Música
Mostra Performática de Música Criativa Negra reúne artistas periféricos
O Periferias Afro Experimentais III – Mostra Performática de Música Criativa Negra reúne artistas negros e periféricos de Salvador, São Paulo e outras regiões em uma celebração da música criativa afroindigena-diaspórica.
Realizada entre o Parque Pedra de Xangô e o Espaço Cultural Boca de Brasa, em Cajazeiras, a Mostra Performática de Música Criativa Negra ocupa o espaço público como lugar de criação e reconexão com as raízes afro-indígenas. A programação envolve performances ao vivo, instalações audiovisuais, rodas de conversa e oficinas formativas, criando pontes entre tradição e contemporaneidade, tecnologia e oralidade.

Romulo Alexis – Foto Daisy Serena
A Mostra Performática de Música Criativa Negra nasceu em 2022 a partir de conversas entre Vagné, Romulo Alexis e EdBrass, e ganhou força com a colaboração do selo Muziek Mutantti e do Ciclo de Música Contemporânea. O evento piloto foi realizado de forma independente em 2023 em Cajazeiras-Salvador-BA, com o esforço coletivo de artistas convidados e técnicos voluntários. Em 2024, a Mostra chegou ao SESC Pompéia (SP), fortalecendo a rede entre periferias e reafirmando seu papel como plataforma de experimentação artística, visibilidade negra e inovação estética.

Vagné e EdBrass | Foto Daisy Serena
PROGRAMAÇÃO
Conferência Online
Data: 20/09/2025
Encontro remoto para integração das ideias curatoriais e debates sobre arte e território.(EdBrass, Romulo Alexis, Vagné e Yná Nagô)
Master Class 1 – Máquina Vocal | Romulo Alexis
Data: 24/09/2025 – 09h-12h | Laboratório de performance vocal e improvisação em múltiplas linguagens.
Onde: Teatro Boca de Brasa – Cajazeiras Av. Engenheiro Raymundo Carlos Nery – Cajazeiras
Master Class 2 – Afrofuturismo via Livecoding e Video Synth | Vagné L.
Data: 24/09/2025 – 14h-17h
Masterclass teórico-prática sobre criação audiovisual em tempo real através de computadores e códigos com referências afrofuturistas.
Onde: Teatro Boca de Brasa – Cajazeiras Av. Engenheiro Raymundo Carlos Nery – Cajazeiras
Master Class 3 – História da Música Experimental Afrobaiana | EdBrass Brasil
Data: 25/09/2025 – 9h-12h
Panorama crítico e escuta comentada sobre experiências sonoras negras da Bahia.
Onde: Teatro Boca de Brasa – Cajazeiras Av. Engenheiro Raymundo Carlos Nery – Cajazeiras
Master Class 4 – Batidas Diaspóricas (Produção Musical de Baixo Custo) | Dr. Drumah (Jorge DubMan)
Data: 25/09/2025 – 14h-17h
Formação prática sobre produção musical tendo como foco a música negra e suas vertentes, o artista relata sua experiência como baterista, produtor, seus processos criativos e gestão de carreira.
Onde: Teatro Boca de Brasa – Cajazeiras Av. Engenheiro Raymundo Carlos Nery – Cajazeiras
Parque Sagrado Pedra de Xangô – Cajazeiras
Data: 25/09/2025 – 14h-17h
Formação prática sobre produção musical tendo como foco a música negra e suas vertentes, o artista relata sua experiência como baterista, produtor, seus processos criativos e gestão de carreira.
Vivência – Caminhos de Escuta na Pedra de Xangô
Data: 26/09/2025 – 9h-16h
Imersão ao ar livre com escuta sensível, gravação de paisagem sonora e intervenções sonoras com tambores conduzida por Yná Nagô e Letricia Ventin. Análise de sons gravados e roda de conversa no auditório do parque.
Mostra Performática – Periferias AfroExperimentais III – Música Criativa Negra
Data: 27/09/2025 18h-20h
Atrações: Tambor Satélite, EdBrass Brasil, Romulo Alexis, Vagné L. , Yná Nagô, Peu Costa, Eduardo Shocker, Coletivo JACA(Rilton Jr, George Magno, Marivaldo Gomes, Vagné e EdCarlos Bomfim), Jorge Dubman, Danilo Jahpa, Primeira Capital e Tamara Coral.
Produção e Lançamento do Álbum Periferias AfroExperimentais
Início: 01/08/2025 – Fim: 30/10/2025
Gravação, edição e mixagem de obras sonoras resultantes das oficinas e performances.
Música
Orquestra Afrosinfônica reúne artistas na Praça Maria Felipa
A Orquestra Afrosinfônica, sob a regência do maestro Ubiratan Marques, vai contar com a participação de grandes nomes da música baiana na sua apresentação inédita no Festival Salvador Cidade da Música, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECULT), no bairro do Comércio. O show acontece neste domingo (26), a partir das 19h30, na Praça Maria Felipa.
Nesta homenagem, Ubiratan Marques vai traçar um panorama da música criada na Bahia, com a participações intimistas de Carlinhos Brown, Ilê Aiyê, Gerônimo Santana, Olodum, Sued Nunes, Nem Cardoso, Roberto Mendes, Seko Bass (BaianaSystem) e Mariene de Castro.
“Este show vai ser importante não só para a Orquestra, mas para a Bahia começar a dar um passo e começar a cuidar de nossa cultura, de nosso jardim. Vamos fazer um recorte para mostrar essa diversidade de movimentos, para que todos conheçam um pouco da história da música da Bahia, que é o berço da música brasileira”, comenta o maestro Ubiratan Marques, que com a Afrosinfônica vem realizando ensaios na Casa da Ponte, no Pelourinho.
SERVIÇO
Festival Salvador Cidade da Música.
Atração: Orquestra Afrosinfônica, sob o comando do maestro Ubiratan Marques.
Convidados: Carlinhos Brown, Ilê Aiyê, Gerônimo Santana, Olodum, Sued Nunes, Nem Cardoso, Roberto Mendes, Seko Bass (BaianaSystem) e Mariene de Castro.
Data: Domingo (26/10)
Hora: 19h30.
Onde: Praça Maria Felipa.
Aberto ao público.
Música
Ex-The Voice Kids Clara Castro encerra Festival de Arte do Alto do Cabrito com show gratuito
No próximo sábado (25/10), a Arena Point Cabrito, no Alto do Cabrito, vai receber o encerramento da quinta edição do Cabrito Berra – Festival de Arte do Alto do Cabrito, organizado pela Azeviche Produções. O projeto, iniciado na quarta-feira (22), no bairro, finaliza sua programação com Roda de Samba comandada pela cantora Clara Castro, que ficou conhecida em sua participação na 8ª temporada do The Voice Kids, quando entrou para o Time Mumuzinho. O show será aberto ao público, a partir das 20h.
Clara Castro é moradora do bairro da Boa Vista do Lobato, começou a cantar aos 9 anos de idade como brincadeira. Mas a grande virada veio quando ela gravou um vídeo e postou na internet, viralizando nas redes. O sucesso a levou a apostar em aulas de canto e participações em shows com bandas de seu bairro. Em 2023, com 14 anos, seu pai une amigos músicos para formar a banda Clara Castro, que já se apresentou em vários eventos. Ainda em 23, em sua quarta tentativa, Clara ganhou notoriedade nacional ao participar do programa The Voice Kids, em sua 8ª edição.
Dinamização e Programação
O V Cabrito Berra vem ocupando o bairro do Alto do Cabrito com intensa programação artística gratuita para a comunidade, dentre ações voltadas para crianças e jovens. As atividades ocorrem nos espaços do Grupo É Ao Quadrado, nas Escolas Municipais Padre Norberto e Bela Vista do Lobato, no Colégio Estadual Tereza Helena Mata Pires.
Já ocorreram oficina de RAP, espetáculo teatral e exibição de filmes no primeiro dia (22) e continua com oficinas de Dança, Percussão e Teatro, outras exibições de filmes e apresentação de espetáculos teatrais. Terá, ainda, roda de samba, finalizando o projeto.
Nesta quinta edição, o projeto foi contemplado pelo edital Territórios Criativos – Ano II com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), Ministério da Cultura, Governo Federal.
Toda programação do V Cabrito Berra está disponível no perfil @coletivo_de_produtores.
SERVIÇO
O quê: Roda de Samba Festival Cabrito Berra, com Clara Castro & Convidados (Sr. Z e Leo Araújo)
Local: Arena Point Cabrito (Rua Cabritolândia, n° 157, Alto do Cabrito)
Horário: 20h às 00h
Aberto ao público
Fotos: Divulgação
Música
Olodum realiza FEMADUM em duas etapas este ano
O FEMADUM – Festival de Música e Artes Olodum será realizado pela primeira vez em duas etapas em Salvador: 13 a 16 de novembro, e 6 e 7 de dezembro, no Pelourinho, no Centro Histórico da capital baiana.
A mudança de formato se deve ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Como parte da programação formativa, o Olodum realiza o curso “Elaboração e Gestão de Projetos Culturais”, que acontecerá de 17 a 21 de novembro, das 14h às 18h, na Escola Olodum, no Pelourinho. Ministrado por Marcelo Gentil e Zeca Teodoro, o curso oferece 30 vagas e tem o objetivo de capacitar agentes culturais, produtores e artistas para desenvolver, planejar e gerir projetos voltados à cultura afro-brasileira e à economia criativa.
Em2025, o FEMADUM homenageia Chiquinha Gonzaga e Tia Ciata, figuras centrais na história da música brasileira, com o tema “Celebrando a Mulher Negra na Música Brasileira”.
A programação reafirma o papel do festival como um dos maiores eventos culturais gratuitos da Bahia, reunindo milhares de pessoas no Largo do Pelourinho em torno da arte, da resistência e da valorização da cultura afro-latino-americana.
Criado pelo Bloco Afro Olodum, o FEMADUM promove oficinas, mostras, apresentações teatrais e musicais, destacando-se como o maior festival de música afro-latino-americano organizado por uma entidade civil. A edição deste ano reafirma o compromisso do Olodum com a arte como instrumento de transformação social e celebra o legado de mulheres que inspiraram gerações na luta por liberdade e igualdade.
Serviço
FEMADUM 2025
O quê: FEMADUM – Festival de Música e Artes Olodum
Tema: “Celebrando a Mulher Negra na Música Brasileira”
Homenageadas: Chiquinha Gonzaga e Tia Ciata
Local: Pelourinho – Centro Histórico de Salvador (BA)
Etapa 1 – Atividades artísticas e culturais:
13 a 16 de novembro de 2025
Etapa 2 – Festival de Música e Shows:
6 e 7 de dezembro de 2025
-
Opinião9 anos atrás“O incansável e sempre ativo pau grande e afetividade do homem negro” – Por Kauê Vieira
-
Literatura9 anos atrásDavi Nunes e Bucala: uma literatura negra infantil feita para sentir e refletir
-
Literatura8 anos atrásA lírica amorosa da poetisa Lívia Natália em “Dia bonito pra chover”! – Por Davi Nunes
-
Formação6 anos atrásConheça cinco pensadores africanos contemporâneos que valem a pena
-
Audiovisual2 anos atrásFilme “Egúngún: a sabedoria ancestral da família Agboola” estreia no Cine Glauber Rocha
-
Cultura2 anos atrásOrquestra Agbelas estreia em Salvador na festa de Iemanjá
-
Música2 anos atrásEx-The Voice, soteropolitana Raissa Araújo lança clipe da música “Aquele Momento”
-
Carnaval3 anos atrásBloco Olodum libera venda do primeiro lote de abadás com kit promocional



