Audiovisual
Instituto Audiovisual Mulheres de Odun realiza imersão “Cinema e Pensamento: Narrativas Negras”

Desta segunda (3) até 5 de abril (quarta-feira), será realizada a imersão “Cinema e Pensamento: Narrativas Negras”, evento que vai inaugurar o Instituto Audiovisual Mulheres de Odun (iAMO), no bairro Fazenda Grande IV, em Salvador. A Instituição funcionará como uma residência artística audiovisual na comunidade de Coqueiro Grande, Fazenda Grande IV e adjacências, e tem como propósito desenvolver estratégias e ações de formação, difusão e produção de conteúdos audiovisuais capazes de contribuir com a democratização de acesso à bens culturais atentas às equidades de gênero e raça.
Haverá oficinas de roteiro, direção e atuação para cinema, voltadas exclusivamente para jovens da comunidade e entorno; e à noite sessões abertas ao público, com exibição de filmes e palestras com profissionais do mercado audiovisual. “Experimentação é tecnologia ancestral disponível às juventudes negras e periféricas” será o primeiro debate, e contará com palestra da historiadora, pesquisadora e referência do movimento feminista negro, Valdecir Nascimento.

Viviane Ferreira
“Acreditamos que a realização da conferência por parte de uma ativista familiar à comunidade será de fundamental importância para fortalecermos o ideal de um território capaz de prospectar futuros mais igualitários. Ser uma alma criativa e sonhadora no Coqueiro Grande é o comum. Nosso bairro é cercado por territórios vizinhos pulsantes de vida e arte cotidiana, em um vetor que está no centro da Estrada Velha do Aeroporto conectado de São Cristóvão à Pirajá. Noutro vetor está conectado à Cajazeiras, numa ponta, e Itapuã noutra . E as juventudes dessa região merecem um espaço estruturado para dar vazão às suas experimentações, invenções e criatividade, sempre em diálogo com outras experiências no mundo”, destaca Viviane Ferreira, fundadora do Instituto e idealizadora da formação.
Sessões e bate-papos
As exibições serão realizadas nas noites dos três dias de imersão, sempre das 18h às 21h, seguida dos bate-papos. Estão confirmadas as presenças dos/das realizadores/as: Thiago Costa, Ranaya Dorea, Camila de Moraes, Bruna Andrade e Bruno Ribeiro. Pessoas interessadas em produção audiovisual também podem comparecer ao evento.

Ana Maria Gonçalves
Oficinas
As oficinas serão fechadas e realizadas apenas nos dias 4 e 5, das 14h às 17h30. Todas as atividades serão direcionadas para jovens a partir de 14 anos de idade, que estejam cursando ou já tenham concluído o ensino médio e que residam na comunidade e entorno. As facilitadoras serão as premiadas referências, a escritora Ana Maria Gonçalves, para a Oficina de escrita criativa e roteiro, a cineasta Viviane Ferreira, idealizadora da imersão, para a Oficina de direção, e a atriz Valdinéa Soriano, para a Oficina de atuação.
A conferência de encerramento também será realizada pela escritora Ana Maria Gonçalves com o tema “O cotidiano como fonte de fabulação”.
Informações:
O quê? “Cinema e Pensamento: Narrativas Negras”
Quando? 3, 4 e 5 de abril de 2023 (aberto ao público à noite)
03 de abril – 18h15 – Sessão 1: “Fall Into The Sky” e “Calunga Maior” + Bate Papo
04 de abril – 18h00 – Sessão 2: “Solmatalua”, “Patuá”, “Same Different”, “Antes que Seja Tarde”, “Beto” e “Jonkonnu Nunca Morre”
04 de abril – 19h30 – Sessão 3: “O Ovo”, “Mãe Solo”, “Flores Horizontais” e “Egúngún (Masquerade)” + Bate papo
05 de abril – 18h00 – Sessão 4: “Levanta Séc XXI”, “Manhã de Domingo” e “Nossos Passos Seguirão os Seus” + Bate papo | 20h30 – Pocket show
Onde? Avenida Aliomar Baleeiro, no 15 , Km 10, 5 , Fazenda Grande IV, Salvador/BA.
Audiovisual
Doc “Histórias de Roteiristas Negros” começa a ser gravado em Salvador
Os roteiristas e diretores baianos Marcelo Lima e Tais Amordivino iniciaram as gravações do longa Histórias de Roteiristas Negros. O documentário traça um panorama inédito sobre o trabalho de roteiristas negros brasileiros, entrevistando profissionais de diferentes regiões e trajetórias.
Em fase de entrevistas e captação de imagens, os diretores iniciaram as gravações em Salvador (BA) e percorrem três estados: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, destacando a importância de pessoas negras na construção das histórias contadas nas telas. A estreia de Histórias de Roteiristas Negros está prevista para 2026.
O longa apresenta 15 roteiristas, autores de grandes sucessos da teledramaturgia brasileira, entre eles os baianos Ceci Alves, roteirista e diretora, com séries desenvolvidas para a HBO Max e NBCUniversal; Elísio Lopes Jr., coautor de novelas da Globo e já escalado como roteirista da próxima novela das 18h; e Gildon Oliveira, autor de peças vencedoras do Prêmio Braskem e criador de obras na Rede Globo.

Tais Amordivino e Marcelo Lima com Marton Olympio, autor de “Anderson Spider Silva”. Foto Wendell Assis
Também serão entrevistados Marton Olympio, criador da série “Anderson Spider Silva”, indicada ao Emmy Internacional 2024 na categoria de melhor minissérie; Mariana Jaspe, roteirista e diretora da série Flordelis: questiona ou adora” (Globoplay); Renata Andrade e Thaís Pontes, criadoras da série ‘Encantado’s’ (Globoplay); Luh Maza, roteirista de sucessos na Netflix, Globoplay e HBO Max; André Novais, autor de filmes premiados como “Temporada” e “No Dia que te Conheci”; Paulo Lins, autor de Cidade de Deus e Estevão Ribeiro roteirista da da série Cidade de Deus – a Luta Não Para.
Com uma equipe majoritariamente negra, a produção valoriza vozes historicamente marginalizadas, revelando os profissionais que escrevem obras assistidas por milhares de pessoas, mas que muitas vezes permanecem nos bastidores.
O longa combina entrevistas e narração das trajetórias desses autores, criando um registro audiovisual fundamental para o cinema e para a memória cultural do país.
O projeto é uma produção da Mago Negro Dramaturgia, com co-produção da Griot Filmes e Amordivino Filmes como produtora associada, consolidando-se como uma iniciativa importante na valorização de narrativas negras no audiovisual brasileiro.
Foto 1: Marcelo Lima e Tais Amordivino com Renata Andrade e Thais Pontes, autoras da série ‘Encantado’s (Globoplay). Foto Wendell Assis
Audiovisual
Doc da baiana Vânia Lima “Cartas Para…” integra Mostra Internacional
O documentário “Cartas Para…”, dirigido por Vânia Lima e produzido pela Têm Dendê Produções, foi selecionado para a 49ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, um dos mais importantes eventos do país no gênero.
O documentário terá duas sessões: dia 24 de outubro, às 21h40, na Cinemateca Sala Grande Otelo, e no dia 25 do mesmo mês, às 13h45, no Espaço Petrobras de Cinema (Sala 2).
Em exibição no Festival do Rio, o filme tem emocionado o público com sua abordagem sensível sobre escritoras na diáspora. A narrativa acompanha Elisa Lucinda (Brasil), Paulina Chiziane (Moçambique) e Raquel Lima (Portugal), que trocam nove cartas ao longo do Atlântico, revelando seus cotidianos, angústias e descobertas como mulheres e escritoras que desafiam fronteiras, racismo, machismo e xenofobia.

Paulina Chiziane
Distribuído pela Lança Filmes, o documentário constrói uma poética sobre o poder da palavra e da memória, costurada por vozes femininas que reinventam a língua portuguesa. “O poder de uma voz não conhece fronteiras e atravessa espaços e tempos”, escreve Chiziane em uma das cartas. Já Elisa Lucinda reflete, no filme, que “todo poeta está escrevendo uma carta, um bilhete — mesmo que seja para si mesmo, nunca é sem remetente”.
“Contamos uma história juntas, um filme com elas e não sobre elas. Foi uma experiência que mudou a minha forma de dirigir e de pensar documentário. O Festival do Rio é um primeiro encontro com o público, e estar agora também na Mostra é motivo de grande alegria”, afirma.
Elisa Lucinda
Com produção da Lima Comunicação, parte do Grupo Têm Dendê – que celebra 25 anos de história -, “Cartas Para” reúne profissionais do Brasil, Moçambique e Portugal. A equipe conta ainda com Keyti Souza e Taguay Tayussy na produção executiva, Bruno Ramos na direção de produção e Cláudio Antônio na direção de fotografia.
A obra foi realizada com recurso do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), através do programa Prodecine/ 2016 e Suporte Automático, gerido pelo Banco Regional do Desenvolvimento (BRDE) e Agência Nacional de Cinema (Ancine).
Audiovisual
Everlane Moraes grava seu primeiro longa ‘O Segredo de Sikán’
Cachoeira e São Félix serão os cenários de gravação do filme ‘O Segredo de Sikán‘, longa dirigido pela cineasta Everlane Moraes, que vai reunir grandes nomes do cinema nacional e moradores do Recôncavo Baiano.
Esse é o primeiro longa de Everlane e contará com um time de peso, como a atriz mineira Grace Passô, primeira dramaturga negra a receber o Prêmio Shell, os atores baianos Sérgio Laurentino, integrante do Bando de Teatro Olodum, projetado nacionalmente por Besouro (2009), e Noélia Montanhas, que estreou em Tieta do Agreste (1996), além do sergipano Severo D’Acelino, estimado intérprete conhecido por trabalhos como Chico Rei (1985) e Velho Chico (2016).
“A nossa intenção foi justamente conseguir ter um elenco profissional, mas com a cara do recôncavo. Quase todo o nosso casting é baiano e completamente formado por pessoas negras. Para criar esse efeito de pertencimento, entendemos que seria muito importante ter no filme os moradores locais com suas vivências, corporeidades e expressões, porque são pessoas comuns que agregam grande valor de contribuição para a história. Eu gosto de trabalhar com não-atores ou atores sociais, porque eles vêm com muita experiência de vida, eles vêm sem vícios de atuação e traz um frescor na interpretação. Então alguns papéis são feitos por grandes artistas, com longa trajetória no cinema, e que vão sustentar bem a narrativa, mas também é complementado pelos baianos que habitam esse território. Nós abrimos vagas para perfis de 8 anos a 80 anos e trouxe uma diversidade de pessoas impressionante. A adesão foi grande e foi muito emocionante acompanhar”, disse Everlane Moraes, diretora do filme.
Everlane Moraes
O elenco é formado exclusivamente por atores e atrizes negros e negras – que traz ainda Taise Paim, Sara Barbosa e Heraldo de Deus. Com foco na cena local de intérpretes, o filme reconta o mito secular da princesa africana Sikán, que, de acordo com a narrativa popular, foi escolhida por uma divindade para guardar um segredo que podia trazer paz ou guerra ao mundo.
Acredita-se que ela traiu sua tribo por supostamente revelar o segredo, sendo então julgada e sacrificada pelos homens, que temiam o poder que ela guardava. Na produção, a diretora subverte o caráter da personagem e muda o seu destino numa trama que envolve drama, suspense e mistério.
A data oficial do lançamento do filme ainda não foi confirmada.
O Segredo de Sikán é uma coprodução da Carapiá Filmes e da Pattaki Produções, com distribuição da Embaúba Filmes, conta com recursos do edital do Fundo Setorial do Audiovisual da ANCINE, Novos Realizadores, e do o edital estadual da Bahia Lei Paulo Gustavo.
SERVIÇO:
Divulgação de elenco e gravação do Filme o Segredo de Sikán
Quando: Entre outubro e novembro de 2025
Onde: Cachoeira/BA e São Félix/BA
Elenco profissional: Grace Passô, Sérgio Laurentino, Noélia Montanhas, Severo D’Acelino, Sara Barbosa, Heraldo de Deus, Taise Paim, Andreia Anjos, Manuela Neves e Guilherme Silva
Elenco não profissional: Adelina Ferreira, Ana Cristina dos Anjos, Amanda Rara, Ana Júlia Bittencourt, Cremilda Santos Miranda, Evangelita Dalto, Jeniffer Mary, Gabriela Santos, Júlia Silva Matos, Lauanny Machado, Lis, Souza, Luz Quieza, Madalena Ribeiro, Naíma Ayra, Roquelina Conceição, Rejane Conceição, Adelina Ferreira, Ana Beatriz Santos, Valmir Pereira, Vera Lúcia, Wallace Dias
-
Opinião9 anos atrás“O incansável e sempre ativo pau grande e afetividade do homem negro” – Por Kauê Vieira
-
Literatura9 anos atrásDavi Nunes e Bucala: uma literatura negra infantil feita para sentir e refletir
-
Literatura8 anos atrásA lírica amorosa da poetisa Lívia Natália em “Dia bonito pra chover”! – Por Davi Nunes
-
Formação6 anos atrásConheça cinco pensadores africanos contemporâneos que valem a pena
-
Audiovisual2 anos atrásFilme “Egúngún: a sabedoria ancestral da família Agboola” estreia no Cine Glauber Rocha
-
Cultura2 anos atrásOrquestra Agbelas estreia em Salvador na festa de Iemanjá
-
Música2 anos atrásEx-The Voice, soteropolitana Raissa Araújo lança clipe da música “Aquele Momento”
-
Carnaval3 anos atrásBloco Olodum libera venda do primeiro lote de abadás com kit promocional




