Connect with us

Audiovisual

Na Rédea Curta lança nova temporada no Youtube e anuncia filme para 2020!

Jamile Menezes

Published

on

Fto Shai Andrade

Os personagens mais queridos da web baiana, Junior (Thiago Almasy) e Mainha (Sulivã Bispo), anunciam nova temporada de vídeos no canal Na Rédea Curta no Youtube e aproveitam para divulgar uma super novidade. A websérie vai virar filme, com início das gravações em 2020 e previsão de chegada à telona no primeiro semestre de 2021. Contemplado no edital de Produção para Cinema 2018 – Modalidade B da ANCINE e Fundo Setorial do Audiovisual, o longa metragem se aprofunda na história dos personagens e expande o núcleo familiar de Junior e Mainha.

Até chegar na tela grande, a dupla continua se dedicando ao sucesso do canal na web. Com um pouco mais de um ano de lançado, o Na Rédea Curta no Youtube encerra o ano de cara nova, todo repaginado e cheio de surpresas. Após breve pausa por conta de viagens, temporadas do espetáculo teatral e outros trabalhos paralelos da dupla, os episódios semanais voltam com força total e cheio de histórias inéditas a partir do dia 31,quinta-feira, 20h.

“Estamos focando mais no aspecto sitcom, explorando os personagens secundários (Meire, Bisteca e Keylane), o núcleo dos amigos de Júnior (Natiele, Hulk Mirim e Alexsandro) e trazendo novos personagens para história. Teremos também episódios temáticos como Halloween, musical e inspiração em comédias românticas”, conta Thiago Almasy, que assina a direção da websérie. Essa temporada corrobora com o desejo de que o Na Rédea Curta seja uma plataforma de lançamento de artistas, assim como foi com os protagonistas.

O sucesso dos vídeos levou o projeto a receber quatro indicações no Rio Web Fest, maior festival de webséries da América Latina, que acontece entre os dias 15 e 18 de novembro. Os meninos estão indicados como “Melhor Série Brasileira”, “Melhor Série de Comédia”, “Melhor Ator de Comédia” com Sulivã Bispo e “Melhor Direção de Comédia” com Thiago Almasy. Junior e Mainha também estão concorrendo no voto popular.

“Essas indicações nos deixaram muito felizes, principalmente por entender que a força da viralização dos vídeos vem do reconhecimento do público. Eles acreditam nesse projeto para além de uma gargalhada, mas por ser um humor que valoriza a nossa história, com representatividade e falando bem da nossa gente”, comemora Sulivã. 

O Filme

Se 2019 foi um excelente ano de reconhecimento e visibilidade para Thiago e Sulivã, 2020 promete ser ainda melhor. É que a dupla vai sair das telinhas dos computadores e smartphones para invadir as telonas dos cinemas com Na Rédea Curta.“O nascimento desse roteiro, escrito a muitas mãos, foi num contexto de pura afetividade. Passamos uma semana juntos (atores e diretores), contando histórias, rindo, conhecendo um ao outro melhor e afinando ainda mais a potência dessas ancestralidades que se encontraram”, revela Sulivã.

O longa se aprofunda na história dos personagens e expande o núcleo familiar de Junior e Mainha. Da periferia de Salvador, criado apenas pela mãe, Junior, aos 20 anos, descobre que vai ser pai e decide, a partir disso, ir atrás de seu pai. As aventuras dos dois são repletas de confusões, como sempre. “Durante a série Mainha se mostra muito forte, mas fica clara a fragilidade dela diante dessa paternidade ausente. No filme, queremos falar dessa relação com muita graça, mas o que vai acontecer ainda é segredo trancado a sete chaves! Será que ele aparece? Será que vamos descobrir de verdade quem é ele? Quem será esse pai de Junior?”, conta, cheio de mistério, Sulivã.

A pré-produção do longa terá início ainda este ano e, no início de 2020, a equipe abrirá seleção pública para o elenco com o objetivo de dar espaço e visibilidade para novos atores baianos. Já as gravações estão previstas para março do ano que vem e o lançamento para o primeiro semestre de 2021.

Artes

CIPÓ lança websérie “Fala de Quebrada!” no Pelourinho

Jamile Menezes

Published

on

CIPÓ

A CIPÓ Comunicação Interativa lança nesta terça-feira (16), às 16h, no Largo Tereza Batista – Pelourinho, a Websérie “Fala de Quebrada!” uma produção do Projeto Juventude Negra e Participação Política – JNPP. A produção trata do extermínio da juventude negra na Bahia a partir de narrativas construídas por jovens das periferias de Salvador. O evento é aberto ao público e reúne arte, poesia, musicalidade, memória e debate social.

Independentes, os episódios da websérie dialogam com o cotidiano da juventude negra e suas experiências nas periferias da cidade. O lançamento da websérie apresenta ao público um conjunto de ações que dialogam diretamente com o território, a memória e a valorização da vida.

Paralelamente, durante toda a programação, acontecem atividades culturais e educativas: grafite ao vivo com mural temático, feira de empreendedores negros, banca de livros e zines sobre racismo, cultura periférica e juventude.

Ao fim da exibição será realizada a roda de conversa “Arte Negra Pela Vida”, que discutirá o papel da arte e da comunicação audiovisual na formação política e no fortalecimento das juventudes negras.

CIPÓ

A abertura será marcada pelo “Ritual de Memória e Resistência”, com performance da DJ Zazi, em homenagem a jovens mortos em ações policiais. Na sequência, o poder da palavra toma conta do espaço com o Slam Fala de Quebrada, que conta com apresentações de poesia falada de DoceEVA, Urubu do Quilombo, Felipe Halks e Monakizola, com mediação de C4tarse, do SLAM D’IDÉA.

A proposta é denunciar a violência, o extermínio da juventude negra e o racismo estrutural na Bahia, trazendo à tona a poesia e os elementos da comunicação audiovisual como ferramentas artísticas que educam, informam e formam politicamente — transformando vidas e criando novos caminhos”, destaca o jornalista e educador do projeto Eduardo Machado.

Encerrando a programação, o palco Arte Negra Pela Vida recebe apresentações musicais de Guias Cegos, Mata Inteira e ATribo, mesclando reggae, rap, samba de resistência e música popular baiana.

Serviço
Lançamento da websérie “Fala de Quebrada!”, produzida pela CIPÓ
Data: terça-feira, 16/12
Horário: a partir das 16h
Local: Largo Tereza Batista – Pelourinho
Entrada gratuita

Continue Reading

Audiovisual

Documentário da Rede Bahia sobre o Ilê Aiyê vence prêmio nacional

Kelly Bouéres

Published

on

Divulgação/ TV Bahia
Divulgação/ TV Bahia

O documentário “Ilê Aiyê: A Casa do Mundo”, produzido pelo jornalismo da Rede Bahia, recebeu o troféu de Melhor Programa Especial no Prêmio Globo de Programação, realizado nesta quinta-feira (11), em São Paulo. A premiação reúne trabalhos de mais de 100 afiliadas da Rede Globo em todo o país. O especial dividiu o primeiro lugar com o programa “Bora Lá, Goiânia”, da TV Anhanguera, de Goiás.

A produção homenageia os 50 anos do primeiro bloco afro do mundo e conta com coordenação de Alexandre Lyrio e Ricardo Ishmael, produção e edição de Sheiliane Silva, edição de imagem de Gabriel Paz, artes de Eric das Virgens, além do apoio de pesquisa de Matheus Pedreira, Airton São Pedro e Grazy Kaimbé. Um time de cinegrafistas registrou imagens em Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro e Marrocos. Foram realizadas mais de 60 entrevistas, com fundadores, integrantes do bloco e grandes artistas. A narração ficou por conta dos atores Taís Araújo e Lázaro Ramos.

“Esse prêmio reconhece um trabalho feito com muita dedicação, comprometimento e paixão por um time brilhante. Ele reforça para o Brasil a relevância de um programa especial que narra a revolução provocada a partir do nascimento do Ilê Aiyê – um movimento que ecoa pelo mundo e traz olhares de todos os cantos para o Curuzu”, celebra a diretora de jornalismo da Rede Bahia, Ana Raquel Copetti.

“Ilê Aiyê – A Casa do Mundo” teve sessão especial de pré-estreia no cinema e foi exibido na Sessão da Tarde no dia 1º de novembro de 2024, data de aniversário do bloco. O documentário está disponível no Globoplay e contou com apoio das áreas de Programação e Comunicação da Rede Bahia.

Continue Reading

Audiovisual

Simplesmente Luís volta à Lapinha para novo audiovisual

Kelly Bouéres

Published

on

Luis
Rodolfo Tavares

Após o sucesso do primeiro projeto, lançado este ano e que ultrapassou 200 mil visualizações, o cantor Simplesmente Luís grava, nesta sexta-feira (5), o segundo audiovisual da carreira solo. A gravação acontece no restaurante Entre Folhas e Ervas, no tradicional Largo da Lapinha, em Salvador, local marcado por memórias afetivas do artista e pelo início de sua relação com a música.

Com repertório renovado, o novo projeto trará sambas tradicionais, sambas contemporâneos e a música autoral “Sem BO”, seu trabalho mais recente e que já vem ganhando força nas rodas de samba da cidade.

Mais do que um registro musical, a gravação representa um reencontro de Luís com sua própria história. O artista viveu grande parte da infância no Largo da Lapinha, onde aprendeu a andar de bicicleta, soltou pipa e teve os primeiros contatos com o universo musical.

Luís estudou no Colégio Soledade, nas proximidades, onde integrou o coro escolar, teve contato com teoria musical e deu os primeiros passos no canto. Nos dias que antecedem a gravação, ele compartilha nas redes sociais vídeos e relatos sobre as memórias que o ligam ao bairro.

“Gravar esse audiovisual na Lapinha é muito especial pra mim. É como ligar passado e presente no mesmo lugar onde descobri a música, a rua onde aprendi a andar de bicicleta, onde via sambas que me inspiraram. Voltar aqui para registrar esse novo projeto é um reencontro com a minha história, que contribuiu na minha formação como artista”, afirma Luís.

O Entre Folhas e Ervas, espaço aconchegante e conhecido pela vocação musical, será o cenário do audiovisual que promete ampliar ainda mais o alcance do artista no verão e na entrada de 2026. A proposta é registrar um ambiente vivo, afetivo e conectado com a essência do samba — espelhando o próprio percurso de Simplesmente Luís.

Com presença marcante nas noites de Salvador e um público em constante crescimento, o cantor celebra mais um capítulo importante da carreira no mesmo lugar onde tudo começou.

SERVIÇO:

Gravação do segundo audiovisual de Simplesmente Luís
Sexta-feira, 5 de dezembro
Restaurante Entre Folhas e Ervas – Largo da Lapinha, Salvador
Gratuito

Continue Reading

EM ALTA