Connect with us

Políticas

Dia Internacional de luta contra a Discriminação Racial será marcado por ato em Salvador

Jamile Menezes

Published

on

Foto Jamile Novaes

O Odara – Instituto da Mulher Negra convoca o “Ato Público pela vida do Povo Negro: Reparação já!”, no próximo dia 21 de março, a partir das 17h, na Praça da Piedade, no Centro de Salvador (BA).

O ato integra o projeto Minha Mãe Não Dorme Enquanto Eu Não Chegar, e tem por objetivo provocar reflexões sobre os efeitos letais do racismo na Bahia – por meio da violência do Estado, dos feminicídios contra mulheres negras e das violações de direitos praticadas contra os povos de religiões de matriz africana – e sobre as perspectivas de reparação que a população negra vislumbra diante desse contexto.

A atividade integra a agenda coletiva da 5ª edição do Março de Lutas que neste ano traz o tema “Reparação no Brasil: O que as mulheres negras estão pensando?” e faz parte de uma série de atos públicos em todo Brasil, organizados no âmbito do Março de Lutas, em alusão ao Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, que se celebra em 21 de março.

O “Ato Público pela vida do Povo Negro: Reparação já!” é articulado pelo Odara – Instituto da Mulher Negra, em parceria com a Associação das Comunidades Paroquiais de Mata Escura e Calabetão (ACOPAMEC), Instituto Fogo Cruzado, Coletivo Incomode, CIPÓ – Comunicação Interativa, Centro de Referência Integral de Adolescentes (CRIA), IDEAS Assessoria Popular, Centro de Arte e Meio Ambiente (CAMA), Grupo Mulheres em Luta, Grupo de Mulheres Negras do Alto das Pombas, Koinonia Presença Ecumênica e Serviço,  Iniciativa Negra por uma Nova Política sobre Drogas, Juventude Ativista de Cajazeiras (JACA), Associação Artístico Cultural Odeart, Mandata Pretas por Salvador e Tamo Juntas.

Serviço

O que: Ato Público pela vida do Povo Negro: Reparação já!

Quando: 21 de março de 2023, às 17h

Onde: Praça da Piedade, Centro de Salvador (BA).

Formação

Instituto Steve Biko inscreve para Aulão Enemgrecido 2025

Jamile Menezes

Published

on

Instituto Steve Biko

Celebrando 33 anos em 2025, o Instituto Steve Biko realiza mais uma edição do Aulão Enemgrecido, iniciativa realizada pela coordenação do pré-vestibular que tem  o objetivo de revisar, de forma descontraída e integrada, os conteúdos que poderão ser cobrados nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Este ano, o Aulão acontece no dia 2 de novembro (domingo), das 8h às 17h, na Reitoria do IFBA (Canela).

Na oportunidade, estudantes, professores e o corpo técnico do Pré-Biko estarão juntos em um grande encontro durante todo domingo, com questões comentadas pelos professores/as, atividades para potencializar a preparação dos estudantes, apoio psicossocial, música, poesia, sorteios de livros e brindes.

O Aulão Enemgrecido acontece anualmente e proporciona aos estudantes um momento para fortalecer não só o estudo, como apoiar suas trajetórias de aprendizado.

As inscrições devem ser realizadas até o dia 27 de outubro. Atente para os detalhes: a taxa colaborativa é de R$30 (trinta reais), com direito a almoço e apostila. Ou R$ 25 (vinte e cinco reais) somente a apostila. O pagamento deve ser feito até o dia 27 de outubro por meio da seguinte Chave Pix – CNPJ: 01451334000144. 

Após o pagamento, o interessado deve anexar o comprovante no espaço destinado no formulário de inscrição. Somente a pessoa inscrita poderá participar do Aulão Enemgrecido.

Instituto Steve Biko & Utilidade Pública

O Instituto recebe o nome do líder sul-africano, Steve Biko, grande referência da luta contra o Apartheid na África do Sul. Fundado em 31 de julho de 1992, o ICSB é fruto da ação inovadora de jovens militantes negros e negras que criaram o primeiro curso, no Brasil, destinado a formação política e preparação sistemática de estudantes negros e negras para o acesso às universidades, sendo considerado o primeiro Quilombo Educacional do Brasil.

O curso Pré-vestibular já benefíciou muitos estudantes negros e negras da cidade de Salvador, a partir da abertura de editais públicos anuais para inscrições para que os selecionados sejam preparados para o acesso ao ensino superior.

Olívia Santana

Deputada Estadual Olívia Santana

Em reconhecimento a esta trajetória, foi aprovado na tarde desta quarta-feira, 21 de outubro, o PL 25.977/2025 de autoria da deputada estadual Olívia Santana (PC do B), que torna o Instituto Cultural Steve Biko como de utilidade pública. Em suas redes sociais, a deputada afirmou que o reconhecimento fortalece o trabalho da instituição.

“Esse reconhecimento fortalece o trabalho da instituição, que há anos atua na formação, inclusão e valorização da juventude negra. Com essa conquista, o Instituto poderá ampliar suas ações e garantir novos investimentos para continuar transformando vidas por meio da educação e da consciência racial. O vereador Silvio Humberto é um dos mais importantes quadros da Biko, fundador desse destacado quilombo educacional”, enalteceu a deputada.

O PL segue para sanção do governador Jerônimo Rodrigues.

Aulão Enemgrecido
📅 Data: 02/11/2025 (domingo)
⏰ Horário: 8h às 17h
📍 Local: Reitoria do IFBA – Av. Araújo Pinho, 39, Canela, Salvador-BA

INSCRIÇÕES AQUI até 27 de outubro.

Continue Reading

Políticas

IV Conepir começa em Salvador com Kabengele Munanga e Maria Inês Barbosa

Jamile Menezes

Published

on

A IV Conepir é resultado de um amplo processo democrático e participativo, que envolveu conferências municipais e territoriais em todos os 27 Territórios de Identidade da Bahia,

Com o tema “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial”, a IV Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial (IV Conepir) começa nesta quarta-feira (20) e segue até sexta (22), no Hotel Fiesta, em Salvador.

O evento, promovido pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), reunirá cerca de 800 participantes de todas as regiões da Bahia, entre delegadas e delegados eleitos, convidados, gestores públicos, lideranças sociais e representantes de povos e comunidades tradicionais.

As atividades começam dia 20, às 16h30, com o ato em celebração aos 37 anos do Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra (CDCN). Em seguida, leitura e aprovação do regimento interno da conferência. Logo após, será exibido o filme “1798 – Revolta dos Búzios”, do cineasta baiano Antônio Olavo.

A abertura oficial da conferência está marcada para quinta-feira (21), às 9h, com a presença de autoridades das esferas nacional, estadual e municipal, reforçando o compromisso institucional com o enfrentamento ao racismo e a promoção da igualdade racial.

Na sequência, ocorre a mesa principal da conferência, com o antropólogo Kabengele Munanga, professor titular aposentado da Universidade de São Paulo (USP) e referência em pesquisas sobre racismo e população afro-brasileira, e Maria Inês Barbosa, doutora em Saúde Pública pela USP, pioneira nos estudos sobre saúde da população negra.

À tarde, os participantes se dividirão em grupos de trabalho organizados por eixos temáticos, que abordarão questões como justiça racial, reparação histórica, democracia, desenvolvimento sustentável, garantia de direitos, enfrentamento das desigualdades raciais e participação social.

Na sexta-feira (22), as atividades continuam com a retomada dos grupos de trabalho para sistematização das propostas debatidas. Em seguida, acontece a plenária final, que aprovará as diretrizes do relatório da etapa estadual e elegerá as delegadas e os delegados que representarão a Bahia na V Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Conapir), marcada de 15 a 19 de setembro, em Brasília.

Serviço

O quê: IV Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial – CONEPIR
Quando: 20 a 22 de agosto – quarta a sexta-feira
Onde: Hotel Fiesta – Itaigara, Salvador -BA

Foto: Erlon Souza

Continue Reading

Políticas

Circulô 3.0 reúne juventudes negras em dois dias de cultura e formação

Iasmim Moreira

Published

on

Circulô

A Universidade Federal da Bahia (UFBA), no campus de Ondina, recebe nos dias 1º e 2 de agosto a 3ª edição do Circulô, fórum que articula juventudes negras por meio da cultura, da formação e da ação política. Com o tema “Andar tranquilamente na favela em que nasci” — verso marcante do Rap da Felicidade — o evento deve reunir cerca de 500 jovens de Salvador e da Região Metropolitana em oficinas, rodas de conversa, batalhas de rima, apresentações culturais, sarau, podcast ao vivo e torneio de capoeira.

Idealizado pelo Núcleo de Juventude do Coletivo Resistência Preta (CRP), o Circulô integra os projetos de extensão universitária da UFBA. A proposta é promover o diálogo entre universidade e territórios periféricos, com trocas de saberes que unem ancestralidade, cultura e política.

Para além das atividades presenciais, o projeto também lançará uma plataforma digital para articulação das juventudes negras e deve ocupar escolas e espaços comunitários como forma de ampliar sua rede de mobilização.

“As juventudes negras têm urgência em ser ouvidas diante dos dilemas históricos. Nosso objetivo é formar, informar e aquilombar”, afirma a coordenação do CRP.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela plataforma Sympla. Os participantes terão direito a certificado de horas complementares, além de café da manhã e almoço nos dois dias de evento.

SERVIÇO
O que: Fórum Circulô 3.0 – “Andar tranquilamente na favela em que nasci”
Quando: 1º e 2 de agosto de 2025 (sexta e sábado)
Onde: Universidade Federal da Bahia – Campus de Ondina, Salvador – BA
Quanto: Gratuito
Inscrições: Disponíveis no Sympla
Certificado: Sim (UFBA)
Alimentação: Café da manhã e almoço incluídos para inscritos

Destaques da programação:
Sexta-feira (01/08)

  • 19h – Abertura institucional

  • 21h – Sarau KuáNdanji – Edição Circulô + Coquetel de encerramento

Sábado (02/08)

  • 8h – Credenciamento e café da manhã

  • 10h – Oficinas: dança, graffiti, escrita criativa, percussão, defesa pessoal, moda periférica, entre outras

  • 12h30 – Almoço

  • 14h – PODCIRCULAR Ep. 01 – “Por que circular?”

  • 16h – PODCIRCULAR Ep. 02 – “Cultura como forma de luta”

  • 17h – Roda de conversa de encerramento

Torneio de Capoeira – Sábado (02/08)

  • 9h – Roda de mestres

  • 10h – Aula pública “Capoeira e resistência”

  • 11h às 16h – Disputas infantis, juvenis e adultas

Continue Reading

EM ALTA