, o Portal Soteropreta e a produtora Três Tons se unirão em torno de homenagens a mulheres negras que tem um trabalho significativo em diversos segmentos. Por meio de perfis, a campanha #NegrasRepresentam tem o objetivo de apresentar os pensamentos de mulheres negras em diversas esferas sociais e como suas ações vem propondo mudanças na realidade racial do país.
“Estamos acostumados a ver mulheres negras desenvolvendo atividades diversas, mas poucas são as vezes em que damos os créditos e principalmente nomeamos seu capital intelectual ou técnico para que aquela ação se tornasse possível. Essa homenagem cumpre então esse papel, mostrar como a contribuição feminina altera e enriquece não somente os espaços onde essas são parte, mas principalmente quais os ganhos desses com a presença delas”, reforça Luciane Reis, uma das coordenadoras da campanha e idealizadora do MercAfro.
Para Caroline Moreira, co-criadora da produtora Três Tons e também coordenadora da campanha “ela mostra, não somente as conquistas destas, mas acima de tudo mostrar as diferentes protagonistas desta batalha diária”, diz.
Conheça as homenageadas aqui!
https://portalsoteropreta.com.br/negrasrepresentam-major-denice-santiago-seguranca-das-mulheres-sua-escolha-de-vida/
https://portalsoteropreta.com.br/negrasrepresentam-luana-soares-feminista-militante-e-incentivadora/
https://portalsoteropreta.com.br/negrasrepresentam-dione-silva-juventude-negra-kalunga-e-o-combate-ao-racismo/
Entrevistas
Do Guinness: recordista Robson Jesus participa de encontro no Vale do Dendê

Conhecido por visitar todos os países do mundo no menor tempo já registrado, o influenciador e empreendedor Robson Jesus será o convidado especial da próxima edição do Dendê Talks, evento gratuito promovido pelo Hub de Inovação Vale do Dendê. O encontro acontece nesta sexta-feira (25), às 19h, na Casa Vale do Dendê, no Pelourinho.
Criador do perfil @onegovailonge, com mais de 200 mil seguidores nas redes sociais, Robson ganhou projeção internacional ao completar a jornada por 196 países e entrar para o Guinness World Records. No bate-papo no centro histórico da capital baiana, ele vai compartilhar como transformou o sonho de viajar o mundo em um projeto de vida e negócio.
Natural de Osasco, na periferia de São Paulo, Robson começou sua trajetória estudando inglês nos Estados Unidos. Ao documentar sua rotina de estudos e trabalho fora do Brasil, passou a produzir conteúdo sobre suas experiências, mostrando os bastidores, desafios e aprendizados de cada viagem. Hoje, além de influenciador, atua como palestrante, colunista e empreendedor.
Durante o Dendê Talks, ele vai abordar temas como planejamento, disciplina e estratégias que utilizou para alcançar seu feito histórico — e como esses aprendizados podem ser aplicados por quem deseja tirar projetos do papel, seja no campo pessoal ou profissional.
O Dendê Talks é um evento recorrente que convida personalidades para debater temas ligados a carreira, empreendedorismo, finanças e cultura. As vagas são limitadas e os ingressos estão disponíveis gratuitamente pela plataforma Sympla.
SERVIÇO
O quê: Dendê Talks com Robson Jesus
Quando: Sexta-feira, 25 de abril de 2025, às 19h
Onde: Casa Vale do Dendê – Rua das Laranjeiras, nº 2, Pelourinho, Salvador
Ingressos gratuitos: sympla.com.br/evento/dende-talks-com-robson-jesus—onegovailonge/2926378
Entrevistas
Série Nossas Pretas Protagonistas estreia em novembro

No cenário em constante evolução que enfrentamos, a necessidade de unir palavras e ações para causar um impacto torna-se cada vez mais urgente. Com frequência, há um descompasso entre o discurso e a prática, onde muitos proclamam valores de igualdade e justiça, mas suas ações não refletem esses ideais.
No entanto, para mudar essa realidade, encontramos inspiração em nossos ancestrais, especialmente nas mulheres negras, que enfrentaram e ainda enfrentam desafios inimagináveis, deixando legados duradouros.
Reconhecendo a importância de contar as histórias dessas mulheres, o projeto “Nossas Pretas – Protagonistas” do Portal Soteropreta emerge neste mês de novembro para dar visibilidade a mulheres baianas que têm feito a diferença em diversas áreas, que vão desde cultura e política até economia, educação e saúde.
Coordenado pela publicitária Luciane Reis e pela administradora paraibana Alexandra Camilo, o projeto se destina a um público que se interessa por temas relacionados à diversidade e igualdade de gênero.
A ação promocional se materializa por meio de uma série de matérias jornalísticas que serão publicadas no Portal, principal veículo de cultura negra em Salvador. Essas matérias se dedicarão a contar a trajetória e o trabalho de mulheres negras baianas que se destacaram ao longo de 2023 em suas respectivas áreas de atuação.
Luciane Reis, coordenadora do projeto, destaca a importância de revisitar a maneira como as construções históricas ocorreram. Muitas vezes, a narrativa histórica moldada a partir de perspectivas eurocêntricas, chegam a nossa realidade frequentemente desprovidas de supervisão negra, resultando em uma história tendenciosa e incompleta.
Revisitar e reescrever nossa história, trazendo para o centro do processo as mulheres negras do nosso dia a dia, é uma justa inclusão de vozes negras na criação e revisão destas narrativas históricas, pois não se conta historias de protagonismo negro sem as matrizes geradoras do mundo.
‘Ao contar histórias que não se restringem a figuras históricas famosas, o projeto valoriza a caminhada e história de pessoas comuns que também são inestimáveis para a realidade negra do pais. A criação de narrativas que celebram a beleza da vida cotidiana, a luta diária e as conquistas modestas feminina é uma maneira poderosa de inspirar e conectar as pessoas”, diz Luciane.
Ao longo do mês de novembro, o público do Portal Soteropreta, juntamente com o público do Mercafro, encontrará nestas histórias lições de empatia, solidariedade e humanidade que moldam um futuro mais justo e igualitário.
Para Alexandra Camilo, também coordenadora do projeto, este é o momento de reunir esforços e causar um impacto positivo. “Ampliar a voz das mulheres negras exige uma harmonização entre o discurso e a prática, e aprender com os ensinamentos de nossos ancestrais. Desta forma, contar as histórias de mulheres negras e de pessoas comuns, é uma maneira de revisitar e reescrever essas narrativas de forma inclusiva e autêntica”, diz.
Para ambas, é preciso ampliar a voz daquelas que muitas vezes são silenciados pelo patriarcado, seja branco ou negro, para construir um novo ponto de vista que elimina limites impostos às nossas narrativas. Com o projeto “Nossas Pretas – Protagonistas” é preciso que essas vozes sejam compartilhadas, só assim estaremos contribuindo para a construção de histórias mais belas e significativas.
Alexandra Camilo é Advogada, Administradora de empresas e atua no mercado de Compliance em todo o Brasil.
Luciane Reis, Publicitária, Design Instrucional e Mestra em Desenvolvimento e Gestão Ciags- UFBA. Pesquisadora da História Econômica Negra
Entrevistas
Lucas de Matos entrevista a jornalista e historiadora Mila Burns sobre livro ‘Dona Ivone Lara: Sorriso Negro’


Foto Grisel Sarich
O comunicador Lucas de Matos entrevista a jornalista e historiadora Mila Burns sobre ‘Dona Ivone Lara: Sorriso Negro’, livro lançado pela Editora Cobogó (2021). Nele, Mila faz uma análise sobre como a obra é referencial para o fortalecimento da luta antirracista no Brasil. O encontro acontece pelo Instagram no dia 13 de abril (quinta), data de nascimento da cantora, às 19h no Brasil e 18h em Nova York, onde a jornalista reside.
Temas como a carreira de Dona Ivone Lara, curiosidades sobre as músicas e o impacto do álbum na MPB serão conversados na live sobre o livro, que integra a série ‘O Livro do Disco’, considerado um divisor de águas pra sambista. Hits como ‘Sonho Meu’, ‘Alguém me Avisou’ e ‘Tendência’ fazem parte desse repertório que versa sobre identidade, amor, ancestralidade e cultura popular.
“É uma maneira de festejar o legado de Dona Ivone Lara, que é eterno”, comenta o idealizador do projeto Lucas de Matos Entrevista, no qual já foram entrevistadas personalidades como a atriz Elisa Lucinda e o cantor Davi Moraes. “Receber Mila Burns, biógrafa de Dona Ivone, e jornalista de grande proeminência, vai deixar o papo ainda mais especial. Esperamos vocês”, finaliza.
O quê: Live – Lucas de Matos entrevista Mila Burns
Quando: 13 de abril (quinta), às 19h
Onde: Instagram @_lucasdematos
-
Opinião9 anos atrás
“O incansável e sempre ativo pau grande e afetividade do homem negro” – Por Kauê Vieira
-
Literatura9 anos atrás
Davi Nunes e Bucala: uma literatura negra infantil feita para sentir e refletir
-
Literatura8 anos atrás
A lírica amorosa da poetisa Lívia Natália em “Dia bonito pra chover”! – Por Davi Nunes
-
Formação6 anos atrás
Conheça cinco pensadores africanos contemporâneos que valem a pena
-
Audiovisual2 anos atrás
Filme “Egúngún: a sabedoria ancestral da família Agboola” estreia no Cine Glauber Rocha
-
Cultura2 anos atrás
Orquestra Agbelas estreia em Salvador na festa de Iemanjá
-
Música2 anos atrás
Ex-The Voice, soteropolitana Raissa Araújo lança clipe da música “Aquele Momento”
-
Carnaval3 anos atrás
Bloco Olodum libera venda do primeiro lote de abadás com kit promocional