Connect with us

Música

Desabafo Social prepara abertura do Novembro Negro com encontros musicais, feiras e oficinas

Jamile Menezes

Publicado

on

dream_team_do_passinho_bob2-1-1024x683

Dream Team do Passinho

Nos dias 01 e 02 de novembro, o Desabafo Social realizará, em Salvador, o projeto Encontros & Africanidades, evento que reunirá artistas nacionais e locais pra shows, debates e feira empreendedora. Com apoio da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia, UNFPA, UNIFACS, TV Aratu, Hotel São Salvador, UNICEF e outros parceiros, a iniciativa busca celebrar o protagonismo da juventude negra, sobretudo, mulheres negras. O projeto tem direção artística de Monique Evelle e a relações públicas Ítala Herta,

O primeiro dia de evento acontece na Praça Tereza Batista, Pelourinho, a partir das 19h com o show da rapper MC Soffia (SP), o funk carioca do Dream Team do Passinho (RJ) e abertura das djs Ovelhas Negras (BA) com o 1º lote no valor de R$ 40 (inteira) R$ 20 (meia). O segundo dia será no Candyall Guetho Square com debates, feira e mais show. Marcarão presença: Tássia Reis (SP), Juliana Ribeiro (BA) e Mel Duarte (SP). Terá  ainda oficinas, debates, feiras e oportunidades de reunir coletivos, negócios criativos e todos aqueles que se interessam pelas iniciativas da juventude negra, em especial das mulheres.

Visando o fortalecimento da iniciativa do Desabafo Social em seu trabalho com educação em direitos humanos, o valor arrecado com a venda de ingressos será revertido para o desenvolvimento dos projetos da organização durante o primeiro semestre de 2017. Ingressos aqui.

PROGRAMAÇÃO

DIA 01/11: Show com Dream Team do Passinho e MC Soffia às 19h na Praça Tereza Batista

Dia 02/11: Feira, #NaRoda com Lellezinha, MC Soffia, Tássia Reis, Mel Duarte e Juliana Ribeiro, Sarau Poético e Dj Cris Fernandes e Luma Nascimento das 10h às 19h, Candyall Guetho Square.

Cultura

Afropunk anuncia pré-venda de ingressos

Jamile Menezes

Publicado

on

No ano em que celebra as duas décadas desde o lançamento do manifesto que deu origem à plataforma e promete uma edição histórica no Brasil com shows exclusivos e encontros emocionantes, o AFROPUNK acaba de firmar uma parceria inédita para as ações ao longo de 2024 no país. O Banco do Brasil será o patrocinador master e apresentará a edição do festival que acontece nos dias 09 e 10 de novembro, no Parque de Exposições de Salvador.

Com isso, clientes da instituição contam com condições especiais na compra de ingressos, com pré-venda exclusiva entre os dias 06 e 10 de maio na plataforma Sympla.

Os ingressos destinados à pré-venda exclusiva somam uma parcela do total de cada área (com exceção do modelo passaporte nas categorias meia e meia social) para clientes da instituição financeira, com limite de 4 ingressos por CPF. A ação contará com desconto de 30% e parcelamento em até 6x sem juros para os clientes Ourocard.

No dia 11 de maio (sábado), abre a venda para o público geral. O desconto, no entanto, seguirá para os clientes do banco, que terão o abatimento de 20% pelo resto do período de vendas em todos os setores, também com exceção para o passaporte nas categorias meia e meia social.

O Afropunk é um dos festivais mais importantes do mundo, principalmente enquanto plataforma da cultura negra. Com início em Nova Iorque, o evento se consagrou nos últimos anos em Salvador.

Continue Reading

Música

Alexandre Guedes lança single “Mão de Mãe”

Jamile Menezes

Publicado

on

Alexandre Guedes

O cantor e compositor baiano Alexandre Guedes lança música inédita, de sua autoria, intitulada “Mão de Mãe”. O novo single da Motumbá, estará disponível nas plataformas digitais a partir do dia 06 de maio.

Para esta canção, o autor expôs como se sente quanto à maternidade. Inspirado pelas mulheres que o rodeiam, em especial a sua mãe, D.ª Lizonete, Alexandre Guedes reacessou esse espaço – para ele sagrado – de ser filho e exaltar os gestos e predicados maternos.

“Há dois anos, no dia das mães, vieram à mente alguns trechos de música em homenagem à data, em especial a minha mãe e minha avó. No ano seguinte dei continuidade a poesia, e, neste momento que venho atravessando, senti a necessidade de concluir a melodia e gravá-la. A letra é materna e singela e faz com que a gente se sinta acolhido e volte para o nosso ponto de partida. Por fim, é uma canção que surgiu de um momento particular e diferente e dá sequência ao que a Motumbá traduz: do sagrado ao profano, mas sempre com amor”, disse Guedes. 

Fundado em 2004 por Alexandre, o grupo Motumbá se destaca pela sua estética original, incorporando elementos da cultura africana e afro-brasileira – a expressão ‘motumbá’, inclusive, é uma saudação iorubá e significa pedido de benção e boas energias –, integrando no conjunto instrumental o atabaque, djembê e malacacheta fundida com ritmos latinos como a salsa, merengue e zouk, denominando-se, por fim, como um autêntico conjunto afro-pop-caribenha.

“Antes da Motumbá, os afoxés eram os únicos que usavam atabaques nos shows. Trouxemos esses instrumentos para o palco com uma afinação diferenciada, em que três músicos tocam de uma só vez. O resultado é um som menos estridente e metálico, mas com grande força percussiva”, explica o músico.

“Mão de Mãe” é o primeiro single de 2024 da banda Motumbá e estará disponível nas principais plataformas de streaming musical e nas redes da banda: @motumbaoficial no Instagram e /BandaMotumbaOficial no YouTube.

 

SERVIÇO

O quê: Motumbá lança single “Mão de Mãe”

Quando: 6 de maio de 2024

Onde: Nas principais plataformas digitais

Pré-save:https://onerpm.link/180469359007

Foto: Uanderson Brittes
Continue Reading

Formação

Pesquisadores e músico promovem masterclasses Festival Salvador Jazz

Amanda Moreno

Publicado

on

Pesquisadores e músico promovem masterclasses Festival Salvador Jazz
Pesquisadores e músico promovem masterclasses Festival Salvador Jazz | Foto: Amanda Tropicana

Pesquisadores e músico promovem masterclasses Festival Salvador Jazz. O Ministério da Cultura e Aiwa, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e realizado pela Maré Produções, Ministério da Cultura e Governo Federal União e Reconstrução, anuncia uma programação especial de masterclasses gratuitas que fazem parte do Festival Salvador Jazz, conduzidas por três figuras proeminentes no cenário musical e cultural brasileiro: Fabrício Mota, Jorge Dubman (Dr. Drumah) e Tamima Brasil.

Ao trazer a história da música negra e seus elementos, as atividades enriquecerão o conhecimento dos participantes apresentando a herança cultural afro-brasileira que permeia a sociedade. Essa abordagem integrada vai refletir o compromisso em ser mais do que um evento de entretenimento, mas sim uma força que proporciona diálogo, educação e a transformação positiva.

Curador do evento junto à produtora Fernanda Bezerra, Fabrício Mota é pesquisador, historiador e músico. Sua vasta experiência acadêmica e musical, combinadas à sua formação em Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana e Mestrado em Estudos Étnicos e Africanos pela UFBA o elegeram para estar à frente da masterclass ‘História e Música Negra’, explorando o universo social e histórico das sonoridades de matriz africana e sua influência na música brasileira.

De acordo com o pesquisador, através da Masterclass História e Música Negra, será possível oferecer um conteúdo mais aprofundado sobre a importância das populações africanas no processo de formação civilizatória do continente americano no Brasil. “Com essa oportunidade de diálogo, de curso intensivo e nesse formato, a gente consegue trazer alguma profundidade às principais matrizes africanas que formam o pensamento no Brasil e a sociedade brasileira, além de entender a conexão que essas matrizes têm com a produção de uma cultura tão complexa e que se manifesta não só através das artes, mas também de uma maneira muito particular de organizar a economia e a sociedade civil”, conta.

Atualmente Doutorando em Cultura e Sociedade pela UFBA e professor do IFBA, o pesquisador Fabrício Mota é reconhecido por sua abordagem integrada entre pesquisa acadêmica e prática musical, especialmente nas musicalidades afro-brasileiras. Para ele, ao fortalecer o conhecimento histórico conseguimos produzir uma arte fundamentada, uma arte que aponta para o futuro.

Quem se junta ao time de proponentes, à frente das masterclasses, é o renomado baterista Jorge Dubman, conhecido como Dr. Drumah. Com mais de 20 anos de carreira, Dubman é reconhecido por sua habilidade em misturar elementos do reggae com novas texturas e timbres, criando um som único e especial no jazz rap nacional.

Proponente da oficina de batidas diaspóricas, o músico ressalta a importância de compreender e explorar as batidas diaspóricas seja historicamente ou artisticamente.

Autoridade reconhecida em sua área, a pesquisadora Tamima Brasil, ministrará um encontro musical para mergulhar no universo do pandeiro e conhecer a trajetória da musicista. Ela, que também é educadora, baterista, percussionista e Luthier de Pandeiros, complementa o trio de mestres. Com mais de duas décadas de experiência e um método próprio de ensino, Tamima participa de festivais renomados tanto nacional quanto internacionalmente, destacando-se na sua expertise em percussão e educação musical.

Ao unir essas três personalidades notáveis, o Festival Salvador Jazz oferece não apenas uma celebração da música negra e suas influências culturais, mas também uma experiência educativa e transformadora para os participantes das masterclasses. Essa oportunidade única permite explorar a riqueza da herança cultural afro-brasileira e sua relevância na sociedade contemporânea.

Com vagas limitadas, as inscrições encerram dia 06, às 23h59. O resultado será divulgado na sexta-feira,10. Os(as) interessados(as) podem se inscrever através do link:https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSddvlF4WE_R_TKTqDFuIOvBYkaspAuGCdbmGfedxPZQsAeEEw/viewform

Continue Reading
Advertisement
Vídeo Sem Som

EM ALTA