Música
Motumbá lança novo single “Reza Pro Mar” e celebra 20 anos de história
A banda Motumbá, referência na música afro-pop-caribenha da Bahia, lança no próximo dia 21 de julho seu mais novo single: “Reza Pro Mar”, composição inédita de Alexandre Guedes, vocalista e fundador do grupo. A faixa estará disponível em todas as plataformas digitais, e já pode ser salva via pré-save.
Marcada pela sonoridade percussiva e pela carga simbólica, a música reafirma a proposta estética e espiritual do grupo, que há duas décadas mistura ritmos afro-brasileiros e caribenhos em letras que transbordam ancestralidade, fé e resistência.
“A música foi concebida num dia em que tive muitas atividades sociais burocráticas. A arte faz a diferença, né?! Olhei para o mar, a melodia veio como oração. Em uma hora estava pronta. E o dia, que estava cansativo, foi instantaneamente revigorado”, conta Guedes.
Com arranjos marcantes e backing vocals femininos, a canção traz instrumentos como xequerê, malacacheta, treme-terra e sintetizadores, além da bateria de Moisés Macêdo e as guitarras de Du Txai e Jackson Dantas. A produção sonora reafirma a potência criativa da Motumbá, que segue se reinventando sem abrir mão de sua essência.
“Reza Pro Mar” é o primeiro lançamento de 2025 da banda e sucede uma sequência de trabalhos relevantes, como o clipe gamer “Gira Mundo” (2022) e o single “Com Dinheiro, Sem Dinheiro” (2023), que trouxe uma linguagem mais leve e bem-humorada. Em 2024, a Motumbá cumpriu uma agenda intensa de shows por Salvador e interior da Bahia, participando de eventos como o Carnaval da capital baiana, onde arrastou multidões no circuito Barra-Ondina.
20 anos de Motumbá
Fundada em 2004 por Alexandre Guedes, a Motumbá completa 20 anos de carreira em 2025 mantendo viva a proposta de valorizar a cultura afro-brasileira. O nome da banda, inclusive, vem da saudação iorubá “motumbá”, que significa pedido de bênção e boas energias. Essa filosofia atravessa todo o trabalho do grupo, que integrou ao palco instrumentos tradicionais como atabaques, djembês e agogôs, com afinações específicas e performances de até três percussionistas simultâneos.
A Motumbá ganhou projeção nacional com o hit “Bororó”, um dos grandes sucessos do Carnaval de 2007, e desde então segue com um repertório que inclui músicas como “Odoyá” e a própria “Reza Pro Mar”, que agora ganha nova roupagem e visibilidade digital.
“Reza Pro Mar” será lançada oficialmente no dia 21 de julho de 2025 em todas as plataformas digitais. O público também pode acompanhar os conteúdos exclusivos da banda no Instagram @motumbaoficial e no YouTube /BandaMotumbaOficial.
SERVIÇO
O quê: Lançamento do single “Reza Pro Mar” – Banda Motumbá
Quando: 21 de julho de 2025
Onde: Plataformas digitais de streaming musical
Pré-save: onerpm.link/264144180535
Ficha Técnica – Reza Pro Mar
-
Composição e Voz: Alexandre Guedes
-
Backing Vocals: Karine Leal, Liz Novais, Josi Varjão e André Lima
-
Instrumentistas:
-
Bateria: Moisés Macêdo
-
Treme Terra: Moisés Macêdo
-
Malacachetas: Cristiano Pacheco e Anderson Capacete
-
Tarol, Efeitos e Caxixi: Alexandre Guedes
-
Xequerê: Cristiano Pacheco
-
Baixo: Eduardo Martins
-
Guitarra: Du Txai
-
Guitarra Semiacústica: Jackson Dantas
-
Teclados: Silas Gomes
-
Synth Bass: André T.
-
-
Direção Gráfica: Tauã Guedes e Alexandre Guedes
-
Fotos: Uanderson Brittes
-
Assessoria de Imprensa: Agência Canal In
-
Produção: Gira Mundo Com Você Produções © 2025
Música
Orquestra Afrosinfônica reúne artistas na Praça Maria Felipa
A Orquestra Afrosinfônica, sob a regência do maestro Ubiratan Marques, vai contar com a participação de grandes nomes da música baiana na sua apresentação inédita no Festival Salvador Cidade da Música, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECULT), no bairro do Comércio. O show acontece neste domingo (26), a partir das 19h30, na Praça Maria Felipa.
Nesta homenagem, Ubiratan Marques vai traçar um panorama da música criada na Bahia, com a participações intimistas de Carlinhos Brown, Ilê Aiyê, Gerônimo Santana, Olodum, Sued Nunes, Nem Cardoso, Roberto Mendes, Seko Bass (BaianaSystem) e Mariene de Castro.
“Este show vai ser importante não só para a Orquestra, mas para a Bahia começar a dar um passo e começar a cuidar de nossa cultura, de nosso jardim. Vamos fazer um recorte para mostrar essa diversidade de movimentos, para que todos conheçam um pouco da história da música da Bahia, que é o berço da música brasileira”, comenta o maestro Ubiratan Marques, que com a Afrosinfônica vem realizando ensaios na Casa da Ponte, no Pelourinho.
SERVIÇO
Festival Salvador Cidade da Música.
Atração: Orquestra Afrosinfônica, sob o comando do maestro Ubiratan Marques.
Convidados: Carlinhos Brown, Ilê Aiyê, Gerônimo Santana, Olodum, Sued Nunes, Nem Cardoso, Roberto Mendes, Seko Bass (BaianaSystem) e Mariene de Castro.
Data: Domingo (26/10)
Hora: 19h30.
Onde: Praça Maria Felipa.
Aberto ao público.
Música
Ex-The Voice Kids Clara Castro encerra Festival de Arte do Alto do Cabrito com show gratuito
No próximo sábado (25/10), a Arena Point Cabrito, no Alto do Cabrito, vai receber o encerramento da quinta edição do Cabrito Berra – Festival de Arte do Alto do Cabrito, organizado pela Azeviche Produções. O projeto, iniciado na quarta-feira (22), no bairro, finaliza sua programação com Roda de Samba comandada pela cantora Clara Castro, que ficou conhecida em sua participação na 8ª temporada do The Voice Kids, quando entrou para o Time Mumuzinho. O show será aberto ao público, a partir das 20h.
Clara Castro é moradora do bairro da Boa Vista do Lobato, começou a cantar aos 9 anos de idade como brincadeira. Mas a grande virada veio quando ela gravou um vídeo e postou na internet, viralizando nas redes. O sucesso a levou a apostar em aulas de canto e participações em shows com bandas de seu bairro. Em 2023, com 14 anos, seu pai une amigos músicos para formar a banda Clara Castro, que já se apresentou em vários eventos. Ainda em 23, em sua quarta tentativa, Clara ganhou notoriedade nacional ao participar do programa The Voice Kids, em sua 8ª edição.
Dinamização e Programação
O V Cabrito Berra vem ocupando o bairro do Alto do Cabrito com intensa programação artística gratuita para a comunidade, dentre ações voltadas para crianças e jovens. As atividades ocorrem nos espaços do Grupo É Ao Quadrado, nas Escolas Municipais Padre Norberto e Bela Vista do Lobato, no Colégio Estadual Tereza Helena Mata Pires.
Já ocorreram oficina de RAP, espetáculo teatral e exibição de filmes no primeiro dia (22) e continua com oficinas de Dança, Percussão e Teatro, outras exibições de filmes e apresentação de espetáculos teatrais. Terá, ainda, roda de samba, finalizando o projeto.
Nesta quinta edição, o projeto foi contemplado pelo edital Territórios Criativos – Ano II com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), Ministério da Cultura, Governo Federal.
Toda programação do V Cabrito Berra está disponível no perfil @coletivo_de_produtores.
SERVIÇO
O quê: Roda de Samba Festival Cabrito Berra, com Clara Castro & Convidados (Sr. Z e Leo Araújo)
Local: Arena Point Cabrito (Rua Cabritolândia, n° 157, Alto do Cabrito)
Horário: 20h às 00h
Aberto ao público
Fotos: Divulgação
Música
Olodum realiza FEMADUM em duas etapas este ano
O FEMADUM – Festival de Música e Artes Olodum será realizado pela primeira vez em duas etapas em Salvador: 13 a 16 de novembro, e 6 e 7 de dezembro, no Pelourinho, no Centro Histórico da capital baiana.
A mudança de formato se deve ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Como parte da programação formativa, o Olodum realiza o curso “Elaboração e Gestão de Projetos Culturais”, que acontecerá de 17 a 21 de novembro, das 14h às 18h, na Escola Olodum, no Pelourinho. Ministrado por Marcelo Gentil e Zeca Teodoro, o curso oferece 30 vagas e tem o objetivo de capacitar agentes culturais, produtores e artistas para desenvolver, planejar e gerir projetos voltados à cultura afro-brasileira e à economia criativa.
Em2025, o FEMADUM homenageia Chiquinha Gonzaga e Tia Ciata, figuras centrais na história da música brasileira, com o tema “Celebrando a Mulher Negra na Música Brasileira”.
A programação reafirma o papel do festival como um dos maiores eventos culturais gratuitos da Bahia, reunindo milhares de pessoas no Largo do Pelourinho em torno da arte, da resistência e da valorização da cultura afro-latino-americana.
Criado pelo Bloco Afro Olodum, o FEMADUM promove oficinas, mostras, apresentações teatrais e musicais, destacando-se como o maior festival de música afro-latino-americano organizado por uma entidade civil. A edição deste ano reafirma o compromisso do Olodum com a arte como instrumento de transformação social e celebra o legado de mulheres que inspiraram gerações na luta por liberdade e igualdade.
Serviço
FEMADUM 2025
O quê: FEMADUM – Festival de Música e Artes Olodum
Tema: “Celebrando a Mulher Negra na Música Brasileira”
Homenageadas: Chiquinha Gonzaga e Tia Ciata
Local: Pelourinho – Centro Histórico de Salvador (BA)
Etapa 1 – Atividades artísticas e culturais:
13 a 16 de novembro de 2025
Etapa 2 – Festival de Música e Shows:
6 e 7 de dezembro de 2025
-
Opinião9 anos atrás“O incansável e sempre ativo pau grande e afetividade do homem negro” – Por Kauê Vieira
-
Literatura9 anos atrásDavi Nunes e Bucala: uma literatura negra infantil feita para sentir e refletir
-
Literatura8 anos atrásA lírica amorosa da poetisa Lívia Natália em “Dia bonito pra chover”! – Por Davi Nunes
-
Formação6 anos atrásConheça cinco pensadores africanos contemporâneos que valem a pena
-
Audiovisual2 anos atrásFilme “Egúngún: a sabedoria ancestral da família Agboola” estreia no Cine Glauber Rocha
-
Cultura2 anos atrásOrquestra Agbelas estreia em Salvador na festa de Iemanjá
-
Música2 anos atrásEx-The Voice, soteropolitana Raissa Araújo lança clipe da música “Aquele Momento”
-
Carnaval3 anos atrásBloco Olodum libera venda do primeiro lote de abadás com kit promocional



