Connect with us

Literatura

Sede do CEAO recebeu lançamento da Revista Organismo sobre literatura brasileira

Avatar

Publicado

on

CEAO

Foto: Márzia Lima

A Revista Organismo lançou novas edições na quinta-feira (13), no Centro de Estudos Afro-Orientais da Universidade Federal da Bahia, no Largo Dois de Julho, em Salvador. Diferentes propostas ético-estéticas que constroem a cena contemporânea da literatura brasileira são a aposta do exemplar, que terá lançamento aberto ao público e contará com um bate-papo com Ana Carla Portela, Rita Santana e Nelson Maca e distribuição gratuita da revista.

Além de permitir a circulação dos escritos de diversos poetas brasileiros, a revista traz um conteúdo que busca repensar e propor novas bases para a compreensão de textos negros, periféricos, feministas, marginais e também os canônicos. Nesse caminho, serão lançados os números 6 e 7, sendo o primeiro com organização das poetas Marília Garcia e Rita Santana, e o segundo sob curadoria dos poetas Nelson Maca e Berimba de Jesus.

“A revista Organismo ambiciona cartografar as diversas cenas que compõe o contemporâneo da literatura brasileira”, explica o coordenador geral do projeto, poeta e editor, Jorge Augusto. Para isso, a revista, que estreou em 2015, tem uma curadoria diferente a cada número, o que permite que dois poetas e ou críticos de literatura, organizem a publicação de cada edição. Essa diversidade de agentes possibilita uma vista mais ampla e diversa da poesia contemporânea no Brasil.

A revista é estruturada de forma que todas as páginas sejam destacáveis. Assim, cada leitor pode, à sua vontade, reeditar os números ou a coleção inteira. Esse gesto, de reedição pelo leitor, visa estimular e popularizar a compreensão do leitor como crítico, atualizando de forma radical a edição da revista com as discussões sobre releituras do cânone, promovendo uma formação leitora.

Estudantes, professores, amantes da literatura e demais interessados poderão adquirir exemplares desta que é a única revista brasileira impressa sobre literatura. Após o lançamento, os interessados poderão comprá-la por R$ 30, via site da Amazon ou pelo Facebook.com/organismoeditora/

A Revista Organismo tem apoio financeiro do Governo do Estado, por meio do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda (Sefaz) e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) , através do edital Setorial de Literatura 2016-18/2016, da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB). A publicação ainda lançará novos números em 2019, sob a organização de nomes de destaque da literatura contemporânea, como Conceição Evaristo, Lívia Natália, Ricardo Aleixo, Evanilton Gonçalves.

SOBRE OS ORGANIZADORES 

Marília Garcia – É tradutora e publicou, entre outros, os livros Engano geográfico (7letras, 2012) e Câmera lenta (Companhia das letras, 2017), pelo qual recebeu o Prêmio Oceanos de Literatura. 

Rita Santana – Atriz, escritora e professora de Língua Portuguesa.  Premiadas no Braskem de Cultura e Arte para autores inéditos com o livro de contos Tramela. Publicou,também, Tratado das Veias e Alforrias (poesia). Em 2019, lançou Cortesanias, pela Caramurê. 

Nelson Maca – Poeta e professor de Literatura da Universidade Católica de Salvador, nasceu no Paraná, mas mora em Salvador desde 1989. É fundador do Coletivo Blackitude: Vozes Negras da Bahia, que realiza o Sarau Bem Black, o SlamLonan e outras ações artísticas e de formação sócio-racial através das linguagens da cultura hip hop e afins há quase 20 anos. Criou e coordenou o evento infantil Sarau Bem Legal, que aconteceu durante cinco anos e meio na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, em Salvador. Há mais de 30 anos promove e participa de eventos da negritude – seminários, workshops, cursos, shows – na Bahia e no Brasil. Publicou os livros afro-rismas, com Pablo Dinda (2014) e Gramática da Ira (2015).

Berimba de Jesus – É poeta, articulador cultural, editor, membro e fundador do Coletivo Poesia Maloqueirista (2002). Morou a primeira infância e parte da adolescência no sudoeste da Bahia, nas Fazendas Goiabeira e Lagoa da Pedra, distritos da cidade de Boa Nova, onde escreveu seus primeiros versos, influenciado pelas ladainhas produzidas pelo seu pai de criação, Aurelino F. Costa, para a Folia de Santo Reis. Publicou o livro “Encarna” (2008), além de muitos livretos, falou poesia em bares, palcos, praças, teatros, segue publicando jovens autores nos quais acredita, com o selo Edições Maloqueiristas. Junto com Marina Caires, idealizou a Confraria NossaCasa, um espaço de cultura provisória onde acontecem festas, shows, work shops, peças de teatros, saraus, entre outras atividades.

Exemplares: Vendida por R$ 30 no site Amazon ou pelo Facebook.com/organismoeditora/

 

Literatura

Livro sobre a trajetória de Luiz Gama é lançado em Salvador

Amanda Moreno

Publicado

on

Livro sobre a trajetória de Luiz Gama é lançado em Salvador
Livro sobre a trajetória de Luiz Gama é lançado em Salvador (Foto: Vinicius Xavier)
Livro sobre a trajetória de Luiz Gama é lançado em Salvador nesta sexta-feira (3). O livro “Luiz Gama Contra o Império – A Luta Pelo Direito no Brasil da Escravidão” será lançado durante o evento “Uma História que a Bahia precisa ouvir”, que acontece a partir das 18h no Espaço Cultural Barroquinha. Na ocasião, o cantor e compositor Mateus Aleluia fará participação. A entrada é gratuita.
A publicação é fruto da tese de doutorado de Bruno Rodrigues de Lima, advogado e doutor em História do Direito pela Universidade de Frankfurt, na Alemanha. Há 13 anos Bruno pesquisa profissionalmente a vida de Luiz Gama.
Sobre Luiz Gama

Luiz Gonzaga Pinto da Gama (1830 – 1882) foi um advogado, abolicionista, orador, jornalista e escritor brasileiro e o Patrono da Abolição da Escravidão do Brasil.

Nascido de mãe negra livre e pai branco, foi contudo feito escravo aos 10 anos, e permaneceu analfabeto até os 17 anos de idade. Conquistou judicialmente a própria liberdade e passou a atuar na advocacia em prol dos cativos, sendo já aos 29 anos autor consagrado e considerado “o maior abolicionista do Brasil”.

Apesar de considerado um dos expoentes do romantismo, obras como a “Apresentação da Poesia Brasileira“, de Manuel Bandeira, sequer mencionam seu nome. Teve uma vida tão ímpar que é difícil encontrar, entre seus biógrafos, algum que não se torne passional ao retratá-lo — sendo ele próprio também carregado de paixão, emotivo e ainda cativante. Neste sentido declara o historiador Boris Fausto que Gama era dono de uma “biografia de novela“.

Continue Reading

Literatura

Ana Cecília Ferreira faz sessão de autógrafos na Bienal do Livro

Amanda Moreno

Publicado

on

Ana Cecília Ferreira faz sessão de autógrafos na Bienal do Livro
Ana Cecília Ferreira faz sessão de autógrafos na Bienal do Livro (Foto: Itta Araújo)

Ana Cecília Ferreira faz sessão de autógrafos na Bienal do Livro nesta sexta-feira (26). A escritora baiana estará no estande “Escreva, Garota” para sessão de autógrafo dos seus livros “Parida pela Liberdade” e “Nossa Pele”.

Leitora desde muito pequena, Ana Cecília escritora baiana, psicóloga, membro da Academia de Letras e Artes de Lauro de Freitas, tem auxiliado muitas mulheres com a expansão da sua arte escrita e entre poemas e prosas ela vem alcançando sucessos na literatura. Na pandemia ela resolveu autorizar-se a organizar seu material para o primeiro livro lançado em 2022 “Parida pela Liberdade” ed. Pinaúna, onde relata seus entraves e preconceitos vividos na infância.

Ana atualmente vem sentindo o sopro dos bons ventos de sucesso do seu novo livro “Nossa Pele” uma obra de poesias e textos curtos em prosa poética que convida os leitores a movimentos de transformação, pertencimento e encontros com a energia criativa. Assuntos como racismo, intolerância religiosa, novos modelos de família, superação, amor e qualidade de vida são marcas da escrita da autora.

“Os livros tem sempre o que nos ensinar, são ótimas companhias e criam movimentos importantíssimos dentro de quem somos. Fui resgatada diversas vezes. A literatura sempre foi uma casa acolhedora e transformadora para mim e principalmente quando os dias não eram tão fáceis”, diz a autora.

O livro pode ser encontrado nas livrarias Lucem Parque Shopping Bahia, LDM shopping Bela Vista e Paseo e no direct instagram da autora onde o público pode acompanhar mais atualizações @annaceciliafs.

Continue Reading

Literatura

Escritora Claudya Costta estará presente na Bienal do Livro Bahia

Amanda Moreno

Publicado

on

Claudya Costta está sentada em um barco na beira mar e veste branco
Escritora Claudya Costta estará presente na Bienal do Livro Bahia

A escritora, cantora e compositora Claudya Costta estará presente na Bienal do Livro Bahia nos dias 28/04, na Estante Virtual e 29/04, no studio da Editora Malê, com relançamento, contação de histórias e tarde de autógrafos do seu livro “Ayana e o passeio à Lagoa do Abaeté”, lançado, recentemente, pela editora Malê.

Ayana e o passeio à Lagoa do Abaeté é um livro de representatividade negra e traz mensagens de ancestralidade, memórias, tradições, autoestima negra e pertencimento identitário. Ayana, personagem principal do livro, vai trabalhar a libertação do Racismo estético e reversão de racismo à brasileira. As tradições populares, de matrizes africanas, a construção da nossa identidade, a cultura popular e uma homenagem às Ganhadeiras de Itapuã estão presentes, na obra.

Sobre a Bienal do Livro

A Bienal do Livro Bahia, que acontece em Salvador entre 26 DE ABRIL E 01 DE MAIO, faz da capital baiana um ponto de (re)encontro da Bahia com o Brasil, com o mundo e com ela própria. E isso tudo a partir da força da literatura, ecoando no convite para todas as idades: “Venha com a gente e escute as histórias que a Bahia conta”.

Lugar onde o Brasil começou, a Bahia sempre esteve na vanguarda em termos políticos, sociais e culturais. Não somente no decorrer dos últimos cinco séculos, mas sobretudo hoje, no nosso presente, com as aspirações e valores, que irão se refletir no nosso futuro possível.

SERVIÇO

O que? Escritora Claudya Costta na Bienal do Livro Bahia 2024

Quando? 28/04, às 16h (Estante Virtual) e 29/04, às 10h (Stand Malê)

Continue Reading
Advertisement
Vídeo Sem Som

EM ALTA