Connect with us

Música

Sulivã Bispo estreia projeto “Koanza pela Estrada”

Jamile Menezes

Published

on

Sulivã Bispo leva Koanza para outros municípios

O ator Sulivã Bispo estreia o projeto Koanza pela Estrada que, além de levar o espetáculo Koanza: do Senegal ao Curuzu, oferece uma Oficina de Dança Afro com a coreógrafa da peça Nildinha Fonseca, ambos com entrada gratuita. A participação especial fica por conta do Ilê Aiyê, com suas bailarinas e pocket show de encerramento liderado pelas cantoras Graça Onasilê e Iana Marucha.

A paradas da “negona malassombrada” serão nos dias 4 de novembro (sábado), no Teatro Vila Velha, 10 de novembro (sexta-feira) no SESC Alagoinhas, e dia 12 de novembro (domingo), no Cine Theatro Cachoeirano.

“É um teatro que tem uma história negra, que marca também a presença do Bando de Teatro Olodum, de Márcio Meirelles, que é um dos meus primeiros diretores. Para mim, é um momento também de muita emoção começar lá”, revela o idealizador e intérprete de Koanza, o ator Sulivã Bispo.

O espetáculo acontece sempre às 20h. Os ingressos devem ser retirados no Sympla.

Também está inclusa no roteiro a cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano.. Antes, a Makota passa por Alagoinhas. Essa é a primeira edição do projeto, que deve seguir para outros estados.

“Koanza está finalmente viajando. Muitas pessoas pedem para que esse projeto viaje para que as pessoas possam assistir o espetáculo. É a primeira viagem de Koanza de muitas”, pontua o ator.

Oficinas – O projeto contará com oficinas de dança com Nildinha Fonseca, que traz na sua história o marco de ter sido a primeira bailarina do Balé Folclórico da Bahia. Abertas para qualquer pessoa que goste de dança, as oficinas valorizam a dança afro enquanto linguagem adotada por Koanza para fortalecer o seu discurso antirracismo e contra a intolerância religiosa.

O espetáculo – Senhora riquíssima nascida no Senegal, bem-sucedida no comércio de jóias e tecidos senegaleses para a diáspora negra, makota (cargo feminino de grande valor no Candomblé), sofisticada e moradora do Corredor da Vitória, em Salvador (BA), Koanza (nome de um rio angolano e da moeda de Angola) – é uma mulher de saberes ancestrais, chique e consciente do mundo desigual em que vivemos, comprometida com um papel ativo na reafricanização das lutas antirracistas na diáspora negra, que ela refina com empenho, elegância e humor.

SERVIÇO:

Koanza: do Senegal ao Curuzu

QUANDO:

04 de novembro (sábado) – Teatro Vila Velha

      Oficina de Dança Afro com Nildinha Fonseca – 15h

      Koanza: do Senegal ao Curuzu – 20h

10 de novembro (sexta) – SESC Alagoinhas

      Oficina de Dança Afro com Nildinha Fonseca – 15h

      Koanza: do Senegal ao Curuzu – 20h

12 de novembro (domingo) – Cine Theatro Cachoeirano

      Oficina de Dança Afro com Nildinha Fonseca – 15h

      Koanza: do Senegal ao Curuzu – 20h

          Entrada franca I Ingressos no Sympla

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Música

Orquestra Afrosinfônica reúne artistas na Praça Maria Felipa

Jamile Menezes

Published

on

Orquestra Afrosinfônica

A Orquestra Afrosinfônica, sob a regência do maestro Ubiratan Marques, vai contar com a participação de grandes nomes da música baiana na sua apresentação inédita no Festival Salvador Cidade da Música, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECULT), no bairro do Comércio. O show acontece neste domingo (26), a partir das 19h30, na Praça Maria Felipa.

Nesta homenagem, Ubiratan Marques vai traçar um panorama da música criada na Bahia, com a participações intimistas de Carlinhos Brown, Ilê Aiyê, Gerônimo Santana, Olodum, Sued Nunes, Nem Cardoso, Roberto Mendes, Seko Bass (BaianaSystem) e Mariene de Castro.

“Este show vai ser importante não só para a Orquestra, mas para a Bahia começar a dar um passo e começar a cuidar de nossa cultura, de nosso jardim. Vamos fazer um recorte para mostrar essa diversidade de movimentos, para que todos conheçam um pouco da história da música da Bahia, que é o berço da música brasileira”, comenta o maestro Ubiratan Marques, que com a Afrosinfônica vem realizando ensaios na Casa da Ponte, no Pelourinho.

SERVIÇO

Festival Salvador Cidade da Música.

Atração: Orquestra Afrosinfônica, sob o comando do maestro Ubiratan Marques.

Convidados: Carlinhos Brown, Ilê Aiyê, Gerônimo Santana, Olodum, Sued Nunes, Nem Cardoso, Roberto Mendes, Seko Bass (BaianaSystem) e Mariene de Castro.

Data: Domingo (26/10)

Hora: 19h30.

Onde: Praça Maria Felipa.

Aberto ao público.

Continue Reading

Música

Ex-The Voice Kids Clara Castro encerra Festival de Arte do Alto do Cabrito com show gratuito

Jamile Menezes

Published

on

Clara Castro

No próximo sábado (25/10), a Arena Point Cabrito, no Alto do Cabrito, vai receber o encerramento da quinta edição do Cabrito Berra – Festival de Arte do Alto do Cabrito, organizado pela Azeviche Produções. O projeto, iniciado na quarta-feira (22), no bairro, finaliza sua programação com Roda de Samba comandada pela cantora Clara Castro, que ficou conhecida em sua participação na 8ª temporada do The Voice Kids, quando entrou para o Time Mumuzinho. O show será aberto ao público, a partir das 20h.

Clara Castro é moradora do bairro da Boa Vista do Lobato, começou a cantar aos 9 anos de idade como brincadeira. Mas a grande virada veio quando ela gravou um vídeo e postou na internet, viralizando nas redes. O sucesso a levou a apostar em aulas de canto e participações em shows com bandas de seu bairro. Em 2023, com 14 anos, seu pai une amigos músicos para formar a banda Clara Castro, que já se apresentou em vários eventos. Ainda em 23, em sua quarta tentativa, Clara ganhou notoriedade nacional ao participar do programa The Voice Kids, em sua 8ª edição.

Dinamização e Programação

O V Cabrito Berra vem ocupando o bairro do Alto do Cabrito com intensa programação artística gratuita para a comunidade, dentre ações voltadas para crianças e jovens. As atividades ocorrem nos espaços do Grupo É Ao Quadrado, nas Escolas Municipais Padre Norberto e Bela Vista do Lobato, no Colégio Estadual Tereza Helena Mata Pires.

Já ocorreram oficina de RAP, espetáculo teatral e exibição de filmes no primeiro dia (22) e continua com oficinas de Dança, Percussão e Teatro, outras exibições de filmes e apresentação de espetáculos teatrais. Terá, ainda, roda de samba, finalizando o projeto.

Nesta quinta edição, o projeto foi contemplado pelo edital Territórios Criativos – Ano II com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), Ministério da Cultura, Governo Federal.

Toda programação do V Cabrito Berra está disponível no perfil @coletivo_de_produtores.

SERVIÇO

O quê: Roda de Samba Festival Cabrito Berra, com Clara Castro & Convidados (Sr. Z e Leo Araújo)

Local: Arena Point Cabrito (Rua Cabritolândia, n° 157, Alto do Cabrito)

Horário: 20h às 00h

Aberto ao público

Fotos: Divulgação

Continue Reading

Música

Olodum realiza FEMADUM em duas etapas este ano

Jamile Menezes

Published

on

Olodum

O FEMADUM – Festival de Música e Artes Olodum será realizado pela primeira vez em duas etapas em Salvador: 13 a 16 de novembro, e 6 e 7 de dezembro, no Pelourinho, no Centro Histórico da capital baiana.

A mudança de formato se deve ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Como parte da programação formativa, o Olodum realiza o curso “Elaboração e Gestão de Projetos Culturais”, que acontecerá de 17 a 21 de novembro, das 14h às 18h, na Escola Olodum, no Pelourinho. Ministrado por Marcelo Gentil e Zeca Teodoro, o curso oferece 30 vagas e tem o objetivo de capacitar agentes culturais, produtores e artistas para desenvolver, planejar e gerir projetos voltados à cultura afro-brasileira e à economia criativa.

Em2025, o FEMADUM homenageia Chiquinha Gonzaga e Tia Ciata, figuras centrais na história da música brasileira, com o tema “Celebrando a Mulher Negra na Música Brasileira”.

A programação reafirma o papel do festival como um dos maiores eventos culturais gratuitos da Bahia, reunindo milhares de pessoas no Largo do Pelourinho em torno da arte, da resistência e da valorização da cultura afro-latino-americana.

Criado pelo Bloco Afro Olodum, o FEMADUM promove oficinas, mostras, apresentações teatrais e musicais, destacando-se como o maior festival de música afro-latino-americano organizado por uma entidade civil. A edição deste ano reafirma o compromisso do Olodum com a arte como instrumento de transformação social e celebra o legado de mulheres que inspiraram gerações na luta por liberdade e igualdade.

 

Serviço

FEMADUM 2025

O quê: FEMADUM – Festival de Música e Artes Olodum
Tema: “Celebrando a Mulher Negra na Música Brasileira”
Homenageadas: Chiquinha Gonzaga e Tia Ciata
Local: Pelourinho – Centro Histórico de Salvador (BA)

Etapa 1 – Atividades artísticas e culturais:
13 a 16 de novembro de 2025

Etapa 2 – Festival de Música e Shows:
6 e 7 de dezembro de 2025

Continue Reading

EM ALTA