Connect with us

Cultura

7º Festival de Cultura e Arte Quilombola acontece em Simões Filho

Avatar

Publicado

on

Foto: Wallisson Braga

A 7ª edição do Festival de Cultura e Arte Quilombola acontece entre os dias 16 e 18 de agosto, no Quilombo Pitanga dos Palmares, em Simões Filho. Com atividades gratuitas e abertas ao público, o evento vai reunir manifestações culturais e saberes tradicionais de oito comunidades quilombolas da Bahia. Moradores dos quilombos Pitanga dos Palmares (Simões Filho), Dandá (Simões Filho), Rio dos Macacos (Simões Filho), Quingoma (Lauro de Freitas), Matinha dos Pretos (Feira de Santana), Cordoaria (Camaçari), Alto do Tororó (Salvador) e Fazenda Retiro (Terra Nova) estarão reunidos, buscando fortalecer a memória cultural dessas localidades. Uma homenagem será prestada à idealizadora, Mãe Bernadete Pacífico, liderança que teve sua vida interrompida violentamente em 2023.

A programação inicia na sexta-feira (16), com o Encontro Nacional de Mulheres da Conaq –  Coordenação Nacional de Articulação de Comunidades Negras Rurais Quilombolas. O encontro reunirá 50 mulheres de quilombos de todo o Brasil que participarão de uma oficina com o tema Resistência Quilombola. O festival conta com dez apresentações culturais de música e dança tradicionais, oficinas de gastronomia, dança, artesanato em barro, piaçava e palha da costa. No domingo (18), uma feira reúne produtos da agricultura familiar, artesanato e gastronomia, unindo 25 mestres e mestras artesãs das comunidades quilombolas, onde os visitantes poderão ver de perto alguns processos de produção, como a preparação da farinha numa Unidade Móvel Casa de Farinha.

O Afroturismo também será incentivado e, no sábado e domingo, às 10h, os participantes poderão aproveitar uma visita guiada, com direito a café da manhã com iguarias da culinária quilombola. O roteiro inclui a barragem, a Fazenda Aras Vento Leste e a casa de farinha no Quilombo Dandá. Os grupos serão formados às 10h, tanto no sábado quanto no domingo, e as vagas são limitadas.

“A cultura negra no Brasil criou estratégias próprias de resistência para a população, que não tem outras armas a não ser sua crença na vida. O festival é a salvaguarda desses saberes e fazeres ancestrais, como a gastronomia, a dança, o samba de roda, a agricultura familiar e o artesanato. Buscamos também movimentar a economia local e aproximar outros públicos da produção cultural que acontece em nossas comunidades”, afirma Wellington Pacífico, liderança do Quilombo Pitanga dos Palmares.

Um dos pontos altos do festival será a Caminhada da Diversidade Cultural, uma grande celebração pelo pedido de paz, respeito e tolerância religiosa e às diversidades culturais. A manifestação, que acontece no dia 18 (domingo), às 10h, deverá reunir um público de mil pessoas e contará com a presença de representantes de instituições políticas e culturais, organizações da sociedade civil, do candomblé, católicas e evangélicas e grupos LGBTQIA+. A caminhada pacífica e festiva é embalada pela música do grupo de samba de roda Viola de Quilombo, formado por moradores locais.

Com o mote “Mão Bernadete, o legado continua”, esta edição do festival tem como grande homenageada a líder comunitária e religiosa, principal mobilizadora do evento e uma das mais respeitadas lideranças negras do Brasil. No sábado (17), às 8h, uma missa seguida de cânticos para Oxumarê, na sede da Associação Muzanzu, marcará um ano da morte da matriarca do Quilombo Pitanga dos Palmares, brutalmente assassinada dentro de sua casa. Ela também dará nome ao Prêmio Mãe Bernadete Pacífico – Reconhecimento e Ancestralidade, que, em sua primeira edição, reconhecerá personalidades negras cujo trabalho ou ações são voltados para reconhecer, valorizar e estimular a cultura negra no Brasil. A premiação será no dia 18 (domingo), às 14h, e já tem as presenças confirmadas de João Jorge, presidente da Fundação Palmares, e Hélio Silva Jr, advogado e fundador do JusRacial.

A realização é do Quilombo Pitanga dos Palmares e da Associação Etno Desenvolvimento Muzanzu, com apoio de Sepromi – Secretaria de Promoção da Igualdade Racial, Embasa – Empresa Baiana de Águas e Saneamento, SDR – Secretaria de Desenvolvimento Rural, CAR – Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional, CONAQ – Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos e EGBÉ AXÉ – Associação de Terreiros da Bahia.

Este projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022.

Serviço:

O quê: Festival de Cultura e Arte Quilombola

Quando: 16 a 18 de agosto de 2024

Onde: Quilombo Pitanga dos Palmares – Caipora – Simões Filho, Bahia

Cultura

3ª Caminhada Cultural de Zé Pilintra acontece no dia 27 de abril

Iasmim Moreira

Publicado

on

Zé Pilintra

As ruas do Centro de Salvador serão palco de uma grande celebração à fé, à cultura popular e à espiritualidade afro-brasileira no próximo domingo, 27 de abril, com a realização da 3ª Caminhada Cultural de Zé Pilintra. O evento terá concentração a partir das 10h, na Praça Castro Alves, e deve reunir centenas de devotos, terreiros, grupos culturais, artistas e simpatizantes da emblemática entidade.

Mais que um ato religioso, a Caminhada se consolida como uma manifestação pública de resistência, diversidade e valorização das tradições afro-brasileiras. Com músicas, danças, trajes e expressões de fé, o cortejo promete colorir o Centro Histórico com chapéus brancos adornados por faixas vermelhas — símbolo característico de Zé Pilintra — e muito axé.

Figura central no Catimbó e na Umbanda, Zé Pilintra é reverenciado como entidade de luz, defensor dos pobres, patrono dos bares e das ruas. Seu arquétipo, o malandro de bom coração, inspirou inclusive personagens da cultura pop, como o famoso Zé Carioca, da Disney.

A Caminhada é organizada pelo Santuário de Zé Pilintra, localizado na Rua do Corpo Santo (Comércio), sob liderança do Babá Xafalaké (Wellington Luís). A iniciativa busca promover o combate à intolerância religiosa e o reconhecimento cultural, ancestral e espiritual da entidade. Este ano, nomes de peso como o bloco afro Ilê Aiyê e o grupo Orisun integram a programação, reforçando o compromisso com a valorização das heranças africanas.

Além do cortejo, o projeto propõe a criação do “Dia de Zé Pilintra” em Salvador, a ser celebrado em 30 de abril, como forma de institucionalizar a importância da entidade no calendário cultural e religioso da capital baiana.

SERVIÇO


Evento: 3ª Caminhada Cultural de Zé Pilintra
Data: 27 de abril de 2025 (domingo)
Horário: 10h
Local: Praça Castro Alves, com percurso até a Rua do Corpo Santo – Comércio, Salvador/BA
Atrações: Ilê Aiyê, Orisun e grupos culturais
Acesso: Gratuito
Informações: (71) 98692-3414
Instagram: @ilebabaalapitoke | @santuariozepilintrasalvador

Continue Reading

Cultura

Expo Axé promove roda de conversa na Caixa Cultural sexta (14)

Ana Paula Nobre

Publicado

on

Foto: Divulgação
A última roda de conversa do projeto ‘Expo Axé: A Força Sonora e Visual de um Movimento’ chega ao seu encerramento no dia 14 de março (sexta-feira), às 17h, na CAIXA Cultural Salvador. Sob o tema “Agradecer o ontem, viver o hoje e plantar o amanhã!”, o evento reunirá grandes nomes da música baiana para um bate-papo sobre o legado e a evolução do Axé Music. A entrada é gratuita, sujeita à lotação do espaço.
O encontro contará com a presença dos artistas Tonho Matéria e Amanda Santiago, além dos compositores Rafa Lemos e Brenno Casagrande, que compartilharão suas experiências e visões sobre o gênero que transformou a cena musical da Bahia e do Brasil. A mediação será do curador Jonga Cunha, que conduzirá a conversa em um momento de celebração e reflexão sobre o impacto do Axé Music ao longo dos seus 40 anos.
A Expo Axé tem sido um espaço de valorização e resgate da história desse movimento cultural, destacando sua identidade visual, musical e social. Ao longo de sua exibição, a exposição promoveu debates, apresentações e encontros que reforçaram a importância do Axé como um dos estilos musicais mais emblemáticos do país.
Além da programação cultural, o evento promove uma ação solidária: os visitantes são convidados a doar 1kg de alimento não perecível, que será arrecadado na entrada da exposição. Mais informações: @ExpoAxe40anos | www.ExpoAxe40anos.com.br
Serviço

O quê: Última Roda de Conversa da Expo Axé

Tema: “Agradecer o ontem, viver o hoje e plantar o amanhã!”

Quando: Dia 14 de março de 2025 (sexta-feira)

Horário: Às 17h

Onde: CAIXA Cultural Salvador – Rua Carlos Gomes, nº 57, Centro

Quanto: Entrada gratuita (sujeita à lotação do espaço)

Ação solidária: Doação de 1kg de alimento não perecível

Continue Reading

Cultura

3º Round BR chega a Salvador trazendo circuito freestyle

Ana Paula Nobre

Publicado

on

Foto: Divulgação

Considerado o maior circuito de freestyle do Brasil, 3º Round BR chega a Salvador nos dias 21 e 22 de março (sexta e sábado), tornando a capital baiana como o centro do Hip-Hop nacional, com batalhas entre os melhores MC’s do Brasil. Três campeões nacionais e nove campeões estaduais estão confirmados para esse encontro inédito, que fortalece a cena do freestyle no Norte-Nordeste.

A grande final acontece na Praça das Artes, no Pelourinho, com apresentações de Ravi Lobo, Suiky (999) e Afrocidade, além dos DJ’s Iano e Jarrão garantindo o som. Mais informações no insta @3roundoficial | Pyedra Barbosa – (71) 98526-3088 e Cosca – (71) 99196-4061.

Programação:

21/03 (sexta) – Califórnia Studios (DOCA1)
Coletiva de Imprensa + Vish Flow – Esquenta (Evento fechado)

22/03 (sábado) – Praça das Artes, Pelourinho

Grande Final | Entrada gratuita | 15h

 

Continue Reading
Advertisement
Vídeo Sem Som

EM ALTA