Connect with us

Música

Juliana Ribeiro e Fernando Marinho voltam com show “Na Batucada da Vida”!

Avatar

Published

on

show_julianaribeiro_arybarroso
show_julianaribeiro_arybarroso

Foto; Dôra Almeida

A cantora Juliana Ribeiro e o pianista Fernando Marinho retornam aos palcos com o espetáculo, “Na Batucada da Vida”, homenageando a diversidade da obra de Ary Barroso. A releitura contemporânea de Barroso em voz, piano e percussão terá quatro apresentações no Teatro SESI Rio Vermelho: dias 19 e 20, 26 e 27, sábados e domingos de agosto, sempre às 20h.

Os shows terão, pela primeira vez, participações especiais de cantoras e cantores, que serão revelados a cada semana. “Montar um espetáculo piano e voz traz à tona a relação de Ary Barroso com este instrumento desde a sua tenra infância. Por mais que tocasse flauta, violão e percussão, suas composições nasceram da sua relação com o piano”, relembra Juliana. O show traz histórias curiosas, como a chegada de Ary Barroso a Salvador em 2 e dezembro de 1940.

O figurino, desenhado especialmente para o show, remete a estética dos anos 40 e 50 e tem a assinatura do estilista Renato Carneiro da Katuka Africanidades. A inspiração veio das cantoras do Rádio que personificavam a vanguarda de um tempo onde ser mulher e artista era um tabu social.  No repertório, canções como “Rancho Fundo” (1931), o bolero “Risque” (1952), o teatro de revista “Boneca de Pixe” (1938), marchinhas de carnaval, além das antológicas “Aquarela do Brasil” (1939) e “Sandália de Prata” (1941), que criaram o subgênero samba-exaltação.

PROGRAME-SE!

O que? Show “ Na Batucada da Vida” com Juliana Ribeiro e Fernando Marinho

Quando?  Dias 19, 20, 26 e 27 de agosto (sábados e domingos)

Onde? Teatro SESI – Rio Vermelho

Quanto?  R$ 20 meia entrada e  40 inteira

Horário: 20 H

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Música

Alaim apresenta “Reggae da Consciência” no SESI Rio Vermelho

Kelly Bouéres

Published

on

Alaim
Diney Araújo

No mês em que se celebra o Dia da Consciência Negra, a Varanda do Centro Cultural SESI Rio Vermelho recebe o cantor, regente e multi-instrumentista baiano Alaim, com o show Reggae da Consciência, no dia 19 de novembro (quarta-feira), às 21h.

A apresentação traz o som da Jamaica como forma de lembrar e valorizar a história de resistência e luta do povo negro, promovendo a igualdade racial e o fortalecimento da cultura afro-brasileira.

Alaim iniciou sua trajetória musical ainda na infância e já se apresentou em grandes festivais como o Reggae Power Festival e a República do Reggae, dividindo o palco com artistas como Julian Marley, Natiruts, Alpha Blondy e Edson Gomes.

Em um clima de paz, boas vibrações e liberdade, o repertório do espetáculo passeia por clássicos do reggae — como Nayambing Blues (Sine Calmon), Camelô (Edson Gomes) e Basta Man (Nengo Vieira) — além de músicas autorais.

Alaim estará acompanhado dos músicos Daniel Pacheco, Adriano Oliveira e Herman Buchegger. A produção é assinada por Mariana Maria e Robinson Fernandes.

SERVIÇO:

Show de Reggae da Consciência
19 de novembro (quarta-feira)
 21h
 Varanda do Centro Cultural SESI Rio Vermelho
Couvert: R$ 30 (Sympla e bilheteria no dia do show)
Informações: (71) 99934-2594

Continue Reading

Música

Afrocidade lança EP “Me Leva Tambor” dia 13 de novembro

Kelly Bouéres

Published

on

Afrocidade
Nti Uirá

O coletivo Afrocidade, um dos principais expoentes da música afro-baiana contemporânea, lança o EP Me Leva Tambor no dia 13 de novembro de 2025, marcando uma nova fase criativa de sua trajetória. O trabalho propõe uma imersão sonora e visual que traduz a força das ancestralidades em diálogo com o futuro.

Criado em Camaçari (BA) em 2011 por Eric Mazzone, o Afrocidade se consolidou como um movimento musical e político que mistura ritmos afro-baianos com música eletrônica, valorizando a cultura negra, a espiritualidade e as potências periféricas. O grupo já dividiu o palco com nomes como Liniker, Pabllo Vittar, Luedji Luna e Majur, além de realizar em 2025 sua primeira turnê internacional pela Europa, junto com a Timbalada.

O EP Me Leva Tambor encerra uma trilogia de singles que reafirma o compromisso do Afrocidade com a ancestralidade e a experimentação. O projeto inclui “Oríkì”, cujo videoclipe — dirigido por Luma Nascimento e Bruno Zambelli — é o primeiro no Brasil inteiramente realizado com inteligência artificial.

Na sequência, o EP apresenta “Iyalodê”, inspirado em Oxum/Dandalunda, e culmina com a faixa inédita “Me Leva Tambor”, que dá nome ao projeto. A canção conta com Evandro Okàn, o Ilê Aiyê e os vocais de Fernanda Maia, em uma sonoridade envolvente e romântica que afirma: o principal tambor é o coração.

A capa do EP, também criada com IA por Zambelli e Luma Nascimento, traduz visualmente essa fusão entre tradição e tecnologia, revelando uma estética afro-futurista potente.

Com o lema “Afrocidade na máxima”, o grupo segue transformando emoção em ritmo e o corpo em território de conexão.
“Me Leva Tambor” é mais do que um EP — é um convite a sentir, dançar e se deixar guiar pelas pulsões afro-futuristas da Bahia.

Recentemente selecionado pelo Edital Natura Musical 26/27, o Afrocidade se prepara para uma nova etapa: deixar de ser uma banda tradicional e se tornar um Bloco Afro Contemporâneo — formato mais fluido e coletivo, em que o show vira cortejo e o álbum se transforma em avenida. O projeto inclui chamada pública para compositores da região metropolitana de Salvador e três grandes apresentações em Camaçari, Salvador e São Paulo.

Continue Reading

Artes

Goethe-Institut Salvador celebra arte e sustentabilidade

Kelly Bouéres

Published

on

Goethe-Institut Salvador
Bocciaphoto

O Goethe-Institut Salvador encerra a programação de 2025 com o Dia de Portas Abertas, neste sábado (15), das 13h às 18h30, no Corredor da Vitória. O evento gratuito ocupa todos os espaços do instituto com arte, música, tecnologia, gastronomia e convivência comunitária.

A programação marca o encerramento da temporada da Residência Artística Vila Sul, que neste ano teve como tema “Meio Ambiente e Sustentabilidade”, reunindo 12 artistas de diferentes países em pesquisas que conectam corpo, território, espiritualidade e ecologia.

“O Dia de Portas Abertas é um convite à cidade para vivenciar a Vila Sul em sua essência. Um espaço de encontro, experimentação e diálogo entre linguagens e culturas”, afirma Friederike Möschel, diretora executiva do Goethe-Institut Salvador-Bahia. “Queremos que o público sinta de perto a diversidade e a potência artística que se cruzam aqui ao longo do ano.”

Entre os destaques, estão as performances “Studio for Error”, de Karina Griffith (Canadá/Alemanha), e “Here”, de Nyancho NwaNri (Nigéria), além da feira criativa Pira, com expositores de artesanato, design e gastronomia local.

O público poderá participar ainda da oficina “Um padrão para a Bahia”, da artista Karina Griffith, e das atividades do KreativLab, com experiências de realidade virtual e espaço maker voltadas para todas as idades.

A programação inclui também o espetáculo “Fofocas Comestíveis”, da Cia Acerola de Teatro, com a artista Camille Banville (Mila), e a performance musical “Salvar o homem de si mesmo”, de Henry Weekes (Reino Unido/Alemanha), que encerra o evento com música, pixação e pajubá em um diálogo sobre resistência e transformação.

O público infantil poderá aproveitar a área de jogos em alemão, com atividades lúdicas e educativas para quem deseja aprender o idioma brincando.

 

SERVIÇO:

Dia de Portas Abertas do Goethe-Institut Salvador                                                                                                                                                                                                                                      Sábado, 15 de novembro, das 13h às 18h30
Goethe-Institut Salvador – Corredor da Vitória
Entrada gratuita e livre para todos os públicos

Continue Reading

EM ALTA