Música
“Moa Vive!”: álbum com nove canções de Moa do Katendê será lançado em 11 de novembro

O lançamento do álbum “Moa Vive!”, contemplado pelo Rumos Itaú Cultural 2019-2020, com produção musical de Átila Santana, chega em 11 de novembro nas plataformas de streaming afirmando esta memória, para que seu legado também na música seja perpetuado e ganhe o devido reconhecimento.
Um dos fundadores do Afoxé Badauê, Moa reintroduziu o ijexá na Música Popular Brasileira no final da década de 1970. Sete anos antes de seu assassinato por motivações políticas, Moa fez o registro sonoro de suas músicas no estúdio do amigo Átila Santana, que, com este material em mãos, assumiu a frente do projeto. Da gravação intimista entre amigos, que contava inclusive com a percussão do filho de Moa, Raniere da Costa, a produção das faixas ganha novas roupagens nas vozes de artistas da Bahia que se afiliam profundamente à obra do homenageado: Russo Passapusso e Gerônimo Santana, cujas músicas já foram lançadas como singles no mês de outubro; Margareth Menezes e Mateus Aleluia Filho, num dueto; Roberto Mendes, Sued Nunes, Marcia Short e Aloísio Menezes. Ao todo, são nove canções – sete regravadas e duas das gravações originais, com a voz do próprio Moa.

Na instrumentação, está uma lista de músicos de respeito. Percussões nas mãos de Jorjão Bafafé e Gabi Guedes; Felipe Guedes no violão; na bateria, Marcos Santos; Matias Traut no trombone; Sebastian Notini com saxofone e teclados; Juliano Oliveira com teclados; Vinicius Freitas no sax; e Zanah Santos e Andreia Caldas nas vozes. Para completar, Mateus Aleluia Filho, além de cantar, também toca trompete; Roberto Mendes, em sua faixa, faz voz e violão; Ivan Sacerdote, com seu clarinete, Roberto Barreto, com sua guitarra baiana, e Zumbé, com o violão das gravações originais de Moa, fazem participações; e o próprio Átila Santana, que assina a produção musical, também se reveza entre baixo, guitarra e teclados.
A seleção das canções se baseou na força representativa, na versatilidade e na diversidade da obra existente, bem como no diálogo com o panorama da produção musical brasileira atual. Como resultado, as músicas revelam a habilidade de Moa em se conectar com o tempo presente, mantendo suas conexões com a cultura afro-brasileira, os afoxés, o samba duro, a MPB, a capoeira e as religiões de matriz africana.
Além do lançamento do álbum, o projeto vai apresentar um minidocumentário de 20 minutos, também intitulado “Moa Vive”, com depoimentos de familiares e artistas nos bastidores da produção do disco.
Música
“Seu Jó”: Marcos Oorun lança primeiro disco autoral
O cantor e compositor baiano Marcos Oorun apresenta ao público seu primeiro disco autoral, “Seu Jó”, um trabalho que reúne 11 faixas inspiradas na musicalidade baiana, no reggae e na MPB. Nascido e criado em Salvador, o artista constrói no álbum um manifesto pessoal e sonoro, onde diferentes versões de si se revelam em letras que transitam por sentimentos, memórias e ritmos diversos.
O projeto contou com produção e apoio da Carlo Music e foi apadrinhado por Alexandre Carlo, vocalista da banda Natiruts, que acompanhou de perto todo o processo de criação. O disco foi gravado no estúdio Zero Neutro, em Brasília, pertencente a Alexandre Carlo, e teve produção musical de João Ferreira, arranjador da banda há mais de uma década.
Todas as músicas de “Seu Jó” são compostas por Marcos Oorun, algumas em parceria com artistas baianos como Yuri Couto, Isaías Santos, Ailson Guedes e Pierrot Junior. A quarta faixa do álbum, “Jogo Duro”, traz a participação vocal de Pedro Alex, da banda Que Onda, marcando o primeiro feat da carreira do cantor.
Segundo Marcos, o disco traduz sua forma de enxergar a vida e lidar com os sentimentos.
“Meu grande objetivo é que cada pessoa que ouça tenha a sensação de revisitar suas memórias, revigorar sua energia e sentir a mesma felicidade que senti ao escrever essas canções”, afirma.
O título do álbum vem do single homônimo lançado anteriormente, que apresenta a figura simbólica de “Seu Jó” como um estado de espírito ligado à positividade, fé e esperança. Essa energia também dialoga com o nome artístico do cantor: Òòrùn, que significa “Sol” em Yorubá, representando luz e força vital.
A capa do álbum reflete essa proposta, apresentando Marcos Oorun de forma natural, pura e luminosa, marcando o nascimento artístico de um trabalho que carrega identidade, autenticidade e potência. “Seu Jó” foi lançado no dia 13 de novembro e já está disponível em todas as plataformas de streaming.
Música
Festa BREAK chega à 7ª edição reunindo a imprensa baiana
No próximo domingo, 21, o feat. especial entre ‘verão + Festa BREAK.’ chega para agitar o Rio Vermelho. A tradicional confraternização da imprensa baiana, realizada pela Agência CRIATIVOS, convida jornalistas, influencers e creators à uma noite de atrações musicais no BOMBAR.
Consolidada como um dos maiores eventos da comunicação baiana, a BREAK. reúne os profissionais de mídia para um momento inesquecível nesta reta final de ano. Caminhando para sua 7ª edição, é hora de festejar com 5h ininterruptas de show e line-up especial de Gabi da OXE, Melanie Mason, Maiara Russel, Venuz e Leandro de Assis.
A mistura de ritmos na BREAK., que anuncia a chegada do verão, é uma proposta do anfitrião e relações-públicas Rodrigo Almeida, com realização da CRIATIVOS.
“Nós temos muitos motivos para comemorar. Estamos ampliando a nossa operação, com atuação contínua em diversos estados do país e confiantes que ainda mais conquistas estão por vir. Entretanto, sabemos que crescer não é um ato isolado, Salvador é a nossa base e a imprensa baiana a nossa raiz. Celebraremos sempre juntos cada caminhar, e essa festa é para nós lembrarmos que unidos somos ainda mais fortes”, conta.
Exclusivo para a imprensa, influenciadores e criadores de conteúdo, os participantes devem confirmar inscrição e retirar o convite gratuito através do Sympla; sujeito à lotação do espaço.
SERVIÇO:
[7ª edição da Festa BREAK.]
21 de dezembro
Das 17h às 23h
Programação: DJs Gabi da Oxe, Melanie Mason, Maiara Russel, Venuz e Leandro de Assis;
Entrada mediante convite, via Sympla
Música
Feira de São Joaquim recebe último samba do ano com o “Pôr do Sol”
A Feira de São Joaquim recebe, no próximo domingo, 21 de dezembro, o Pôr do Sol, último samba do ano da Feira, no tradicional Píer de São Joaquim, em Salvador. Toda a renda arrecadada e todos os brinquedos doados serão destinados à campanha Natal do Bem, iniciativa destinadas a a crianças em vulnerabilidade social.
No palco, um encontro do samba vai reunir apresentações de Swing do Fora, Noelson do Cavaco, Samba Trator, Eduardinho Fora da Mídia, Caboquinho, Rogério Bambeia e Luis.
Com entrada acessível, o acesso ao evento pode ser feito mediante a doação de um brinquedo novo ou pelo valor de R$ 15.
SERVIÇO:
O que: Pôr do Sol – último samba da Feira do ano
Quando: domingo, 21 de dezembro, a partir das 13h
Atrações: Swing do Fora, Noelson do Cavaco, Samba Trator, Eduardinho Fora da Mídia, Caboquinho, Rogério Bambeia e Luis
Entrada: 1 brinquedo novou ou R$15,00
Classificação: livre
-
Opinião9 anos atrás“O incansável e sempre ativo pau grande e afetividade do homem negro” – Por Kauê Vieira
-
Literatura9 anos atrásDavi Nunes e Bucala: uma literatura negra infantil feita para sentir e refletir
-
Literatura8 anos atrásA lírica amorosa da poetisa Lívia Natália em “Dia bonito pra chover”! – Por Davi Nunes
-
Formação7 anos atrásConheça cinco pensadores africanos contemporâneos que valem a pena
-
Audiovisual2 anos atrásFilme “Egúngún: a sabedoria ancestral da família Agboola” estreia no Cine Glauber Rocha
-
Cultura2 anos atrásOrquestra Agbelas estreia em Salvador na festa de Iemanjá
-
Música3 anos atrásEx-The Voice, soteropolitana Raissa Araújo lança clipe da música “Aquele Momento”
-
Carnaval4 anos atrásBloco Olodum libera venda do primeiro lote de abadás com kit promocional


