Diversão
Sambistas negras são tema de campanha do Samba de Quinta
No Julho das Pretas, o Samba de Quinta lança campanha intitulada “Apesar de você, amanhã minha voz vai ecoar”, que foca nas mulheres negras sambistas. Tem o propósito de questionar a falta de espaço das artistas femininas no mercado de entretenimento e cultural de Salvador. A iniciativa reúne nomes da nova geração do gênero na cidade em entrevistas lançadas nas redes sociais (Instagram @osambadequinta).
Para celebrar o mês, uma edição especial do Samba de Quinta está programada para o próximo dia 15, no Z1, no Rio Vermelho. As sambistas baianas Lai Castro e Morango serão as atrações do evento, que começa a partir das 21h. As artistas se juntam a outros nomes – Marcella Guedes e Marília Santana – do grupo Samba Ohana, Aline Souza, Niêga – e são as entrevistadas de um produto audiovisual que integra a campanha. As entrevistas são conduzidas por Lai Castro, artista independente e primeira revelação trazida pelo evento ao público.
“Todas elas são sambistas negras que já passaram pelo palco do Samba de Quinta. Além de questionar o lugar delas no mercado de entretenimento da cidade, nossa ideia é que o público consiga conhecer as suas histórias. A fim de gerar uma identificação e conexão, para além do trabalho musical que elas já apresentam”, conta Matheus de Morais, idealizador e diretor criativo do evento. A campanha conta com apoio do movimento As Pagodeiras.
Histórico
O Samba de Quinta já promoveu mais de 20 edições, recebendo mais de 20 mil pessoas.Vem priorizando artistas pretos e/ou LGBTs e dando espaço para talentos independentes e emergentes. Mais de 30 artistas já passaram pelo palco do evento, com um line-up diverso, representativo e equitativo. Que prioriza artistas pretos e/ou LGBTs e dá espaço para talentos independentes e emergentes. Nomes como Sambaiana com Ju Moraes, os Ex The Voice Aline Souza e Noug, Aisha Araujo (ex vocalista do Ilê) e Katulê já cantaram no evento.
Diversão
Léo Santana estreia o programa “Papo com o GG”
Léo Santana estreia, neste sábado (6), o programa especial “Papo com o GG” na TV Bahia, celebrando seus 20 anos de carreira em um formato que une música, afeto, conversa e muita baianidade. A atração, que irá ao ar após o Mosaico Baiano, apresenta um cenário criado especialmente para o projeto, inspirado nos tradicionais botecos — espaços de encontro, identidade e cultura na capital baiana.
Ao longo de quatro episódios, exibidos durante todo o mês de dezembro, o cantor receberá convidados especiais, entre eles Carlinhos Brown, Rachel Reis, Tonho Matéria, Majur, Flavinho e O Kanalha (ordem completa abaixo). Entre apresentações exclusivas e conversas leves, o programa reforça a energia espontânea dos encontros que fazem parte da trajetória do artista.
“Meu coração está acelerado e ainda assimilando tudo, mas ao mesmo tempo feliz e lisonjeado pelo convite da Rede Bahia. É uma troca de confiança e de responsabilidade, além de ser um desafio, algo que eu nunca tinha feito, ainda mais nessa proporção. O ‘Papo com GG’ é literalmente gigante. A ideia do programa nada mais é do que o que eu já faço fora das telinhas… E o mais legal também é que todos os convidados cantam seus sucessos no pagode”, destaca Léo Santana.
O programa apresenta quadros inéditos. No “De Carona com o GG”, Léo surpreende fãs enquanto circula pelas ruas de Salvador, criando momentos emocionantes e divertidos. Já na “Surpresa GG”, um drone entrega aos convidados imagens marcantes de suas trajetórias, despertando memórias afetivas.
Com forte apelo emocional, “Papo com o GG” reafirma as raízes culturais de Salvador e celebra a relação de Léo Santana com sua cidade, com a música e com o público que o acompanha há duas décadas.
“O ‘Papo com o GG’ nasceu do desejo de celebrar a força da música baiana e aproximar ainda mais o público da Rede Bahia. Léo Santana era o artista ideal para isso: um nome gigante no país, carismático e com a capacidade de comandar multidões e conduzir conversas leves e intimistas”, afirma Alexandre Boyd, diretor de programação da Rede Bahia.
SERVIÇO:
Estreia: Sábado, 6 de dezembro
Horário: Após o Mosaico Baiano
Onde: TV Bahia
Programa: “Papo com o GG”, com Léo Santana
Episódios: 4 (exibidos ao longo de dezembro)
Convidados: Carlinhos Brown, Rachel Reis, Tonho Matéria, Majur, Flavinho e O Kanalha
Diversão
Feira Preta Festival chega em Salvador reverenciando o Axé
O Feira Preta Festival, pela primeira vez em Salvador, ocorrerá entre os dias 28 e 30 de novembro na Praça Maria Felipa (Comércio). Com o tema “Axé – Revolução que dá baile”, a estreia na capital baiana será marcada pelo protagonismo de artistas locais que refletem a potência da música preta produzida na Bahia.
A edição reforça Salvador como um dos principais polos da cultura afro-diaspórica no mundo e fortalece o protagonismo negro em diferentes áreas da Economia Criativa.
“Pensamos numa programação que reflita o verdadeiro molho da Bahia e que reverencie o Axé desde suas origens nos terreiros, até à contemporaneidade, com os bailes e paredões de Salvador, passando pela tradição dos blocos Afro”, explica Adriana Barbosa, fundadora e diretora executiva da Feira Preta.
Toda a programação do Feira Preta Festival será gratuita, mediante doação de 1kg de alimento não perecível que será destinado a instituições sociais locais. Nomes como Sued Nunes, A Dama, Yan Cloud, Virus Carinhoso, Afrocidade, Rachel Reis, Ministereo Publico e Batekoo compõem o line up do evento.
Além das apresentações musicais, o Festival contará com feira de afroempreendedores, desfiles de moda, talks focados em empreendedorismo, cultura e economia, stand up, gastronomia, mapping, games e programação infantil.
Foto: Julio Cesar Almeida
Diversão
Arraiádunzinho celebra o samba junino e a ancestralidade afro-brasileira no Pelourinho
A Escola Olodum realiza no próximo sábado, 14 de junho, a partir das 14h, o Arraiádunzinho: O Samba Junino e Nossas Raízes, uma celebração gratuita voltada ao público infantojuvenil. O evento acontece no Largo Tereza Batista, no coração do Pelourinho.
Com uma proposta educativa e cultural, o Arraiádunzinho propõe uma releitura das tradicionais festas juninas sob a ótica do samba junino, manifestação tipicamente soteropolitana que une as tradições do Nordeste às raízes da cultura afro-brasileira. A iniciativa é parte do trabalho social da Escola Olodum e foi idealizada pela diretora geral Linda Rosa Rodrigues.
Mais do que um arraiá, o evento é um espaço de afirmação cultural, aprendizado e valorização da identidade negra desde a infância. A escolha da data também tem forte simbolismo: o Arraiádunzinho ocorre na semana do Dia Internacional da Criança Africana (16 de junho), marco que reforça a luta global por direitos, equidade e dignidade para crianças negras em todo o mundo.
A programação inclui brincadeiras juninas, apresentações musicais, rodas de dança e atividades lúdicas, todas voltadas ao reconhecimento e à valorização das tradições afrodescendentes e nordestinas. O evento visa contribuir com uma educação antirracista desde a infância, em sintonia com os princípios da Escola.
SERVIÇO
Evento: Arraiádunzinho – O Samba Junino e Nossas Raízes
Data: 14 de junho de 2025 (sábado)
Horário: A partir das 14h
Local: Largo Tereza Batista – Pelourinho
Entrada: Gratuita
-
Opinião9 anos atrás“O incansável e sempre ativo pau grande e afetividade do homem negro” – Por Kauê Vieira
-
Literatura9 anos atrásDavi Nunes e Bucala: uma literatura negra infantil feita para sentir e refletir
-
Literatura8 anos atrásA lírica amorosa da poetisa Lívia Natália em “Dia bonito pra chover”! – Por Davi Nunes
-
Formação7 anos atrásConheça cinco pensadores africanos contemporâneos que valem a pena
-
Audiovisual2 anos atrásFilme “Egúngún: a sabedoria ancestral da família Agboola” estreia no Cine Glauber Rocha
-
Cultura2 anos atrásOrquestra Agbelas estreia em Salvador na festa de Iemanjá
-
Música2 anos atrásEx-The Voice, soteropolitana Raissa Araújo lança clipe da música “Aquele Momento”
-
Carnaval3 anos atrásBloco Olodum libera venda do primeiro lote de abadás com kit promocional


