Connect with us

Políticas

Antropóloga Naira Gomes lança candidatura à Ouvidoria da Defensoria Pública da Bahia

Jamile Menezes

Published

on

 

A antropóloga Naira Gomes, mulher negra, jovem, militante e presidenta da Marcha do Empoderamento Crespo, lançou sua candidatura ao cargo de ouvidora geral da Defensoria Pública da Bahia.

Naira possui formação em Ciências Sociais, e acumula experiências de uma atuação institucional junto à comissão de Cultura da Câmara Municipal de Salvador, e as comissões de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviços Públicos e dos Direitos das Mulheres, da Assembleia Legislativa da Bahia.

“Reparação, retratação, igualdade racial e equidade precisam ser premissas de um Estado comprometido com o seu povo. É necessário vontade e compromisso para assegurar estes valores e o combate às iniquidades, sobretudo, as que interseccionam raça, gênero, classe e que constroem distância social no Brasil”, destaca a candidata.

A Defensoria Pública do Estado da Bahia é um órgão essencial para o acesso da população à justiça, aqui entendida como um direito fundamental para afirmação da plena cidadania. Esta ampara os cidadãos, por meio da assistência judiciária gratuita, assegurarando os direitos individuais e da coletividade.

“Neste momento, coloco meu corpo de luta, minha vontade sincera, minhas experiências, meus entendimentos engajados a serviço desta missão elevada, coletiva e desafiadora”, frisa Naira sobre a sua candidatura.

O cargo foi ocupado por mulheres negras desde a criação. Estiveram à frente da gestão a advogada Anhamona de Brito, a assistente social Tânia Palma, a socióloga Vilma Reis e a atual ouvidora e assistente social, Sirlene Assis.

Formação

Instituto Steve Biko inscreve para Aulão Enemgrecido 2025

Jamile Menezes

Published

on

Instituto Steve Biko

Celebrando 33 anos em 2025, o Instituto Steve Biko realiza mais uma edição do Aulão Enemgrecido, iniciativa realizada pela coordenação do pré-vestibular que tem  o objetivo de revisar, de forma descontraída e integrada, os conteúdos que poderão ser cobrados nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Este ano, o Aulão acontece no dia 2 de novembro (domingo), das 8h às 17h, na Reitoria do IFBA (Canela).

Na oportunidade, estudantes, professores e o corpo técnico do Pré-Biko estarão juntos em um grande encontro durante todo domingo, com questões comentadas pelos professores/as, atividades para potencializar a preparação dos estudantes, apoio psicossocial, música, poesia, sorteios de livros e brindes.

O Aulão Enemgrecido acontece anualmente e proporciona aos estudantes um momento para fortalecer não só o estudo, como apoiar suas trajetórias de aprendizado.

As inscrições devem ser realizadas até o dia 27 de outubro. Atente para os detalhes: a taxa colaborativa é de R$30 (trinta reais), com direito a almoço e apostila. Ou R$ 25 (vinte e cinco reais) somente a apostila. O pagamento deve ser feito até o dia 27 de outubro por meio da seguinte Chave Pix – CNPJ: 01451334000144. 

Após o pagamento, o interessado deve anexar o comprovante no espaço destinado no formulário de inscrição. Somente a pessoa inscrita poderá participar do Aulão Enemgrecido.

Instituto Steve Biko & Utilidade Pública

O Instituto recebe o nome do líder sul-africano, Steve Biko, grande referência da luta contra o Apartheid na África do Sul. Fundado em 31 de julho de 1992, o ICSB é fruto da ação inovadora de jovens militantes negros e negras que criaram o primeiro curso, no Brasil, destinado a formação política e preparação sistemática de estudantes negros e negras para o acesso às universidades, sendo considerado o primeiro Quilombo Educacional do Brasil.

O curso Pré-vestibular já benefíciou muitos estudantes negros e negras da cidade de Salvador, a partir da abertura de editais públicos anuais para inscrições para que os selecionados sejam preparados para o acesso ao ensino superior.

Olívia Santana

Deputada Estadual Olívia Santana

Em reconhecimento a esta trajetória, foi aprovado na tarde desta quarta-feira, 21 de outubro, o PL 25.977/2025 de autoria da deputada estadual Olívia Santana (PC do B), que torna o Instituto Cultural Steve Biko como de utilidade pública. Em suas redes sociais, a deputada afirmou que o reconhecimento fortalece o trabalho da instituição.

“Esse reconhecimento fortalece o trabalho da instituição, que há anos atua na formação, inclusão e valorização da juventude negra. Com essa conquista, o Instituto poderá ampliar suas ações e garantir novos investimentos para continuar transformando vidas por meio da educação e da consciência racial. O vereador Silvio Humberto é um dos mais importantes quadros da Biko, fundador desse destacado quilombo educacional”, enalteceu a deputada.

O PL segue para sanção do governador Jerônimo Rodrigues.

Aulão Enemgrecido
📅 Data: 02/11/2025 (domingo)
⏰ Horário: 8h às 17h
📍 Local: Reitoria do IFBA – Av. Araújo Pinho, 39, Canela, Salvador-BA

INSCRIÇÕES AQUI até 27 de outubro.

Continue Reading

Políticas

IV Conepir começa em Salvador com Kabengele Munanga e Maria Inês Barbosa

Jamile Menezes

Published

on

A IV Conepir é resultado de um amplo processo democrático e participativo, que envolveu conferências municipais e territoriais em todos os 27 Territórios de Identidade da Bahia,

Com o tema “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial”, a IV Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial (IV Conepir) começa nesta quarta-feira (20) e segue até sexta (22), no Hotel Fiesta, em Salvador.

O evento, promovido pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), reunirá cerca de 800 participantes de todas as regiões da Bahia, entre delegadas e delegados eleitos, convidados, gestores públicos, lideranças sociais e representantes de povos e comunidades tradicionais.

As atividades começam dia 20, às 16h30, com o ato em celebração aos 37 anos do Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra (CDCN). Em seguida, leitura e aprovação do regimento interno da conferência. Logo após, será exibido o filme “1798 – Revolta dos Búzios”, do cineasta baiano Antônio Olavo.

A abertura oficial da conferência está marcada para quinta-feira (21), às 9h, com a presença de autoridades das esferas nacional, estadual e municipal, reforçando o compromisso institucional com o enfrentamento ao racismo e a promoção da igualdade racial.

Na sequência, ocorre a mesa principal da conferência, com o antropólogo Kabengele Munanga, professor titular aposentado da Universidade de São Paulo (USP) e referência em pesquisas sobre racismo e população afro-brasileira, e Maria Inês Barbosa, doutora em Saúde Pública pela USP, pioneira nos estudos sobre saúde da população negra.

À tarde, os participantes se dividirão em grupos de trabalho organizados por eixos temáticos, que abordarão questões como justiça racial, reparação histórica, democracia, desenvolvimento sustentável, garantia de direitos, enfrentamento das desigualdades raciais e participação social.

Na sexta-feira (22), as atividades continuam com a retomada dos grupos de trabalho para sistematização das propostas debatidas. Em seguida, acontece a plenária final, que aprovará as diretrizes do relatório da etapa estadual e elegerá as delegadas e os delegados que representarão a Bahia na V Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Conapir), marcada de 15 a 19 de setembro, em Brasília.

Serviço

O quê: IV Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial – CONEPIR
Quando: 20 a 22 de agosto – quarta a sexta-feira
Onde: Hotel Fiesta – Itaigara, Salvador -BA

Foto: Erlon Souza

Continue Reading

Políticas

Circulô 3.0 reúne juventudes negras em dois dias de cultura e formação

Iasmim Moreira

Published

on

Circulô

A Universidade Federal da Bahia (UFBA), no campus de Ondina, recebe nos dias 1º e 2 de agosto a 3ª edição do Circulô, fórum que articula juventudes negras por meio da cultura, da formação e da ação política. Com o tema “Andar tranquilamente na favela em que nasci” — verso marcante do Rap da Felicidade — o evento deve reunir cerca de 500 jovens de Salvador e da Região Metropolitana em oficinas, rodas de conversa, batalhas de rima, apresentações culturais, sarau, podcast ao vivo e torneio de capoeira.

Idealizado pelo Núcleo de Juventude do Coletivo Resistência Preta (CRP), o Circulô integra os projetos de extensão universitária da UFBA. A proposta é promover o diálogo entre universidade e territórios periféricos, com trocas de saberes que unem ancestralidade, cultura e política.

Para além das atividades presenciais, o projeto também lançará uma plataforma digital para articulação das juventudes negras e deve ocupar escolas e espaços comunitários como forma de ampliar sua rede de mobilização.

“As juventudes negras têm urgência em ser ouvidas diante dos dilemas históricos. Nosso objetivo é formar, informar e aquilombar”, afirma a coordenação do CRP.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela plataforma Sympla. Os participantes terão direito a certificado de horas complementares, além de café da manhã e almoço nos dois dias de evento.

SERVIÇO
O que: Fórum Circulô 3.0 – “Andar tranquilamente na favela em que nasci”
Quando: 1º e 2 de agosto de 2025 (sexta e sábado)
Onde: Universidade Federal da Bahia – Campus de Ondina, Salvador – BA
Quanto: Gratuito
Inscrições: Disponíveis no Sympla
Certificado: Sim (UFBA)
Alimentação: Café da manhã e almoço incluídos para inscritos

Destaques da programação:
Sexta-feira (01/08)

  • 19h – Abertura institucional

  • 21h – Sarau KuáNdanji – Edição Circulô + Coquetel de encerramento

Sábado (02/08)

  • 8h – Credenciamento e café da manhã

  • 10h – Oficinas: dança, graffiti, escrita criativa, percussão, defesa pessoal, moda periférica, entre outras

  • 12h30 – Almoço

  • 14h – PODCIRCULAR Ep. 01 – “Por que circular?”

  • 16h – PODCIRCULAR Ep. 02 – “Cultura como forma de luta”

  • 17h – Roda de conversa de encerramento

Torneio de Capoeira – Sábado (02/08)

  • 9h – Roda de mestres

  • 10h – Aula pública “Capoeira e resistência”

  • 11h às 16h – Disputas infantis, juvenis e adultas

Continue Reading

EM ALTA