Moda
Meninos Rei exalta ancestralidade africana em estreia na São Paulo Fashion Week


Foto Bruno Gomes
Uma ode a Exú – Há seis anos, o toque para Exú entoado pelos atabaques anunciava o primeiro desfile da recém lançada marca Meninos Rei, criada na Bahia pelos irmãos Júnior e Céu Rocha. Hoje, o orixá da comunicação, da linguagem, é o tema da coleção “L’oju Esú”, tradução do iorubá para “Aos olhos de Exú”, que marca a estreia da Meninos Rei no evento de moda mais importante da América Latina: a São Paulo Fashion Week.
A marca estreia oficialmente no evento na próxima quarta-feira (23), às 19h50, apresentando o seu fashion filme com uma coleção-cápsula de cinco looks. Essa será a 51ª edição em uma programação transmitida ao vivo através das plataformas digitais da SPFW (site spfw.com.br, YouTube e Facebook).
“Essa coleção é uma ode à nossa ancestralidade africana e a Exú, que sempre esteve olhando por nós e nos conduziu pelo caminho que nos trouxe até aqui”, destaca Júnior Rocha.
Os tecidos africanos, nessa coleção originários da Guiné-Bissau, e o patchwork, marca registrada da Meninos Rei, chegam em um mosaico de estampas.

Foto Bruno Gomes
Fashion Filme
“Tudo transita pelo viés das possibilidades, da ousadia, da liberdade, assim como é Exú. A essência da produção, desenvolvida por nós, pelo stylist Thiago Ferraz e seu assistente Gabriel Fabosa, aponta para a uma estética afro futurista, em que a profusão de informações transborda para além da roupa, causando um impacto visual chocante, imprimindo a imagem desse Exú high-tech, moderno, cosmopolita e tão presente no nosso movimento contemporâneo”, explica o designer de moda Céu Rocha.
Projeto Sankofa
A Meninos Rei participa do SPFW a convite do Projeto Sankofa, idealizado pelo coletivo Pretos na Moda e pela startup de inovação social VAMO (Vetro Afro-Indígena na Moda), que selecionou oito marcas em todo o Brasil para um movimento que abre espaço para estilistas negros e indígenas nas passarelas do SPFW.
Formação
Último dia para inscrições no programa que conecta moda baiana ao mercado francês

Hoje (17/04) é o último dia para se inscrever no Programa Création Brasil de Aceleração de Negócios da Moda, iniciativa que busca impulsionar a internacionalização de empreendedores baianos do setor. A ação é realizada pelo hub de inovação Vale do Dendê, em parceria com a Embaixada da França no Brasil, e tem como embaixadora a estilista baiana Isa Silva, fundadora da marca Isaac Silva.
Com foco em negócios dos segmentos de vestuário, acessórios, têxtil, criação e confecção, o programa oferece mentorias especializadas e premiará a empresa finalista com um curso de francês na Aliança Francesa e uma viagem à França, com passagens, hospedagem e alimentação custeadas.

Isa Silva | Foto: Divulgação
“Ser Embaixadora da Aceleração é uma honra que recebo com muito carinho e alegria. Poder compartilhar meus conhecimentos com empreendedores do meu Estado é uma forma linda de retribuir o amor que tenho por Salvador”, afirmou Isa Silva.
Conhecida pelo lema “Acredite no seu axé”, ela também irá ministrar a masterclass “Da Bahia para o mundo: criatividade e diversidade como negócio”.
Segundo Paulo Rogério Nunes, cofundador da Vale do Dendê, a 18ª edição do programa se diferencia pela proposta de internacionalização.
“Vamos selecionar empresas com potencial de expansão global. Esta parceria com a Embaixada da França vai nos ajudar a abrir portas importantes para o mercado de moda da Bahia alcançar o cenário internacional”, destacou.
Para participar, é necessário ter CNPJ ativo como Pessoa Jurídica ou MEI, com CNAE principal relacionado à moda. A seleção contará com uma curadoria que irá pré-selecionar 20 perfis com base nos documentos e portfólio apresentados. Os escolhidos passarão por uma rodada de pitch de negócios, e 10 empreendedores serão selecionados para as capacitações.
O ciclo formativo inclui treinamentos jurídicos voltados à internacionalização, planejamento financeiro, acesso a linhas de financiamento e programas de apoio, além de mentorias sobre moda sustentável, economia circular, marketing e branding global.
O edital e o formulário de inscrição estão disponíveis no site www.valedodende.org.
Moda
Escola Àbámodá abre inscrições gratuitas para cursos na área de moda

Pessoas interessadas em aprender ou aprimorar os conhecimentos sobre modelagem, corte e costura, estamparia, manualidades, biojoias e joalheria básica, têm a até o dia 18 de abril para se inscrever gratuitamente nos cursos oferecidos pela Àbámodá, escola livre de moda, arte e cultura da Bahia. São mais de 100 vagas oferecidas para formações gratuitas nas áreas citadas. As inscrições devem ser realizadas através do formulário ou na sede da Àbámodá, na Rua João Vieira Lopes, n° 02, centro de Cachoeira, das 09h às 11:30h.
Podem participar do processo seletivo, pessoas de todos os gêneros, a partir de 16 anos, de qualquer cidade da Bahia. O projeto também contempla mães adolescentes, a partir de 14 anos, desde que estejam matriculadas e possuam participação ativa na escola. As aulas, que serão presenciais, acontecem na sede da Àbámodá e no Quilombo Engenho da Ponte e se inciam no dia 15 de maio. O resultado da seleção será divulgado dia 30 de abril.
“Iniciantes terão a oportunidade de acessar novos conhecimentos e instrumentos. E aqueles que já têm algum contato com as áreas poderão aprimorar os saberes, que vão da concepção à produção final dos produtos, incluindo todas as fases e processos”, destaca Luísa Mahin, fundadora e diretora executiva da Àbámodá.
A Àbámodá é uma escola pautada na ancestralidade, no corpo – território, raízes, identidades, culturas e memórias. Atuando nas áreas de vestuário, joalheria, biojoias, estamparia, crochê, tricô e outras manualidades, alinhando toda essa imersão ao princípio da economia criativa, às demandas de mercado a fim de assegurar renda e impacto social efetivo para o público beneficiário.
Confira o cronograma:
- Modelagem, corte e Costura (básico)- Quinta-feira, 14h às 18h, maio à novembro;
- Modelagem, Corte e Costura (intermediário) – Quarta-feira, 14h às 18h, maio à novembro;
- Modelagem, corte e Costura (avançado)- Terça-feira, 14h às 18h, maio à novembro;
- Estamparia (técnicas de tingimento em tecidos)- Quinta e Sexta-feira, 14h30 às 17h30, maio à agosto;
- Manualidades (crochê, macramê, bordado, upcycling)- Terça e Quarta-feira, 14h30 às 17h30, maio à setembro;
- Biojoias- Quinta e Sexta-feira, 14h30 às 17h30, maio à outubro;
- Joalheria Básica (com metais diversos), Quinta e Sexta-feira, 14h30 às 17h30, maio à novembro.
Moda
Afro Fashion Day 2024 seleciona modelos plus size e LGBTQIA+

O Afro Fashion Day (AFD), projeto pioneiro na moda negra no país, este ano celebra uma década de história. Para isso, a iniciativa vem tradicionalmente realizando seletivas em bairros de Salvador, buscando democratizar o acesso ao mundo da moda a talentos e modelos não profissionais. Nesta edição, duas seleções do tipo foram feitas durante o mês de setembro: uma na Barroquinha e outra em Cajazeiras, um dos maiores conjuntos habitacionais da América Latina.
Mais de 230 pessoas participaram das seletivas do AFD 2024, sendo que 30 foram pré-selecionados para a fase final, realizada nesta terça-feira (24), no Teatro Gregório de Mattos. Dez nomes foram escolhidos, são eles: Ana Paola Simas, 14 anos, da cidade de Lauro de Freitas; Dandara Neri, 17 anos, de Paripe; Genê Góes, 33 anos, de Simões filho; Luan Sales, 22 anos, do Nordeste de Amaralina; Rafael Menezes, 25 anos, da Boca do Rio; Kaline, 13 anos, do Engenho Velho de Brotas; Laura Guimarães, 19 anos, de Fazenda Grande 4; Luane Gonçalves, 23 anos, do município de Itaparica; Maurício Rosário, 31 anos, do IAPI; e Iasmin Lima, 19 anos, do Arraial do Retiro.
Todos os selecionados irão se juntar a outros modelos profissionais para o desfile (previsto para às 19h) que acontecerá em 1º de novembro, na Praça do Campo Grande. O evento gratuito irá abrir o mês em que se celebra a Consciência Negra, com o tema “Música – Resgatando raízes e elevando vozes”. A programação inicia às 11h com a Feira da Sé, oficinas e atrações musicais.
A diversidade dos selecionados
A diversidade deu o tom em mais uma final da seletiva de bairros do AFD. Para participar, a pessoa negra precisava ter idade a partir de 13 anos. Não tinha critério de idade máxima ou algum padrão de beleza durante a seleção. Desde sua primeira edição, o Afro Fashion Day tem sido um importante ponto de partida para grandes talentos baianos que desejam carreira de modelo, mas ainda esbarram nas dificuldades de acesso ao mercado.
O mais votado pelos jurados foi Luan Sales, de 22 anos. O modelo é do bairro de Nordeste de Amaralina e falou sobre a emoção de ser selecionado para desfilar na passarela mais negra do país: “Eu sou uma pessoa preta, LGBTQIA+, não-binária, de periferia. Então, esse resultado me faz acreditar. Eu fico muito feliz, e com isso tudo eu só tenho a agradecer”.
Genê Góes, de 33 anos, saiu de Simões Filho para participar pela terceira vez das seletivas de bairro. No ano passado, ela chegou a passar para a final, porém precisou interromper a busca do sonho de desfilar no AFD por conta do tratamento contra o câncer de mama. “A minha terapia acabou me fazendo um pouquinho mal e eu fiquei internada com dor no coração porque eu tinha ficado lá no hospital. Mas esse ano eu tentei de novo e agora estou aqui muito grata. E com a responsabilidade de representar a minha categoria no plus size e as mulheres que lutam por outro câncer de mama também”, disse.
Maurício Rosário, 31 anos, é do bairro do IAPI. Depois de dois anos tentando se inscrever, ele, que é uma pessoa surda, não conteve a emoção ao ser selecionado para a desfilar na passarela mais negra do país: “Estou muito emocionado. Eu sou um jovem negro, surdo e me sinto capaz de ir para qualquer lugar. Independentemente, qualquer pessoa é capaz de realizar seus objetivos. Me sinto representando a minha comunidade surda”.
O júri foi formado pela DJ, modelo e dançarina Lunna Montty, pelos maquiadores Dino Neto e Roma Aragão, pelos estilistas Fagner Bispo, Najara Black e Filipe Dias e pelo diretor de teatro Fernando Guerreiro, além do diretor artístico do projeto Gil Alves, da editora chefe do CORREIO, Linda Bezerra, e da gerente Comercial e Marketing do CORREIO, Luciana Gomes.
Mais informações no perfil do Instagram @afrofashionday (https://www.instagram.com/