Políticas
Vilma Reis recebe Comenda 2 de Julho na Assembleia Legislativa esta quinta (27)
Referência em ações de defesa e garantia de direitos da população negra, mulheres, jovens e da comunidade LGBT, a socióloga e ouvidora da Defensoria Pública da Bahia, Vilma Reis, recebe nesta quinta-feira, 27, às 10h, no Plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), a Comenda 2 de Julho. A honraria é proposta pelo deputado estadual Gika Lopes (PT).
Em agosto deste ano, Vilma recebeu a Medalha Zumbi dos Palmares, proposta pelo vereador Sílvio Humberto (PSB). A Medalha é a maior condecoração no município que pode ser outorgada a pessoas que se destaquem na luta contra o racismo e intolerância.
Vilma Reis
Entre 2009 e 2012, participou do Movimento de Defesa das Comunidades Quilombolas na Chapada Diamantina. A socióloga Vilma Reis foi coordenadora executiva do Ceafro e presidente do Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra (CDCN). Atuou na coordenação do Centro de Combate ao Racismo do Estado da Bahia. Natural de Nazaré das Farinhas, Recôncavo Baiano, é ativista do Movimento de Mulheres Negras, foi professora da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), pesquisadora associada do projeto Raça e Democracia nas Américas e da Associação Nacional de Cientistas Políticos Negros (as) dos EUA.
Foto destaque: Lúcio Távora (A Tarde)
Políticas
Projeto do Nordeste de Amaralina é finalista do Periferia Viva
A iniciativa “Ação de Prevenção às Violências no Complexo do Nordeste de Amaralina”, desenvolvida pelo Coletivo LGBTQIAPN+ Laleska d’Capri, foi selecionada como finalista do Prêmio Periferia Viva 2025, promovido pela Plataforma Nós Periféricos, do Governo Federal. O projeto está entre mais de 2.500 iniciativas inscritas em todo o país.
A partir desta terça-feira, 25 de novembro, às 18h (horário de Brasília), começa a etapa de votação popular, que definirá as 30 iniciativas mais votadas para a próxima fase do prêmio. A participação é aberta ao público e cada pessoa pode votar uma única vez, utilizando CPF.
Para votar, basta acessar o site da plataforma aqui, realizar login e selecionar a opção “Votar na minha favorita”. Em seguida, o público deve buscar pela iniciativa “Ação de Prevenção às Violências no Complexo do Nordeste de Amaralina”.
Políticas
Setur-BA amplia ações de turismo em aldeias indígenas
A Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) reforçou as ações para o fortalecimento do turismo comunitário em territórios indígenas durante a 7ª edição do Acampamento Terra Livre (ATL), realizado na área verde da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), em Salvador. O evento, promovido pelo Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia (Mupoiba), aconteceu de 2 a 6 de novembro e reuniu mais de dois mil indígenas de 55 municípios, com o tema “Clima e Território: duas lutas, um direito”.
Equipes da Setur-BA se reuniram com lideranças de diversas etnias para ouvir demandas e identificar novas oportunidades de roteiros turísticos em aldeias com potencial de visitação, especialmente na Costa do Descobrimento.
“O turismo de base comunitária tem uma atenção especial da nossa secretaria, que acompanha de perto o trabalho desenvolvido nas aldeias. No acampamento, ouvimos novas demandas dos indígenas, para reforçar as ações de incremento desse segmento turístico tão rico no estado, com a previsão de criação de novos roteiros”, afirmou o secretário de Turismo, Maurício Bacelar.
A superintendente de Políticas para os Povos Indígenas da Bahia, Patrícia Pataxó, destacou o avanço das discussões no evento. “Este ano, tivemos o maior ATL da história, que discutiu avanços para os povos originários, incluindo o fortalecimento do turismo em comunidades indígenas, promovido pela Setur-BA, como na Reserva da Jaqueira, em Porto Seguro, que é um exemplo para o Brasil, recebendo turistas do mundo inteiro. Um trabalho que é feito respeitando a cultura e a diversidade das aldeias.”
O Governo do Estado apoiou o evento e anunciou R$ 500 milhões em investimentos voltados a serviços essenciais para os povos originários.
SERVIÇO:
7ª edição do Acampamento Terra Livre (ATL) – ações de turismo comunitário da Setur-BA
2 a 6 de novembro de 2025
Área verde da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Salvador – BA
Realização: Mupoiba, com apoio do Governo do Estado da Bahia
Contato: www.setur.ba.gov.br
Cultura
Festival Nosso Futuro celebra trocas entre Brasil, França e África
Salvador recebe até 8 de novembro o Festival Nosso Futuro Brasil–França: Diálogos com a África, que reúne mais de 300 jovens, artistas e gestores dos três continentes. A abertura oficial aconteceu nesta quarta-feira (5), no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), com a presença do presidente francês Emmanuel Macron, do governador Jerônimo Rodrigues e da ministra Margareth Menezes.
“A nova casa do mundo africano está sendo criada peça por peça, degrau por degrau, para mudar as coisas nesse triângulo para melhor”, afirmou Macron.
A noite contou com shows de Carlinhos Brown e Orkestra Rumpilezz, além das participações de Lazzo Matumbi, Senny Câmara e Larissa Luz.
Pela manhã, o Encontro Técnico de Prefeitos e Autoridades reuniu gestores da França, África e Brasil no Arquivo Público Municipal.
“Nossa meta é ir além do intercâmbio de ideias, com planos claros e ações concretas de cooperação”, disse Nathália Peixoto, da Prefeitura de Salvador.
A programação segue com debates, palestras e atividades que destacam conexões culturais entre Salvador, Paris e cidades africanas.
SERVIÇO
Festival Nosso Futuro – Brasil-França: Diálogos com a África
5 a 8 de novembro de 2025
Salvador, Bahia
Mais informações: www.francabrasil2025.com
-
Opinião9 anos atrás“O incansável e sempre ativo pau grande e afetividade do homem negro” – Por Kauê Vieira
-
Literatura9 anos atrásDavi Nunes e Bucala: uma literatura negra infantil feita para sentir e refletir
-
Literatura8 anos atrásA lírica amorosa da poetisa Lívia Natália em “Dia bonito pra chover”! – Por Davi Nunes
-
Formação7 anos atrásConheça cinco pensadores africanos contemporâneos que valem a pena
-
Audiovisual2 anos atrásFilme “Egúngún: a sabedoria ancestral da família Agboola” estreia no Cine Glauber Rocha
-
Cultura2 anos atrásOrquestra Agbelas estreia em Salvador na festa de Iemanjá
-
Música3 anos atrásEx-The Voice, soteropolitana Raissa Araújo lança clipe da música “Aquele Momento”
-
Carnaval4 anos atrásBloco Olodum libera venda do primeiro lote de abadás com kit promocional


